logo Melhores Destinos

Sextou! Pesquisa mostra os países que mais consomem álcool – e o Brasil está no ranking!

Thayana Alvarenga
Thayana Alvarenga
19/02/2021 às 17:28

Sextou! Pesquisa mostra os países que mais consomem álcool – e o Brasil está no ranking!

O Brasil está na lista dos países com maior consumo de álcool do mundo. A análise foi realizada pela Global Drug Survey, uma empresa independente de pesquisas com sede em Londres. Os resultados mostram nosso país na décima posição. Quer saber mais sobre todos os lugares que aparecem na lista? Confira a seguir o top 10 do relatório!

10 – Brasil

Ah, Brasil! O nosso país ocupa a décima posição ente os países que mais consomem álcool no mundo –  e não é para menos. O brasileiro gosta mesmo é de celebrar a vida, portanto é muito comum as pessoas terem em suas casas a boa e velha cervejinha na geladeira para qualquer situação. Além disso, há diversos bares espalhados pelas esquinas em qualquer cidade que seja, o que comprova que o brasileiro realmente não abre mão de tomar uma gelada. Uma boa para quem passeia é aproveitar para relaxar em nossas famosas praias tomando uma boa caipirinha!

9 – França

A França é uma das grandes consumidoras de álcool do mundo. Na alta temporada de verão, turistas do mundo inteiro aproveitam para provar as mais diversas maneiras de se refrescar enquanto passeiam pelas ruas com temperaturas que podem alcançar os 40 graus. É uma ótima opção, porém prepare o bolso, já que as cidades francesas, principalmente Paris, não são das mais baratas, especialmente no quesito bebidas alcoólicas. Também na baixa temporada os turistas e nativos aproveitam o melhor dos bares pelas ruas, com variedade de bebidas.

8 – Irlanda

Se tem um assunto que os irlandeses entendem bem é beber. Não por acaso, lá em Dublin fica a sede de uma das cervejarias mais conhecidas do mundo, a Guinness Storehouse. Uma construção de sete andares, ultramoderna e interativa, totalmente dedicada à história da famosa marca. Além disso, o país abriga diversos pubs em suas esquinas com as melhores cervejas do mundo. Não deixe de separar algumas noites em sua viagem para degustar uma pint irlandesa bem caprichada!

Leia também:
Descubra 32 cervejarias pela Europa para incluir no seu roteiro de viagem

7 – Canadá

O Canadá oferece aos nativos e turistas diversas cervejas artesanais que podem somar à sua viagem. Em Vancouver por exemplo dá para fazer o Beer Tour, que passa pelas mais incríveis cervejarias da cidade. Neste tour dá para apreciar uma boa variedade de bebidas altamente cotadas, sendo que algumas delas são produzidas localmente. Nas demais famosas cidades canadenses há programas de visita parecidos, portanto não deixe de conhecer.

6 – Estados Unidos

Os Estados Unidos são destinos de muitos brasileiros nas férias. E nada melhor do que tomar uma cervejinha enquanto passeia no exterior, não é mesmo? O país possui mais de 8 mil cervejarias artesanais registradas em seus estados e territórios, segundo a Brewers Association. Com tantas opções, fica fácil agradar aos mais diversos paladares, seja com cervejas mais leves como as pilsen, ou mais fortes como as escuras. Uma coisa é certa: em qualquer cidade que você esteja terá uma bebida alcoólica para apreciar.

5 – Finlândia

A capital Helsinque também oferece diversas opções para apreciar as melhores cervejas do país. Entre os lugares está o brewpub Teerenpeli, onde é possível provar uma saborosa weiss (produzida a partir do malte do trigo) preparada por eles mesmos. O preço não é dos melhores, a partir de 8 euros para cada copo de cerveja, mas cada centavo vale a experiência. Outras propostas de roteiro pela cidade da Finlândia podem ser encontradas neste site.

4 – Dinamarca

Na Dinamarca, uma atração etílica é a cervejaria Carlsberg, então se você estiver passeando por lá precisa conhecer um dos lugares que dá o quarto lugar para o país nesta lista. Trata-se da maior do país e a quarta maior do mundo, então visitar essa cervejaria conta também como conhecer parte da história deste país, famoso também pelos vikings. Se prepare para conhecer mais de 20 mil garrafas de cerveja do mundo inteiro e degustar as principais.

3 – Austrália

A Austrália não é feita somente de cangurus e praias, mas sim de muitos lugares com paradas obrigatórias para experimentar as melhores cervejas artesanais, que renderam à Austrália a terceira posição entre os maiores consumidores de bebida alcoólica do mundo. As cervejas australianas, por exemplo, têm características bem parecidas com as inglesas (leia mais a seguir), sendo as do tipo ale e lager mais consumidas. O hábito do consumo na verdade já começa na tradição, já que o país foi colonizado pelos ingleses, então consumir a bebida é tão antigo quanto o próprio país. Em sua visita não deixe de provar uma Coopers, que aparece entre as mais conhecidas.

2 – Inglaterra

A cerveja é um item consumido na Inglaterra e em todo o Reino Unido há muitos anos. Para se ter uma ideia, o consumo por pessoa durante a idade média era de até 300 litros por ano. Por lá podem ser encontrados diversos tipos de cerveja, portanto em sua viagem não deixe de experimentar alguns deles: ale é o tipo favorito de cerveja dos ingleses; bitter ale é uma ale porém com sabor mais seco e amargo; mild ale é a mesma ale porém com teor alcoólico mais baixo; brown ale possui mais álcool e um sabor adocicado; pale ale são uma das melhores cervejas inglesas com característico sabor seco; larger não é nada mais do que a nossa pilsen, e a stout é tipo uma ale porém quase preta. Se puder prove um pouco de cada!

 

1 – Escócia

A lista é liderada pela Escócia e não é para menos. Bebida alcoólica por lá é assunto sério! Entre elas, o uísque é o grande queridinho, já que o país adota rígidas leis de pureza na fabricação da bebida, que é exportada para várias partes do mundo e responsável por parte da economia nacional. Há algumas regiões da Escócia que são as grandes produtoras de uísque, entre elas estão as Highlands, onde estão as marcas mais conhecidas, além de Speyside, de onde vem os single malt (de cevada maltada), e Islay, venerados pelo sabor defumado. Vale a pena experimentar todos os tipos para conhecer as diferenças, além de outras bebidas escocesas também.

 

Lista oficial da GDS

Foram entrevistadas mais de 100 mil pessoas de 25 países de todo o mundo entre novembro e dezembro de 2019, antes da pandemia da Covid-19. As regiões da Escócia e Inglaterra, que lideram a lista, possuem taxas de consumo que superam em mais do dobro as bebedeiras em países como Portugal, Espanha e Itália.

O estudo analisou o consumo internacional de álcool e drogas e concluiu que o álcool liderou a lista com 94% em 2019, seguido por cannabis com 64,5% e só depois o tabaco, com 60,8%.

Quer saber mais? Leia a pesquisa completa no site do Global Drug Survey!