logo Melhores Destinos

Lufthansa relança a rota direta entre Munique e São Paulo

João Goldmeier
03/12/2019 às 7:50

Lufthansa relança a rota direta entre Munique e São Paulo

Ontem a Lufthansa relançou a rota direta entre Munique e São Paulo, trazendo pela primeira vez seu Airbus A350 para a América do Sul. Os voos da nova ligação vão ocorrer três vezes por semana e nós embarcamos junto para trazer pra vocês em primeira mão como é a experiência a bordo. Confira:

Já estive em alguns voos inaugurais e esse foi um pouco diferente. Na hora do embarque, nada de discursos, festa ou corte de fita. Foi um embarque como outro qualquer. Em virtude do horário do voo (que parte as 22h30 de Munique) as solenidades, com a presença de autoridades consulares do Brasil, ocorreram mais cedo.

Durante os discursos ficou claro que a demanda dos viajantes de negócios já existe: são mais de 1800 empresas alemãs com negócios no Brasil, sendo 800 localizadas na Baviera (região onde fica Munique). Nesta região há também uma comunidade de cerca de 50 mil brasileiros, o que certamente ajuda na questão da demanda.

O Airbus A350-900 da Lufthansa está configurado em três classes de serviço: econômica, econômica premium e executiva. São 48 assentos em executiva (configuração 2-2-2); 21 assentos na econômica premium (configuração 2-3-2) e; 224 assentos na econômica (configuração 3-3-3), como no mapa abaixo:

Mapa de assentos do A350-900 da Lufthansa

Airbus A350-900 da Lufthansa

Minha ida à Alemanha foi via Frankfurt, onde testei a econômica premium do Boeing 747, cujo relato em breve estará aqui no Melhores Destinos. Já a volta foi em classe executiva.

De início é de se estranhar que a Lufthansa tenha adotado o padrão 2-2-2 em aviões tão novos, quando o padrão da indústria é o 1-2-1, onde todos os passageiros têm acesso direto ao corredor. Ter que saltar o coleguinha para ir ao banheiro não é nada legal, ainda mais no escuro.

Cabine da Classe Executiva do A350 da Lufthansa

Se a configuração não agrada, o assento sim. Muito confortável nas três posições pré-definidas, ele deita 180 graus e vira uma cama, com direito a futon para deixar forrar o assento e deixá-lo ainda mais confortável.

O voo saiu dentro do horário previsto e com uma aceleração impressionante ganhou os céus em alguns segundos. Pra quem curte aviação, o sistema de entretenimento tem três câmeras externas que permitem ver o voo de vários ângulos. Foi um espetáculo ver a decolagem através da câmera da cauda.

Câmera na cauda

O primeiro serviço veio logo após o avião estabilizar. No menu um prato especial que só é servido nos meses perto do Natal: ganso assado com bolinhos de batata e repolho roxo (que estava maravilhoso!).

Logo após foi hora de testar o sistema de entretenimento. A tela individual tem bom tamanho e pode ser controlada tanto via toque ou por controle remoto. A seleção de filmes é muito boa e contém lançamentos recentes de Hollywood além de clássicos do cinema alemão como Adeus, Lênin.

Cabine do A350

Escolhi um filme para assistir e mal pude chegar ao final dele, o cansaço de dias com programação intensa bateu e certamente ajudou no sono profundo que veio a seguir. Com o assento virado em cama, foi fácil encontrar uma posição confortável para dormir. O assento tem bom espaço lateral e não afunila no descanso de pés.

Acordei um pouco antes do segundo serviço e pude testar a internet a bordo. Fiquei bem impressionado com a velocidade e pude utilizar todos os aplicativos no celular sem problemas.

 

Eis os preços do serviço:

A cabine foi lentamente sendo iluminada para o café da manhã. Duas opções de pratos quentes: omelete ou panquecas, além de pães variados.

Café da manhã da Lufthansa

Continuei trabalhando neste post por mais algumas horas e então começamos a nossa descida até São Paulo, onde pousamos antes do horário previsto.

Início da descida até São Paulo

No geral o voo agradou bastante no que importa: conforto para dormir e qualidade das refeições, sem falar em um item muito importante para quem viaja a trabalho: a ótima velocidade da internet a bordo.

Para nós, consumidores, é ótima notícia a chegada do novo voo, que aumenta a oferta de assentos para Europa, sem falar que permite a nós brasileiros chegarmos mais rapidamente à Baviera, famosa pelos mercados de natal e pela Oktoberfest.

Serviço

O voo entre São Paulo e Munique ocorre às terças, sextas e domingos, com partida às 19h e chegada no aeroporto Franz Josef Strauss, em Munique às 9h35 do dia seguinte.

No sentido inverso os voos ocorrem às segundas, quintas e sábados, com partida às 22h30 e chegada às 07h35 do dia seguinte.

O Melhores Destinos viajou a convite da Lufthansa.

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção