logo Melhores Destinos

Monotrilho que vai ligar Aeroporto de Guarulhos a estação de trem deve ter obras iniciadas em 90 dias

Thayana Alvarenga
09/08/2021 às 18:13

Monotrilho que vai ligar Aeroporto de Guarulhos a estação de trem deve ter obras iniciadas em 90 dias

A construção do monotrilho que vai ligar o trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ao Aeroporto de Guarulhos deve começar em 90 dias. A novidade, que crava enfim um prazo no tão aguardado início das obras, foi anunciada pelo secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em reunião na sede da Associação Comercial de São Paulo.

Apesar das previsões, a minuta ainda precisa ser aprovada pelo Ministério da Infraestrutura, aceita pela concessionária GRU Airport, que administra o terminal, e autorizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). No entanto, segundo o histórico do órgão, o processo não tem evolução desde maio, o que não garante que algo de fato saia do papel nos próximos meses.

Obras do monotrilho no Aeroporto de Guarulhos

A instalação de um monotrilho no local é necessária pois atualmente não é possível chegar diretamente de trem aos terminais de passageiros, obrigando o viajante a sair da estação Aeroporto, que fica na Linha 13 – Jade, e ainda pegar o ônibus gratuito que realiza o restante do trajeto em mais alguns minutos até os terminais, que ficam do outro lado de uma rodovia.

Ainda não sabemos muitos detalhes, mas já foi comentado anteriormente que devem ser construídos dois monotrilhos com dois ou três vagões cada um. O tempo estimado para realizar o deslocamento entre a estação e o Terminal 3, por exemplo, será de até seis minutos, com capacidade para 2 mil passageiros por hora em cada sentido.

Como deve ser o monotrilho do Aeroporto de Guarulhos

Com o monotrilho, a expectativa é de que o trajeto até o aeroporto seja muito mais prático e confortável. A novidade também será muito eficiente para quem precisa chegar à capital paulista em menos tempo, que poderá ir com mais facilidade à estação e usar o trem para fugir do trânsito.

A construção do novo meio de transporte interno é reconhecida como um importante fator na modernização do Aeroporto de Guarulhos, o maior do país, porém estava prevista inicialmente para o ano de 2014. Será que agora vai mesmo? Vamos aguardar mais detalhes!


E você, o que acha da ideia do monotrilho no aeroporto? Comente e participe!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção