logo Melhores Destinos

Peso uruguaio vale a pena? Descubra que moeda levar para o Uruguai

Jéssica Weber
14/08/2024 às 5:21

Peso uruguaio vale a pena? Descubra que moeda levar para o Uruguai

As melhores promoções de viagem no seu WhatsApp

Entrar

Peso uruguaio? Dólar? Real? Muita gente fica em dúvida sobre qual moeda levar para o Uruguai, na tentativa de poupar algum dinheiro — afinal, já não é um país muito em conta para os viajantes brasileiros.

Eu fiquei 11 dias em solo uruguaio no ano passado e usei pouquíssimo dinheiro em espécie. Isso porque os hotéis já estavam pagos — confira nossas dicas maravilhosas de onde ficar em Montevidéu e onde ficar em Punta del Este — e porque valia a pena passar o cartão nos restaurantes, bares e aluguel de carro (eu explico por que logo abaixo).

moeda uruguai

Notas de Peso Uruguaio

Pesos uruguaios? Ou que moeda uso no Uruguai?

A moeda oficial no Uruguai é o peso uruguaio, mas a maioria dos estabelecimentos aceita peso, real ou dólar. A minha dica é levar para o Uruguai uma porcentagem do dinheiro que você planeja gastar em reais mesmo e trocar lá por pesos uruguaios, recorrendo às casa de câmbio de lá, à medida que você necessite. Faça isso lá, pois sai mais caro por aqui no Brasil. Mas evite as casas de câmbio dos aeroportos, elas não costumam ter uma cotação vantajosa.

Eu precisei de dinheiro em espécie em poucos lugares, tipo ônibus, alguns museus e pagamento de guia de walking tour, sabe?! Ah, também tem restaurantes que não aceitam passar em cartão quando a conta for inferior a 500 pesos (R$ 63 no câmbio de hoje). Mas a maioria das compras, vale fazer no cartão. É isso que eu explico agora:

peso uruguaio - moeda uruguqai

E se você optar por pagar contas em real ou dólar, vai acabar ganhando o troco em peso uruguaio, então não vai conseguir fugir completamente da moeda oficial.

Dinheiro no Uruguai: pague restaurantes, bares e aluguel de carro no cartão!

A melhor dica que eu posso dar é pagar todas as contas de restaurante, bares e aluguel de veículos com cartão de crédito ou, principalmente, de débito internacional. Isso porque ocorre a devolução de um imposto, o IVA (o ICMs deles).

Tipo aqui, quando eu fui pagar meus deliciosos ravioles de jamon y queso em Punta Ballena. A nota do restaurante aponta o valor total da conta (990 pesos uruguaios) uruguaios, mas o recibo da maquininha aponta o que eu de fato paguei: 911,48. A devolução entrou automaticamente na fatura do seu cartão, com a descrição do mesmo.

O desconto, aquele valor ali assinalado depois de “ley 17.934”, foi de 178,52 pesos, o que davam significativos 22 reais.

No aluguel do carro, o desconto também foi bem valioso. O total para aluguel de três diárias daria 114 dólares, mas tive um desconto de 20,56 dólares, ou seja, 100 reais.

Quando eu viajei, a devolução do IVA era de 18% a 22%, mas logo depois ela caiu para 9%. O governo Uruguaio atualiza com alguma frequência esses incentivos, então para saber ao certo a porcentagem durante a sua viagem, o jeito é ficar de olho no site do Ministério do Turismo Uruguaio. Mas, pelo menos até setembro de 2024, valem essas regras:

  • IVA zerado em hotéis e alojamentos: Benefício válido para estrangeiros que apresentem documento de identidade emitido no exterior. Por ser isento, este consumo é faturado sem IVA, portanto o imposto não é recolhido, não gerando reembolso. Validade: o ano todo.
  • Reembolso de 9% do IVA sobre serviços gastronômicos, quando prestados por restaurantes, bares, cantinas, confeitarias, cafeterias e similares. Validade: de setembro de 2023 a 30 de setembro de 2024.
  • Reembolso de 9% de IVA em aluguel de carro. Validade: de setembro de 2023 a 30 de setembro de 2024.

Se está planejando sua viagem para o Uruguai, tire todas as suas dúvidas sobre seguro viagem para o Uruguai.

Melhor dica: faça um cartão internacional de débito

Essa é uma solução que todo mundo aqui do Melhores Destinos usa. Estou falando de contas digitais com saldo em moeda estrangeira, sendo que a maioria dessas contas não tem nenhum custo para abertura ou manutenção, oferece uma cotação mais competitiva do que comprar moeda em espécie ou utilizar o cartão de crédito, pois incidem o IOF de apenas 1,1%. As mais comuns no Brasil são a Nomad, a Wise, C6 e Inter.

Você faz a abertura da conta no Brasil, depois é só enviar dinheiro da sua conta em reais para a conta em dólar (ou outra moeda). Na hora de fazer a remessa você sabe exatamente quanto irá receber na conta e não há mais nenhuma cobrança extra ao utilizar o saldo fazendo compras com o cartão.

A Nomad, por exemplo, é totalmente grátis, sem cobrança de taxa de manutenção ou abertura e cobra apenas 2% de ágio/spread na conversão de reais para dólares. Se você ainda não é cliente, baixe o app Nomad clicando aqui e utilize o cupom MELHORESDESTINOS20 no código de convidado. Depois insira os seus dados pessoais e envie a foto do seu passaporte, RG ou CNH. Você receberá 2% de bônus do valor da sua primeira remessa limitado a US$ 20 bônus em até 15 dias úteis. Aproveite pois é por tempo limitado!

A Wise é outra opção muito usada por nossos leitores e pela equipe do MD. O grande diferencial dela é poder ter saldo em mais de 50 moedas diferentes. Também costuma ter um ótimo valor do cotação. Para fazer sua conta grátis na Wise clique aqui.

Leia nosso comparativo: Nomad ou Wise – qual a melhor conta internacional para viajar, mas eu recomendo ter conta nas duas, pois nunca se sabe se o sistema de alguma não vai estar fora bem durante sua viagem, não é?

Tire todas as suas dúvidas sobre qual é a melhor maneira de levar dinheiro nas viagens internacionais.

E, se estiver planejando sua viagem, confira excelentes opções de hotéis em Montevidéu!


Você já foi ao Uruguai? Conta para a gente nos comentários qual foi a estratégia que usou para valorizar seu dinheiro.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção