Como preencher corretamente o nome do passageiro em uma passagem aérea
Como preencher corretamente o nome do passageiro em uma passagem aérea
A forma certa de preencher o nome e sobrenome na hora de comprar sua passagens aérea é um ponto que gera muitas dúvidas entre marinheiros de primeira viagem e mesmo viajantes experimentados. Um erro nesta hora pode custar bem caro, por isso é importante estar atento e fazer o preenchimento de forma correta.
Ao preencher os dados da reserva surgem as primeiras dúvidas: eu tenho um nome composto, como faço? Quais sobrenomes eu devo inserir? Perguntamos à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) se existe alguma norma que estabeleça a maneira correta do preenchimento e ficamos surpresos ao descobrir que não há!
Mas e aí, não tem jeito? Tem sim, existe uma maneira fácil de resolver a questão: olhar o passaporte!
Vejam no exemplo abaixo, divulgado pela companhia South African, o passaporte de José Rodrigues da Silva:
O preenchimento correto é RODRIGUES DA SILVA no campo sobrenome e não apenas “SILVA” ou “DA SILVA” e JOSÉ no campo nome. A reserva deve ser feita na mesma sequência apresentada no passaporte, com todos os sobrenomes e nomes.
Evite abreviações de nome ou sobrenome e informe o seguimento familiar, caso possua (Junior, Filho, Neto, entre outros). Então alguém que se chame José Rodrigues da Silva Neto, deve preencher RODRIGUES DA SILVA NETO no campo sobrenome e JOSÉ no campo nome.
É importante certificar-se de que o nome e o sobrenome do passageiro correspondam exatamente ao passaporte que será usado na viagem. Se o nome estiver prestes a mudar (por causa de casamento ou outro motivo), lembre-se de inserir o nome de acordo com o passaporte que será usado na viagem.
E quem ainda não tem passaporte? Via de regra, o ideal é colocar os nomes no primeiro espaço e os sobrenomes no seguinte, mas vale a pena consultar o site da companhia para ver se ela tem alguma instrução a respeito, especialmente em voos internacionais para a área do Mercosul, que não exigem passaporte e podem ser feitos com a Carteira de Identidade.
Correção de nome na passagem
A partir da vigência da Resolução 400 da Anac, pequenos erros de grafia como troca ou falta de letras podem ser corrigidos até o check-in sem custo. No caso de voo internacional que envolva operadores diferentes, os custos da correção podem ser repassados ao passageiro (imagina o transtorno!).
Vale lembrar que a correção do nome não altera o caráter pessoal e intransferível da passagem aérea, ou seja, não é possível alterar o nome para inserir o de outra pessoa para que ela viaje no seu lugar.
Alguém já teve problema com o nome inserido na reserva? Conte como foi nos comentários!