Metrô de São Paulo divulga primeiras imagens do trem que chegará ao Aeroporto de Congonhas
Metrô de São Paulo divulga primeiras imagens do trem que chegará ao Aeroporto de Congonhas
Após a ótima notícia de que as obras do metrô para o Aeroporto de Congonhas voltaram a andar, foram divulgadas imagens inéditas de como será o transporte da Linha 17-Ouro, em São Paulo.
O presidente do metrô, Julio Castiglioni, usou sua conta no Linkedin para contar que pela primeira vez um veículo circulou nos trilhos da Linha 17-Ouro, como parte dos testes para instalação do terceiro e quarto trilho, a viga-guia (ou trilho do monotrilho), que permitirão a captação de energia pelo trem.
O executivo também compartilhou imagens inéditas do primeiro trem de monotrilho da Linha Ouro, construído pela BYD SkyRail, deve chegar da China entre maio e junho desse ano. O Metrô havia divulgado imagens do modelo anteriormente, mas é a primeira vez que são divulgadas imagens do trem que será usado na nova linha e já está em testes na China:
O projeto prevê que as obras sejam finalizadas em 18 meses, ou seja, até o segundo semestre do próximo ano. Na sequência serão feitos testes e implantação de sistema.
Segundo Castiglioni, os equipamentos terão um estilo futurista, com passagem livre entre os carros, iluminação LED e sistema de segurança de última geração.
“Cada trem terá capacidade para 637 passageiros distribuídos em 5 carros, velocidade de 80 km/h, câmeras de vigilância e bateria que permite a movimentação do trem mesmo na falta de energia”, ressaltou na publicação o presidente do metrô.
Tecnologia
Segundo informou a fabricante BYD Skyrail, 14 trens vão operar no monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo, que fará a ligação do Aeroporto de Congonhas até o Morumbi. Na produção dos monotrilhos são usadas baterias de tração modulares com vida útil de 10 anos.
“A caixa do trem é fabricada em alumínio e possui design aerodinâmico, o que reduz o peso e a resistência ao vento. O resultado é uma efetiva economia de energia para a movimentação sobre a via”, destacou a empresa.
Muito legal, não é mesmo? Vamos aguardar a continuidade das obras para ver como vai ser! E você, o que achou da novidade? Também ficou animado com as obras e será beneficiado com a linha para a região do aeroporto? Comente e participe!