logo Melhores Destinos

Cuidado com a higiene! Essas são as 5 partes mais sujas de um avião, segundo os comissários

Daniel Akstein Batista
13/01/2024 às 7:00

Cuidado com a higiene! Essas são as 5 partes mais sujas de um avião, segundo os comissários

Quem viaja bastante já percebeu que às vezes o voo atrasa porque o avião está sendo limpo. Como as aeronaves emendam uma viagem em outra, ao chegar no aeroporto elas precisam passar por uma série de procedimento antes de levantar voo novamente, entre eles o abastecimento de combustível e a limpeza. Mas quem disse que tudo é corretamente higienizado?

Por mais que a equipe de limpeza faça o possível para deixar os assentos e o avião limpo antes da chegada dos novos passageiros, às vezes uma coisa e outra acaba passando despercebida. E, segundo matéria do site Travel+Leisure, há cinco partes da aeronave que são as mais sujas.

A informação vem direto de fontes seguras, afinal, foram os próprios comissários de bordo que apontaram esses cinco locais/objetos como os mais sujos dentro do avião. Está com curiosidade para saber quais são essas partes? Vamos conferir!

1 – Cartões de instruções

Sabe aquele cartão de instruções de segurança que fica no bolso do assento à sua frente? Segundo a comissária de bordo e blogueira de viagens Josephine Remo, ele é a coisa mais suja de um avião. A verdade é que nem todo mundo pega o cartão para ler durante o voo, mas diante dessa notícia agora você já sabe: ao terminar de ler as instruções (caso o faça), higiene as mãos!

2 – Bandeja

A comissária Sue Fogwell vai além e diz que a própria mesa onde colocamos as refeições é bastante suja. “Os passageiros geralmente sabem que os aviões estão cheios de sujeira, mas as bandejas vão além dos germes gerais”, afirmou. Um estudo de 2015 da empresa Travelmath, aliás, mostrou que as bandejas eram o lugar onde mais se concentravam bactérias por centímetro quadrado dentro do avião. Bom, depois dessa informação eu vou começar a dar uma limpada com álcool gel toda vez que abrir a bandeja.

3 – Compartimento de bagagens

A comissária Josephine Remo aponta uma outra parte do avião que é raramente limpa: a alavanca dos bins, o compartimento de bagagens. Normalmente quando entramos na aeronave, os bins já estão abertos e só precisamos colocar a bagagem de mão lá, mas muitas vezes é preciso abri-los ao desembarcar. E, segundo a declaração da funcionária, quase nunca a alavanca de abertura é limpa.

4 – Capas do assento

Por essa confesso que fiquei surpreso, pois imaginei que o assento era o local mais bem higienizado do avião – afinal, é onde os passageiros mais ficam durante o voo. “As capas dos assentos nem sempre são substituídas ou limpas”, apontou a comissária Sue Fogwell, explicando que isso só acontece se forem denunciadas em caso de muita sujeira ou dano, e olhe lá. “Nem todo evento grave é relatado pois pode criar um atraso no voo”, disse ainda.

5 – Puxadores do banheiro

É de se imaginar que os banheiros são limpos regularmente – e realmente são (ufa!). No entanto, tem uma pequena parte (importante) dele que muitas vezes passa despercebido: as fechaduras e maçanetas das portas. Após sair do banheiro, fica uma nova dica: limpar novamente as mãos.


Você imaginava que essas eram as partes mais sujas de um avião, segundo matéria do Travel+Leisure? Deixe seu comentário!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção