logo Melhores Destinos

Freedom of the Seas: como é estar a bordo do navio em um cruzeiro pelo Caribe!

Thayana Alvarenga
27/10/2022 às 5:00

Freedom of the Seas: como é estar a bordo do navio em um cruzeiro pelo Caribe!

Estivemos a bordo do Freedom of the Seas, navio de cruzeiro que foi ampliado para acrescentar as mais modernas atividades e comodidades da Royal Caribbean. Nosso roteiro começou em Miami com destino às paradisíacas Bahamas em um itinerário de 5 dias e 4 noites pelo Caribe. Confira como é estar a bordo deste super navio!

Freedom of the Seas, navio da Royal Caribbean

O Freedom of the Seas é o primeiro da classe Freedom da Royal Caribbean. Os navios de cruzeiro Freedom Class já foram os maiores do mundo e, apesar de não serem mais donos deste título, ainda são considerados grandes navios com várias atividades a bordo. Ele ficou pronto em 2006 e foi remodelado em 2020, quando ganhou novos recursos, incluindo toboáguas e uma nova área da piscina.

Com 338 metros de comprimento, 56 metros de largura, 154 mil toneladas e capacidade para 3.634 pessoas a bordo, o Freedom of the Seas não é o maior do mundo, mas também não é um navio pequeno. Ele conta com 14 decks e quase duas mil cabines para acomodar confortavelmente seus hóspedes.

As áreas são decoradas de uma forma bem descontraída, com cores e tudo o que possa remeter a dias felizes de férias. Há piscinas, restaurantes, bares, lounges, áreas de atendimento ao hóspede, lojas varejistas, e muito entretenimento.

Como é a cabine do Freedom of the Seas

Após embarcar no Porto de Miami chegou o momento de, enfim, entrar no tão esperado navio e conhecer nossa cabine e tudo o que teremos a bordo.

Nós ficamos no quarto com varanda e vista para o mar. A acomodação é bem ampla e conta com uma confortável cama de casal, televisão, secador de cabelos, ar condicionado, minibar e banheiro privativo com amenities.

O espaço é decorado em tons pastéis com alguns quadros coloridos e conta ainda com sofá, telefone e móveis em madeira, incluindo um armário com cabine para guardar as roupas e cofre. Há carpete e espelhos, também um de corpo inteiro, cadeira na escrivaninha e também abajur ao lado da cama.

No banheiro, o chuveiro era muito bom para tomar banho depois de um dia inteiro de praia ou piscina, e fácil de regular a temperatura da água. Senti falta daquele espelho menorzinho de maquiagem.

A varanda tem uma área privativa bem legal para quem quiser ficar olhando o mar. Há uma mesinha e duas cadeiras que permitem sentar e relaxar apreciando esse cenário espetacular da natureza.

O serviço de arrumação foi um dos pontos altos da cabine com uma limpeza impecável. No primeiro dia o cordial housekeeper se apresentou como o responsável pelo meu quarto. Ele fazia a arrumação pela manhã e ainda passava novamente à noite, antes do jantar, perguntando se eu precisava de algo, sempre muito solícito.

Se não bastasse tanta gentileza, ele ainda fazia uns bichinhos com as toalhas de rosto e deixava no quarto para enfeitar. Achei super legal e criativo!

Piscinas do Freedom of the Seas

As piscinas são uma das principais atrações dentro do navio. Nesta área são oferecidas experiências clássicas de um cruzeiro no Caribe. O céu ensolarado, temperaturas quentes, bares e músicas tranquilas complementam o cenário de descanso ou festa.

Há disponíveis duas piscinas principais e jacuzzis abertas para todos os hóspedes. O clima é de muita diversão para aproveitar o dia a bordo. Há um telão gigante no alto em que são transmitidos filmes durante todo o dia, porém não espere ouvir alguma coisa, rs.

Exclusivo para adultos, mais à frente no mesmo deck está o Solarium.

Trata-se de uma área com piscina aberta apenas para hóspedes com 16 anos ou mais. Se você quiser estar em uma área mais tranquila, vai adorar este espaço, que tem ainda jacuzzis na sombra e espreguiçadeiras para relaxar dentro e fora da água.

A área ganhou também a adição do bar The Lime & Coconut, onde os hóspedes podem curtir drinks variados na beira da piscina.

Para os pequenos há um mini parque aquático com escorregas, baldão, e várias outras atrações, incluindo uma piscina rasa para brincar com bebês.

Há, ainda, “casitas”, como são chamadas as cabanas privativas, disponíveis mediante reserva por um custo extra. É uma boa para quem quiser ainda mais privacidade e conforto durante o dia de sol. Ainda assim, além das casitas há uma variedade de espreguiçadeiras disponíveis perto da piscina.

Aqui no deck da piscina, quando bater a fome você poderá provar o El Loco Fresh, restaurante mexicano que fica perto da área das crianças.

Ele foi feito para ser algo fácil e prático, em que você mesmo se serve com opções de burritos, nachos, quesadillas, e outros queridinhos da culinária mexicana. Ao lado, há uma mesa com molhos, eu esbaldei nos guacamoles! 😛

Para refrescar, não deixe de provar o sorvete de casquinha grátis à vontade oferecido em um quiosque perto da piscina. Mesmo basiquinho eu achei uma delícia, todo dia pegava um!

Restaurantes do Freedom of the Seas

O Freedom of the Seas tem várias opções gastronômicas para você aproveitar. Este navio oferece refeições inclusas sem custo adicional, portanto quando você fecha o seu cruzeiro pode comer à vontade em cinco restaurantes:

Main Dining Room

O restaurante principal que está em todos os navios da Royal Caribbean. Aqui é servido o clássico jantar em todos os dias, com opções à la carte que variam todos os dias em um local decorado e muito espaçoso. Para se ter uma ideia este restaurante ocupa 3 andares do navio!

Provei pratos muito gostosos aqui durante o jantar. Na primeira noite entre as opções oferecidas escolhi de entrada uma sopinha de cogumentos que estava muito saborosa. Na hora do prato principal optei pelo new york strip steak, um corte suculento de carne que veio no ponto certo, acompanhado de legumes e batata. De sobremesa um crème brûlée que não prometeu nada e entregou tudo: estava sensacional a casquinha e o tamanho também era ótimo.

Na noite seguinte o meu prato principal foi um peixe estilo bacalhau que veio acompanhado de arroz e com uma boa apresentação, também gostei muito!

Windjammer Marketplace

Aqui é um buffetzão que abre para café da manhã, almoço e jantar, com uma variedade de pratos, saladas, pães, frutas, cereais, sanduíches e muito mais que variam da cozinha americana para as internacionais.

Este é praticamente o restaurante mais “prático” do navio. É um buffet enorme com várias estações de comidas, em que basta você pegar um prato e se servir sempre que sentir fome.

No café da manhã você pode escolher entre uma variedade de frutas, pães, cereais, frios, e muito mais.

Já no almoço e jantar ficam à disposição carnes, frangos, peixes, sanduíches como hot dog e hambúrguer, batatas e mandiocas fritas, molhos, e etc, tudo à vontade!

Há ainda uma seleção de bebidas para quem contratou os pacotes, como vinhos, sucos e refrigerantes. Para todos os hóspedes há chás gelados, cafés e água à disposição no buffet.

El Loco Fresh

Restaurante estilo mexicano, que citamos anteriormente. Ele fica na área da piscina e você pode pegar burritos, quesadillas, nachos, tacos e muito mais à vontade sempre que quiser ali do ladinho do piscina.

Entre as opções há burritos prontos, então é só pegar. No primeiro dia resolvi provar um desses e tinha arroz e feijão dentro, nunca tinha comido burrito deste jeito. Não gostei não kkk.

No outro dia resolvi preparar eu mesma um burrito, aí sim ficou legal. Você tem a opção de pegar a massinha e rechear como preferir, coloquei porco desfiado, alface, cebola, tomate, e caprichei nos molhos que adoro.

Burrito aberto com porco desfiado e molhos à escolha

Deu para beliscar também uns nachos e tacos, e gostei bastante. Ao lado do buffet há uma outra mesa com vários molhos, entre eles o famoso guacamole, que combina muito com os pratos.

Café Promenade

Aqui é um pequeno café que oferece bebidas quentes e pequenos lanchinhos para pegar e levar, uma boa para enganar a fome. Aqui acabei não ficando muito pois na maior parte do tempo estava satisfeita, seja do café da manhã, do almoço ou do jantar.

Sorrento

Oferecendo pizza à vontade durante o dia e à noite, este restaurante conta com opções deliciosas para todos os gostos.

Eu sou a louca das pizzas, portanto foi um prazer conhecer esse local. Você pode escolher entre sabores variados, como peperoni, queijo e até mesmo vegetarianos. As massas são bem fininhas e achei tudo bem saboroso.

Há ainda os restaurantes de especialidade, que não estão inclusos no cruzeiro e são pagos à parte. Eles costumam ser indicados para refeições especiais como por exemplo um aniversário.

Chops Grille

É um restaurante estilo steakhouse especializado em carnes com cortes nobres e especiarias. Tive a oportunidade de jantar uma noite aqui e achei os pratos incríveis, foi de longe o meu restaurante preferido do navio.

De entrada pedi o grilled black pepper bacon, que era uma tira de carne de porco grelhada cozida lentamente meio picante, estava sensacional e super suculento!

O prato principal foi o prime bone in ribeye, corte com osso com um sabor incomparável, ouso dizer que foi uma das melhores carnes que já comi a bordo de um navio. Ele veio acompanhado de um mac n cheese que também estava incrível, a combinação ficou perfeita.

Já estava satisfeitíssima na hora da sobremesa, mas para um docinho sempre tem um espacinho, né? Pedi então o chocolate cake, que lembrava bastante um petit gateau: bolo de chocolate servido quente com sorvete de baunilha e compota de frutas vermelhas. E não me arrependi, que delícia!

Os pratos além de terem uma apresentação muito boa estavam espetaculares, se você assim como eu é fã de carnes vale muito a pena pagar a mais para conhecer este restaurante.

Giovanni’s Italian Kitchen

Este é um restaurante italiano especializado em pizzas e massas frescas. Jantei nele na última noite e fiquei encantada com a decoração do lugar. Se não bastasse ser um espaço muito bonito, os pratos também estavam muito gostosos.

De entrada pedi o meatball gigante, que era uma espécie de polpettone recheado com queijo e finalizado com parmesão por cima, achei divino!

No prato principal resolvi provar o tradicional frango a parmegiana, que vem acompanhado de espaguete. Estava gostoso, sem contar que achei o prato super bem servido.

Outra coisa que achei legal é que presenciei algumas pessoas comemorando aniversário no restaurante e a forma como os funcionários cantavam os parabéns chamou a atenção. Diferente do “happy birthday” convencional no exterior, aqui dentro os atendentes batiam palmas e cantavam os parabéns em italiano para entrar ainda mais na temática do local.

Outros restaurantes

Além destes restaurantes que conhecemos, há outros de especialidades a bordo.

  • Izumi Hibachi & Sushi: restaurante com o melhor da comida asiática
  • Playmakers: um bar esportivo que serve comida clássica de bar americano, como wings (aquelas asinhas que podem ir no molho barbecue ou picante) e nachos

  • Johnny Rockets: Para quem quer uma típica lanchonete americana, o navio conta com uma unidade da famosa rede Johnny Rockets, presente em diverssos países incluindo o Brasil. No estilo anos 50, o restaurante é especializado em milkshakes, hambúrgueres e batatas fritas.

  • Chef’s Table: experiência de jantar em grupo onde cada prato é combinado com um vinho
  • Ben & Jerry’s: Mais uma marca bastante famosa no navio, nessa sorveteria com opções variadas de sundaes e milkshakes para você se deliciar.

Decidir se quer comer em restaurantes cortesia ou os de especialidade depende das suas preferências e orçamento. Muitos passageiros escolhem comer apenas nos restaurantes inclusos, fazendo a maioria das refeições no El Loco Fresh, no Windjammer e no Main Dining Room. Todos eles oferecem pratos deliciosos e variados, por isso é improvável você enjoar das opções cortesia do navio.

Contudo, se você quer uma experiência gastronômica diferente, considere provar ao menos um dos restaurantes de especialidade. Eles oferecem os itens de menu da mais alta qualidade dentro do navio, tornando sua experiência ainda mais inesquecível.

Se está querendo celebrar alguma ocasião especial, os restaurantes de especialidade são uma ótima escolha. Restaurantes como o Chops Grille, Izumi e Giovanni’s Italian Kitchen oferecem uma experiência gastronômica mais personalizada e privativa do que os restaurantes cortesia.

Bares

Estar a bordo do Freedom of the Seas é sinônimo de tomar um coquetel refrescante no deck da piscina ou nas áreas internas, já que não faltam lugares para apreciar um drink.

Aqui o hóspede pode escolher entre o Schooner Bar, o Boleros, o Solarium, The Lime and Coconut, Playmakers Sports Bar & Arcade, Casino Bar, Star Lounge, Pub Bull & Bear, Viking Crown Lounge, e muito mais.

Cada lounge tem sua própria atmosfera, com ambientes descontraídos para tomar o que quiser. Locais como o Boleros são mais animados, oferecendo música ao vivo e dança à noite.

O Viking Crown Lounge oferece algumas das melhores vistas da Freedom of the Seas, com uma paisagem de 180 graus do deck da piscina e do oceano. Se você está procurando um lugar para relaxar e se afastar das multidões durante o dia ou a noite, este pode ser um ótimo lugar.

Independente de qual bar escolher, você terá à disposição uma seleção de bebidas alcoólicas como gin, whisky, run, vodka, cervejas, vinhos e muito mais.

O que fazer no Freedom of the Seas

Além dos restaurantes, bares e piscinas, o navio oferece uma experiência de cruzeiro muito legal para todas as idades devido à ampla gama de atividades disponíveis a bordo. A reforma e ampliação do navio adicionaram várias atividades exclusivas para melhorar a estadia a bordo.

Os toboáguas Cyclone e Typhoon chamam muita a atenção por aqui. Eles levam os passageiros em curvas radicais, girando e passando até pela parte de fora do navio. O brinquedo é muito procurado por adultos e crianças, eu quis me aventurar por aqui e adorei!

Outra atração interessante é o Flow Rider, que é um simulador de surfe que desafia os mais corajosos a ficarem em cima de uma prancha desafiando as ondas formadas na estrutura.

Há também parede de escalada, minigolfe e quadra de basquete para quem deseja praticar esportes.

Dentro do navio, os hóspedes podem curtir também patinação no gelo, então não esqueça de deixar uma calça separada na mala para aproveitar a atração, que deve ser agendada presencialmente no navio gratuitamente.

Se um simulador de surfe ou toboáguas não são a sua praia, há outras variadas atrações a bordo para aproveitar. Aulas de dança, fitness, tênis de mesa, karaokê, filmes ao ar livre e até mesmo o cassino farão o seu dia divertido no mar.

Entretenimento a bordo

Os dois principais lugares de entretenimento a bordo são o Royal Theater e a pista de patinação no gelo no Studio B.

No teatro pude conhecer o espetáculo Once Upon A Time, uma produção original da Royal Caribbean que traz as histórias dos contos de fadas para o palco com muita música e dança. Achei emocionante!

No Studio B, os hóspedes podem curtir apresentações como a Freedom Ice, que une patinação no gelo com música e dança. Os artistas fazem acrobacias muito interessantes e prendem a atenção do público, que lota o espaço.

Fora os shows de produção exclusivos, uma variedade de outros entretenimentos pode ser encontrada no Freedom of the Seas, incluindo música ao vivo para agitar o dia e a noite.

Falando em música, diariamente há festas no período da noite, com músicas para todos os gostos, seja ao vivo ou com DJ.

Entre as atividades, achei muito interessante a experiência em que oferecem fones de ouvido e você curte a música individualmente no seu fone e pode trocar o estilo de música sozinho apertando o botão. Ao tirar o fone, seja para observar ou simplesmente conversar, você percebe que não há nenhum som no local.

Além disso, massagens, tratamentos faciais e corporais estão disponíveis a bordo. Estes  serviços podem ser comprados antes ou durante a viagem, mas geralmente é mais barato reservando antecipadamente.

Se der aquele peso na consciência por ter aproveitado todas estas delícias a bordo, perto do spa está o fitness center com esteiras e uma boa estrutura para treinar. A academia oferece equipamentos de cardio e força, e aulas como ioga e spinning estão disponíveis por um custo adicional. Após a ampliação do navio, foram retiradas as instalações de saunas nos vestiários da academia.

Viajando com crianças

Se você estiver a bordo do Freedom of the Seas com menores, provavelmente vai querer inscrevê-las na Adventure Ocean, o programa de cuidados infantis da Royal Caribbean para idades entre 6 meses e 17 anos.

O objetivo deste serviço é dar às crianças mais liberdade e flexibilidade na escolha das atividades que estão interessadas, além da programação com os pais. Entre elas, oficinas de artesanato, videogames, livros, experimentos científicos e muito mais estão disponíveis ao longo do dia.

Há também um fliperama aberto a hóspedes de todas as idades, embora tenha um custo extra para brincar. Aqui há boliche, cestas de basquete, e vários outros jogos legais.

Os pais também podem optar por trazer seus filhos para o Play Place, um playground interno, mas como este espaço não é supervisionado, os pais devem estar com seus filhos o tempo todo.

O Adventure Ocean é dividido em quatro faixas etárias, com cada grupo tendo sua própria programação e salas adequadas à idade. Os babies recebem pequenos de 6 a 36 meses, os juniors de 3 a 5 anos, os kids de 6 a 12 anos, enquanto os adolescentes de 13 a 17 anos tem outra área especial. Tudo isso é gratuito, com exceção do serviço para bebês e dos cuidados infantis após às 22h.

Quanto custa curtir o navio Freedom of the Seas?

Curtir um navio de cruzeiro igual a este que fizemos, com saída de Miami para as paradisíacas Bahamas em um itinerário de 5 dias e 4 noites pelo Caribe, custa a partir de R$ 3.615 em cabine interna e com as refeições inclusas para duas pessoas.

Para ficar na cabine com varanda e vista para o mar assim como a que ficamos, você terá de desembolsar a partir de R$ 6.051 para duas pessoas, também com as refeições cortesias liberadas.

O pagamento pode ser parcelado no cartão de crédito direto com a Royal Caribbean, porém você terá de pagar 10% de entrada do valor total e o saldo remanescente de acordo com a opção de parcelas selecionada.

Quando se trata de escolher uma cabine de navio de cruzeiro, há muito a considerar. Como o Freedom of the Seas cumpre itinerários apenas em cruzeiros curtos, é improvável que você passe muito tempo no quarto. Entre visitar portos e experimentar todas as atividades divertidas a bordo, sua cabine pode acabar sendo um lugar que você visita apenas para dormir ou tomar banho.

Ficar em uma cabine mais barata pode ser uma boa escolha para aqueles que querem um cruzeiro econômico, economizando o dinheiro da cabine para gastar em extras como bebidas, internet a bordo ou jantar em restaurantes de especialidades.

Além do valor da cabine, caso deseje tomar drinks alcoólicos ou refrigerantes você terá de adquirir um pacote de bebidas. Antecipado é menos caro, custa a partir de 84 dólares por dia, porém você não pode comprar para apenas um dia, somente para a estadia inteira no navio. Se você não bebe muito pode valer mais a pena comprar os drinks individuais, que custam em média 14 dólares cada.

Nos restaurantes especializados os valores também tendem a variar. Vimos opções a partir de 143 dólares para uma refeição completa com entrada, prato principal e sobremesa.

Se você quiser ficar conectado a bordo também terá de pagar para usar o wi-fi do navio. Os valores começam em 20 dólares por dia por dispositivo. Pode valer a pena contratar se você quer compartilhar os momentos dentro do navio com familiares ou amigos.

Mais informações e reservas no site oficial!


E você, ficou com vontade de fazer um cruzeiro deste estilo com a Royal Caribbean no Caribe? Comente abaixo e participe!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção