logo Melhores Destinos

Metrô de São Paulo divulga primeiras imagens do trem que chegará ao Aeroporto de Congonhas

Thayana Alvarenga
30/03/2024 às 11:01

Metrô de São Paulo divulga primeiras imagens do trem que chegará ao Aeroporto de Congonhas

Após a ótima notícia de que as obras do metrô para o Aeroporto de Congonhas voltaram a andar, foram divulgadas imagens inéditas de como será o transporte da Linha 17-Ouro, em São Paulo.

O presidente do metrô, Julio Castiglioni, usou sua conta no Linkedin para contar que pela primeira vez um veículo circulou nos trilhos da Linha 17-Ouro, como parte dos testes para instalação do terceiro e quarto trilho, a viga-guia (ou trilho do monotrilho), que permitirão a captação de energia pelo trem.

O executivo também compartilhou imagens inéditas do primeiro trem de monotrilho da Linha Ouro, construído pela BYD SkyRail, deve chegar da China entre maio e junho desse ano. O Metrô havia divulgado imagens do modelo anteriormente, mas é a primeira vez que são divulgadas imagens do trem que será usado na nova linha e já está em testes na China:

O projeto prevê que as obras sejam finalizadas em 18 meses, ou seja, até o segundo semestre do próximo ano. Na sequência serão feitos testes e implantação de sistema.

Segundo Castiglioni, os equipamentos terão um estilo futurista, com passagem livre entre os carros, iluminação LED e sistema de segurança de última geração.

“Cada trem terá capacidade para 637 passageiros distribuídos em 5 carros, velocidade de 80 km/h, câmeras de vigilância e bateria que permite a movimentação do trem mesmo na falta de energia”, ressaltou na publicação o presidente do metrô.

Tecnologia

Segundo informou a fabricante BYD Skyrail, 14 trens vão operar no monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo, que fará a ligação do Aeroporto de Congonhas até o Morumbi. Na produção dos monotrilhos são usadas baterias de tração modulares com vida útil de 10 anos.

“A caixa do trem é fabricada em alumínio e possui design aerodinâmico, o que reduz o peso e a resistência ao vento. O resultado é uma efetiva economia de energia para a movimentação sobre a via”, destacou a empresa.


Muito legal, não é mesmo? Vamos aguardar a continuidade das obras para ver como vai ser! E você, o que achou da novidade? Também ficou animado com as obras e será beneficiado com a linha para a região do aeroporto? Comente e participe!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção