Praias no Uruguai: os principais destinos para curtir o verão no país vizinho
Praias no Uruguai: os principais destinos para curtir o verão no país vizinho
Duvido que Uruguai seja o primeiro lugar que vem à sua mente quando o assunto é praia. Mas o nosso vizinho do Sul tem destinos muy hermosos para curtir o verão, com uma vibe bem diferente do que o brasileiro está habituado. Eu passei 11 dias viajando pelo Uruguai no finzinho da temporada e voltei cheia de dicas.
Vem conhecer as melhores praias do Uruguai?
Praias do Uruguai: quando ir
Se o seu objetivo é pegar praia, precisa ir para o Uruguai no verão. Em qualquer outra estação, é provável que esteja frio para ficar de sunga ou biquíni na areia. Fora que a água não é exatamente morninha, e fora de temporada, podemos chamá-la de gelada mesmo. Importante falar que podem ocorrem exceções, tipo veranicos de maio, calorão em novembro. Mas é arriscado contar com isso.
O verão é também o período mais caro no Uruguai. Uma alternativa para conseguir economizar e garantir menos filas nos restaurantes é ir em dezembro ou março. Eu fui depois do carnaval, consegui preços melhores em Punta del Este e ainda peguei dias muito bonitos. Se você faz parte da minoria que curte praia no inverno, com vento gelado e paisagens desertas, vai se hospedar em hotéis maravilhosos com bons preços.
Como chegar – voos para o Uruguai
A principal porta de entrada no Uruguai é o Aeroporto de Carrasco, a 20km do centro de Montevidéu. Gol e a Latam têm voos diários diretos partindo de São Paulo e levam 2h45min. Já a Azul tem voos diretos a partir de Porto Alegre, Florianópolis, Foz do Iguaçu e até do Recife. A partir de Carrasco, é possível pegar um ônibus intermunicipal para acessar a praia que você quer (as maiores empresas são a COT e a COPSA) ou então alugar um carro, que torna tudo mais fácil por ali.
Quer economizar no aluguel do carro? Use o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS5 e tenha 5% de desconto ao alugar na sua reserva pela Rentcars!
Não é necessário ter passaporte para ingressar no país, basta o RG, de preferência emitido há menos de 10 anos. A moeda do Uruguai é o peso uruguaio (UYU), mas a maioria dos estabelecimentos aceita também dólares e reais. Veja neste post que moeda levar para o Uruguai. A língua é o espanhol, mas falando português despacito, todo mundo se entende.
Melhores praias do Uruguai
Para ficar mais fácil de se localizar, eu vou listá-las das mais distantes às mais próximas do Brasil, mais especificamente, do Rio Grande do Sul. Portanto, começo pelas praias de água doce, que são banhadas pelo Rio da Prata, e termino pelas praias do Oceano Atlântico.
Praia de Montevidéu – Pocitos
Sabia que a capital uruguaia também tem praia? Uma mistura de água doce do Rio da Prata e da água salgada do Oceano Atlântico. A cor da água ali não é a mais atraente, costuma ser mais marronzinha, mas isso não impede a galera de se jogar no calorão.
A praia que eu indico em Montevidéu é Pocitos, um bairro de classe média-alta que tem um adorável calçadão junto à rambla. Tem bastante gente pegando sol, jogando bola, crianças brincando na areia. No verão, tem até salva-vidas. Não encontrei gente ouvindo música muito alto nas caixas de som, como já é comum no Brasil, e eu que não estava preparada fiquei com uma invejinha do povo que relaxava e botava a leitura em dia estirado nas cangas. Se você for até Pocitos, não deixe de tirar uma foto no letreiro de Montevidéu. Acesse o guia especial de Montevidéu.
- Como chegar: Normalmente, a porta de entrada é o Aeroporto de Carrasco. Pocitos é um dos bairros mais próximos a ele, fica a aproximadamente 20km pela rambla (avenida beira-rio).
- Onde ficar: O Armon Suítes Hotel tem boas avaliações e conta com piscina coberta aquecida e o Soro Montevideo, Curio Collection By Hilton é bem chique, com um terraço lindo. Também tem bastante hotel no bairro de Buceo e entornos. O Hilton Garden Inn tem uma estrutura incrível, com restaurante, lounge bar, piscina coberta e oferece acesso direto ao Montevideo Shopping Center. O Palladium também tem uma boa estrutura, com piscina no rooftop, e é mais em conta.
Confira os hotéis em Montevidéu favoritos dos nossos leitores!
Praia de Cuchilla Alta
Cuchilla Alta é um pitoresco balneário de La Floresta, no departamento de Canelone. Fica a 70 km de Montevidéu e 60 km de Punta del Este. É um dos melhores balneários da chamada Costa de Oro uruguaia, banhados pelo Rio da Prata.
Tem praias mansas, de areias finas, e outras super pedregosas. Também é considerada uma das áreas com mais matas da região. As casas costeiras erguidas sobre barrancos completam a paisagem.
- Como chegar: Cuchilla Alta fica praticamente no meio do caminho entre Montevidéu e Punta del Este. Partindo da capital uruguaia, o trajeto é feito pela Ruta Interbalnearia (via IB).
- Onde ficar: Não é uma praia com hotéis ou pousadas, normalmente o pessoal aluga casas de veraneio.
Praia de Piriápolis
Também no caminho entre Montevidéu e Punta del Este, mas já mais pertinho de Punta, fica a charmosa Piriápolis. A praia central tem uma pegada meio mediterrânea, com um calçadão em curva e vários coqueiros enfileirados. Ali mesmo você encontra vários restaurantes, lojas e hotéis – a infraestrutura me pareceu muito boa.
De todas as praias uruguaias que conheci, eu achei a água ali a mais convidativa: bem clarinha, tranquila e menos fria. Tipo piscininha, sabe? E tem algumas brincadeiras para a garotada não ficar entediada, como banana boat. Não deixe de ver Piriápolis do alto, de cima do Cerro San Antonio. O caminho é todo asfaltado e, por si só, um passeio de tirar o fôlego. Lá em cima tem uma capela para o santo, super fofa, e também teleférico aberto. Veja mais fotos e dicas de Piriápolis.
- Como chegar: Partindo de Montevidéu, a viagem dura cerca de 1h45min pela Ruta Interbalnearia (IB). Já saindo de Punta, você percorre toda a Playa Mansa saindo da cidade e segue pela Ruta 10. São cerca de 40 km.
- Onde ficar: O Hotel Colon, com aparência de castelo e piscina coberta, e o Hotel Escorial ficam super bem localizados à beira-mar. O Tamiriz também é bem avaliado pelos hóspedes, e o Ricadi fica em cima de uma colina, com bela vista do mar e da cidade.
Praias de Punta Ballena – Portezuelo
Punta Ballena é a vizinha ao oeste de Punta, fica a 15km. É onde fica a icônica Casapueblo, um dos pontos turísticos mais importantes do Uruguai, e o pôr do sol nessa região também é lindo!
A praia que eu recomendo por ali é Portezuelo, ou Solanas. Banhada pelo Rio da Prata, tem águas calmas e azuis. Possui uma grande faixa de areia, que permite privacidade aos frequentadores que preferem pegar sol longe do fervo, em silêncio. Também tem bastante gente que aproveita a extensão da baia para fazer caminhadas.
Tem um restaurante pé na areia bem simples na ponta da praia, que serve lanches, peixes e carnes com preços melhores do que é praticado em Punta. Mas tem outros paradores caminhando em direção ao Oeste, como o Olaf Parador, que tem até sunsets com jazz ao vivo. Veja mais dicas de Punta Ballena neste link.
- Como chegar: De Montevidéu, o trajeto tem cerca de 100 km pela Via IB. Partindo de Punta, você percorre toda a rambla da Playa Mansa e usa o Trajeto 10.
- Onde ficar: O Solanas Spa e Resort é talvez o hotel mais conhecido da região – a piscina parece uma praia particular de água turquesa clarinha. O Terraza del Mar tem um gramadão com piscina externa bem convidativo, o Chihahuana é menor, mas tem avaliações ótimas. Também é possível se hospedar na Casapueblo: a maior parte dessa residência-escultura criada por Vilaró é reservada para os hóspedes do hotel. Veja as tarifas e mais depoimentos neste link.
Praias de Punta del Este
Muita gente visita Punta del Este em razão da grande variedade de praias. A cidade está cercada pelo Oceano Atlântico e pelo Rio da Prata, permitindo que os visitantes possam escolher uma praia de água doce ou uma de água salgada.
A Playa Mansa é a parte de Punta banhada pelo Rio da Prata. Ali quase não tem onda e é uma das praias preferidas de famílias com crianças. Também é o lugar certo para assistir ao pôr do sol. Sua orla é dividida em paradas, que recebem uma numeração ou nome próprio para facilitar a identificação, e tem vários restaurantes chiques. Os prédios ficam pertinho da praia, muitos deles de alto padrão.
- Como chegar: Punta fica a 140km de Montevidéu, pela IB e Ruta 10, e a primeira praia que você avista ao chegar já é Playa Mansa.
- Onde ficar: O melhor hotel da Playa Mansa é o Enjoy, antigo Conrad. É o mais famoso, pelo menos, em razão do cassino. O BDA Hotel e SPA também tem vista para a Playa Mansa, uma bela piscina e quartos enormes com terraço privativo e tudo. Para quem quer ficar mais perto dos restaurantes e lojas, uma opção é o Hotel Sunset Beach, a 50 metros da praia, que inclui alguns quartos com vista para o mar.
Já a Playa Brava é a maior das praias voltadas para o mar, com ondas, portanto, e cheia de surfistas. Na maior parte, é apartada da cidade por dunas, e tem uma faixa de areia mais larga. Também tem alguns paradores bem agitados no verão. Ela começa junto ao icônico monumento La Mano, uma parte bem movimentada, e se estende por sete quilômetros, até o acesso a La Barra. Acesse o guia completo que a gente preparou de Punta del Este!
- Como chegar: Vindo de Montevidéu, você passa a Playa Mansa e atravessa a península para o lado do Oceano Atlântico. A Playa Brava margeia a Ruta 10.
- Onde ficar: Localizado na rambla, de frente para a praia, tem o The Grand Hotel fica a uma curta caminhada do centrinho de Punta e tem avaliações fantásticas. Indo em direção a La Barra, o L’Auberge tem um gramadão com uma piscina externa impressionantes, e o La Capilla tem uma decoração super moderna, academia, piscina coberta e suítes com hidromassagem.
A Playa Emir fica a três quadras da Brava, pertinho de muitos hotéis e apartamentos de veraneio, restaurantes e lojas. Ela fica no meio da península, logo abaixo da Rambla General José Artigas. Tem uma pequena faixa de areia, com guarita salva-vidas, e fica super movimentada no verão.
Seguindo em direção à ponta da península, a Playa Los Ingleses não é uma das praias mais bonitas de Punta, e nem tem o banho recomendado em razão do fundo rochoso. Mas, como é cercada por edifícios, tem seu público.
Também vale a pena pegar um barco no porto e fazer uma viagem de 15 minutinhos apenas até Isla Gorritti, que tem praias com um outro ângulo de Punta. Na minha opinião, a mais linda ali é a Playa Honda:
Praias de La Barra
La Barra é a principal alternativa à Punta del Este: é um balneário com belas praias a 12 km da península. As duas são separadas apenas por uma ponte ondulada, que já virou ponto turístico.
A Praia de La Barra é a mais próxima da foz do Arroio Maldonado, com grande faixa de areia fofinha, boa para jogar futebol de areia ou praticar outros esportes. Tem uma guarita salva-vidas voltada para o rio, onde o banho não é aconselhado, e outra para o mar.
Por meio de um charmoso caminho de madeira, você chega à Playa de Los Cangrejos, menorzinha, mas charmosa e cheia de surfistas. A uma curta caminhada, você chega ainda à ampla Montoya, também muito frequentada por jovens e surfistas, pois apresenta as ondas altas. Se sobrar tempo, uns três quilômetros adiante, seguindo pela avenida beira-mar, tem ainda a badalada Playa Bikini.
- Como chegar: Partindo de Punta, basta seguir toda a extensão da avenida beira-mar da Playa Brava, que também corresponde à Ruta 10, e passar pela icônica ponte ondulada.
- Onde ficar: Um dos hotéis mais encantadores é o Kala Boutique Hotel, que tem um jardim delicioso com piscina ao ar livre, quartos bem decorados e sauna. O Hotel La Bluette também tem ótimas recomendações, especialmente pela localização, à beira do mar na Playa Bikini, e delicioso café da manhã no terraço. Também é possível encontrar opções em conta em La Barra, como o Hotel La Barra.
Praia de José Ignacio
Chegando aos balneários banhados pelo Oceano Atlântico, José Ignacio era uma vila de pescadores que deu lugar a uma praia badaladinha. É um balneário do município de Garzón, a pouco mais de 30km de Punta del Este.
A praia tem uma longa faixa de areia e mar aberto, com ondas. Construído em 1877, o Farol de Jose Ignácio, ou Faro, em espanhol, é o símbolo dela – dá para subir no topo de quinta-feira a domingo. Mesmo se o farol não estiver aberto, vale caminhar pela plataforma de madeira que leva até ele, a vista do mar é linda dali também e rende boas fotos. À beira do mar, servindo de pouso para diferentes espécies de aves, você ainda consegue ver um pedaço de um navio naufragado. Veja mais fotos e informações neste post.
- Como chegar: De Punta del Este, você atravessa La Barra e segue mais 22km pela Ruta 10. Já quem vem de Montevidéu, pode pegar a VIA IB e seguir pela Ruta 9 até José Ignacio.
- Onde ficar: José Ignácio também tem bons hotéis, muito focados em uma proposta de exclusividade. Um exemplo é o Playa Vik, que, com design elegante e contemporâneo, tem academia, sauna e área de deque espaçosa com vista para o mar aberto. Outra excelente opção é o La Viuda, que tem piscina externa, spa e alguns quartos com banheira de hidromassagem. Mais perto da Playa Mansa, tem o moderno Casagrande Hotel e Beach Club, que até empresta bicicletas para você conhecer a região.
Praias de La Paloma
La Paloma é um balneário com belas praias no município de Rocha, a 120 km de Punta del Este, na direção leste. É um destino pacato e singular, mas com boa estrutura turística.
A Playa La Balconada é a mais famosa da cidade. Praia de ondas, é a preferida do público jovem. Durante o verão conta com serviço de salva-vidas, WiFi livre e quiosques para degustar um bom prato de mariscos. Mas La Paloma ambém tem outras praias, como Los Botes, com areia firme, ideal para os esportes, e a Playa del Faro, tomada por conchas. O farol Cabo Santa Maria, de 1874, é uma das principais atrações.
- Como chegar: Partindo de Montevidéu, são 224km, pela via IB, Ruta 9 e Ruta 15. De Punta, são 113km pela Ruta 9 e Ruta 15.
- Onde ficar: o Uy Proa Sur é um dos melhores hotéis de La Paloma, com vista para o mar e piscina coberta, e o Hotel Yeruti também tem boas avaliações de hóspedes. Mas o mais comum em La Paloma é a locação de casas e apartamentos.
Praias de Cabo Polonio
Cabo Polonio me deu a experiência mais inusitada no Uruguai. É um pequeno povoado do departamento de Rocha, onde não é possível entrar com carro próprio, por ser área de preservação protegida por lei, e também não é permitido construir casas novas ali. Também não tem energia elétrica – geradores, placas solares e velas fazem a iluminação noturna, junto com a luz do farol e das estrelas.
A Playa Norte, ou La Calavera, é uma praia super extensa de Cabo Polonio. Em uma ponta, fica o farol e o povoado, em outra, a fugir da vista, as dunas. A faixa de areia é salpicada por conchinhas coloridas – algumas roxas e rosas cintilantes, outras azuis e até meio douradas. Quando eu fui, estava com ondas altas. Achei o mar menos gelado que em Punta, mas ainda longe de chamar de morninho.
Localizada do lado oposto da península, a Playa Sur tem uma paisagem bem diferente. Estava quase uma piscininha quando eu fui, mas, dependendo das condições de vento, forma ondas propícias para prática de surf. É essa a primeira praia que você vai ver ao chegar a Punta, uma vez que é por onde entram e saem os caminhões 4×4 do translado. E é para onde todo mundo vai ao entardecer, uma vez que o pôr do sol ali é lindo!
Leia todas as dicas de Cabo Polonio neste post.
- Como chegar: Cabo Polonio fica a 260 km de Montevidéu, pelas rutas IB, 9 e 10, e a 148 km de Punta del Este, pegando as rutas 9 e 10. É necessário deixar o carro em um estacionamento na entrada do balneário e terminar o trajeto em ônibus especial.
- Onde ficar: Há opções de pousadas simples e, principalmente, hosteis em Cabo Polônio. Eu reservei minha diária na Narakan e amei a experiência ali, muito pequeno mas muito aconchegante. O La Perla del Cabo é uma das pousadas com mais estrutura, e outras boas opções são o Lobo Hostel Bar, mais badaladinho, com apresentações musicais, o Puertas al Cabo, a alguns passos da Playa Sur, e o coloridíssimo Viejo Lobo.
Praias de Punta Diablo
Da nossa lista, Punta Diablo é a praia mais próxima do Brasil: fica a apenas 43km do Chuí, a cidade mais ao sul do Rio Grande do Sul. É uma das praias mais roots do Uruguai, dona de uma simplicidade e um charme únicos que atraem, principalmente, os jovens.
A Playa de los Pescadores é a mais popular. É uma praia de ondas, tem areia fina, outros pedaços com areia grossa, e outros rochosos. A Playa de la Viuda é amada pela garotada que passa a noite nos bares da vila, mas não tem muita infraestrutura.
- Como chegar: Dá quase 300 km de Montevidéu, pela via IB e Ruta 9. De Cabo Polônio, são cerca de 180km, pela Ruta 9.
- Onde ficar: Punta del Diablo tem algumas pousadinhas simples, mas bem charmosas, como é o caso da Posada das Maravillas e a El Diablo y El Mar, que até piscina tem – um luxo para a região.
Muita praia diferente, né? Coloca nos comentários qual praia mais gostou e qual ainda pretende visitar!