Conheça as 10 maiores pistas de pouso e decolagem do mundo – uma delas é no Brasil

Rafael Castilho
22/05/2020  ·  5:2022 · Maio · 2020  ·  5:20

Conheça as 10 maiores pistas de pouso e decolagem do mundo – uma delas é no Brasil

Qual a maior pista de pouso e decolagem do mundo? Aqui a disputa é entre gigantes, China contra Rússia. As duas potências mundiais disputam metro a metro o topo do ranking mundial. Conheça abaixo o Top 10, que conta com uma participação brasileira.

1 – Aeroporto de Qambo Bamda / BPX

Este aeroporto na região Autônoma do Tibete, na China, tem a pista mais longa do mundo, 5.500 metros. A extensão é tão grande que um avião de grande porte consegue pousar, se quiser, utilizando somente meia pista. É claro que devemos levar em conta a alta altitude e as condições climáticas adversas. Comparando o comprimento da pista chinesa com um dos aeroportos mais movimentados do Brasil, ela é três vezes maior do que a do Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Qamba Banda até pouco tempo atrás também levava o título mundial de aeroporto na maior altitude.

Aeroporto de Qambo Bamda

Aeroporto de Qambo Bamda, China

2 – Aeroporto de Zhukovsky / ZIA

Esta antiga base militar e recentemente promovida a aeroporto moscovita de Low Costs, Zhukovsky conta com uma pista de 5.402 metros. Ele este localizado a 36 km a sudoeste do centro de Moscou.

Aeroporto de Zhukovsky

Aeroporto de Zhukovsky, Rússia

3 – Aeroporto de Ulyanovsk Vostochny / ULY

Inaugurado em 1983, este aeroporto está localizado perto da cidade de Ulyanovsk. Além de ocupar a terceira posição com 5.000 metros de comprimento, esta pista russa ocupa o topo do ranking em relação a largura com 105 metros. O aeroporto serve como base para Aviastar-SP, a fabricante aeronáutica do  Antonov An-124 e Tupolev Tu-204.

Aeroporto de Ulyanovsk Vostochny

Aeroporto de Ulyanovsk Vostochny, Rússia

4 – Aeroporto de Shigatse Peace/ RKZ

Mais um aeroporto chinês aparece no Top 4 e novamente na região Autônoma do Tibete. Aqui há um empate com a pista russa de Ulyanovsk com 5 km.

Shigatse Peace

Aeroporto de Shigatse Peace, China

5 – Aeródromo de Gavião Peixoto

A pista do aeródromo Gavião Peixoto, no interior de São Paulo,é a mais longa das Américas e pertence a fabricante Embraer. Ela tem 4.967 metros de comprimento. Aproveite para conhecer as pistas de pouso e decolagem mais longas do Brasil.

Aeródromo de Gavião Peixoto

Aeródromo de Gavião Peixoto, SP

6 – Aeroporto de Upington Airport / UTN

Esta pista, no noroeste da África do Sul, tem 4.900 metros. Ela foi muito usada no início da década de 80 para o reabastecimento de aeronaves que seguiam para a Inglaterra.

Aeroporto de Upington

Aeroporto de Upington, África do Sul

7 – Aeroporto Internacional de Denver / DEN

O aeroporto norte-americano conta com seis pistas, mas a maior delas é a 16R/34L com 4.877 metros. Denver leva outro título: o maior aeroporto do mundo em infraestrutura construída. O local ocupa 13.726 hectares de área construída, levando em conta: hangares, terminais, pistas, etc.

Denver aeroporto

Denver, EUA

8 – Aeroporto de Doha / DOH

Inaugurado em 2014, o aeroporto internacional Hamad é a principal porta do entrado do país árabe e sede da Qatar Airways. A pista 16R/34L tem 4.850 metros.

Doha, Qatar

 

9 – Aeroporto de Madri Torrejón / TOJ

Este aeroporto não é o principal da capital espanhola. Sua longa pista de 4.818 metros é utilizada por aviões do governo, militares e executivos. O aeroporto de Torrejón está localizado a 24 km de Madri.

Madri Torrejón

Madri Torrejón, Espanha

10 – Aeroporto de Erbil / EBL

Localizado no norte do Iraque, na Região Autônoma do Curdistão, Erbil é a maior cidade curda com 1,1 milhão de habitantes. O aeroporto inaugurado em 2005 conta com uma pista de 4.800 metros.

erbil aeroporto

Erbil, Região Autônoma do Curdistão