logo Melhores Destinos

Nova companhia aérea admite erro e esclarece plágio do mapa de rotas da Azul

Mari Kateivas
19/02/2024 às 8:28

Nova companhia aérea admite erro e esclarece plágio do mapa de rotas da Azul

A nova companhia aérea brasileira Andorinha Aviação Linhas Aéreas compartilhou com o Melhores Destinos detalhes dos seus planos de operações, caso seja certificada pelos órgãos responsáveis.  No entanto, após a divulgação da reportagem, a empresa entrou em contato para esclarecer que divulgou erroneamente o futuro mapa de rotas da empresa, pois se trata de uma cópia do mapa de rotas da concorrente Azul.

Na ocasião, até mencionamos no nosso post como chamou a atenção a similaridade da imagem com o mapa da Azul, por conta disso, até pedi mais detalhes por escrito dos futuros destinos e aguardava retorno. Outros veículos de comunicação republicaram as informações do Melhores Destinos e também destacaram o fato das rotas serem as mesmas.

Atualização em 5 de março de 2024: Após publicarmos este post, o jornal O Globo revelou que o grupo Hinasou, na verdade, não existe. E que o suposto CEO já foi condenado por estelionato. Leia mais aqui.

Quer viajar mais gastando menos? Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e não perca as promoções de passagens aéreas!

A fim de esclarecer o erro, a Andorinha Aviação informou que contratou uma empresa terceirizada para fazer o plano de rotas e que, portanto, não sabia que a imagem divulgada ao MD se tratava do mapa de rotas de outra empresa aérea.

Depois do que aconteceu, fato que, querendo ou não, prejudica a credibilidade da nova empresa, a Andorinha Aviação disse que cancelou o contrato com a empresa contratada para a elaboração dos planos de voo e que não compactua com plágios, por isso, a ex-contratada deve responder judicialmente pelo ocorrido.

Aguardamos o mapa de rotas oficial da Andorinha Aviação e as novidades sobre a certificação da nova empresa. A Azul informou que não irá se manifestar sobre o ocorrido.

Leia a nota enviada pela Andorinha Aviação Linhas Aéreas na íntegra:

Nota de Esclarecimento

Na sequência de uma notícia veiculada num órgão de comunicação social, e retomada por alguns meios de comunicação social, sob o título “Andorinha quer voar ainda este ano e divulga o mesmo mapa de rotas da Azul” vem por
este meio informar:

  • Desde o final de 2023 e o início de 2024, a gestão do Grupo Hinasou vem desprendendo esforços hercúleos para sanear e concluir projetos de investimentos que o Grupo Hinasou possui em seu quadro de empreendimentos.
    O Grupo Hinasou vem executando projetos de relevante valor social no setor de transportes e infraestrutura, visando garantir a melhoria dos serviços prestados pelos concorrentes atualmente. Com essa iniciativa, o Grupo Hinasou assegura à (SIC) lisura, transparência e isonomia.
  • O Grupo Hinasou rechaça e desmente veementemente a narrativa que está sendo suplantada (SIC) de forma irresponsável pela mídia, que insiste na tese que a Andorinha Aviação é uma nova companhia aérea brasileira para enganar a população e usurpar o dinheiro da população Brasileira.
  • Adicionalmente, reiteramos que não tínhamos o conhecimento de que o mapa de rotas de voo pertencia a uma grande empresa de transportes aéreos de passageiros que presta serviços ao Brasil atualmente, dado que, o mapa atual nos foi enviado por uma empresa contratada para a realização de um plano de rotas.
  • Diante deste lamentável evento, comunicamos que já foi enviada a solicitação de distrato de prestação de serviços e que, todas as medidas cabíveis e judiciais estão sendo tomadas.
  • Reiteramos que não compactuamos com esse tipo de atitude que ultrapassa os limites da desonestidade, utilizando de métodos de má-fé, por infringir a lei 9.610/88 dos Direitos Autorais. Logo, plágio é crime e o autor deve responder judicialmente pela cópia ilegal do trabalho de outrem.
  • O Grupo Hinasou enquanto empresa, reitera que repudia às (SIC) ofensas negativas, dado que contratamos uma empresa para a realização do plano de rotas, recebendo então um plano de rotas já existente e ainda sendo da concorrência.
  • Sabemos que é difícil acreditar em novas companhias aéreas no Brasil, dado que o histórico negativo de acontecimentos passados, por isso entendemos que, neste momento, o posicionamento público pode e de acontecer (SIC), mas que se faça de forma democrática e com respeito ao próximo.
  • O mercado é desafiador, é um momento difícil, mas se utilizarmos nosso lado humano e espalharmos amor, fé e esperança, todos seremos beneficiados e mais felizes.
  • A fofoca e a desinformação destrói e prejudica o trabalho honesto, de quem se preocupa em dar retorno a sociedade, através de empregos, impostos e desenvolvimento social, que retorna ao nosso país.
  • O Grupo Hinasou preza por sua identidade e postura, que sempre foram, desde o início de sua fundação, ilibadas; e assim permaneceram. 

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção