Do Queens ao Brooklyn: novo metrô de superfície deve agilizar passeios em Nova York
Do Queens ao Brooklyn: novo metrô de superfície deve agilizar passeios em Nova York
Nova York já tem uma extensa linha de metrô, mas um novo projeto de trânsito promete facilitar a vida de quem precisa transitar entre Queens e Brooklyn, duas regiões bastante visitadas por turistas, e diversos bairros entre eles.
O Interborough Express (IBX) terá 22,5 km de extensão e é um dos projetos de trânsito mais aguardados em Nova York, principalmente pelos moradores que terão um serviço muito mais rápido e prático ligando os bairros de Queens e do Brooklyn – a viagem completa demoraria 40 minutos.
Está planejando viajar para conhecer a Estátua da Liberdade e outras atrações da cidade? Baixe o app do Melhores Destinos para receber todas as promoções de passagens aéreas para Nova York e hotéis em Nova York.
No total, diz o site NY1, o metrô de superfície vai conectar 20 bairros, e sua construção prevê três objetivos principais:
- Diminuir o tempo de viagem entre Queens e Brooklyn;
- Minimizar o congestionamento geral;
- Desenvolver novas oportunidades econômicas para quem mora na região.
Diferente do metrô tradicional, os vagões do chamado VLT (o metrô leve de superfície) são normalmente menores e usaria a antiga linha Long Island Rail Road Bay Ridge (que não transporta passageiros desde 1924) e a atual linha CSX.
De acordo com o projeto, o IBX pode ter um tráfego diário de 115 mil pessoas, atendendo até 900 mil residentes da região.
Apesar de o projeto contar com boas expectativas dos moradores, ele ainda vai demorar para sair do papel. É preciso ainda concluir a análise ambiental, que deve demorar dois anos, e determinar a fonte de financiamento. A expectativa é que, se tudo der certo, o novo metrô seja entregue em 2027.
Seguro viagem para os Estados Unidos: guia completo e cupom de desconto exclusivo!
Você já andou de metrô em Nova York? O que achou do sistema de transporte público da cidade? Deixe seu comentário!