logo Melhores Destinos

As 15 melhores cidades da Europa – confira o ranking da revista Travel+Leisure

Rafael Castilho
03/10/2020 às 5:03

As 15 melhores cidades da Europa – confira o ranking da revista Travel+Leisure

As 15 melhores cidades da Europa foram escolhidas pelos leitores da Travel + Leisure, uma das principais revistas de turismo internacional. Para chegar ao resultado, o World’s Best Awards da T+L 2020 avaliou critérios como pontos turísticos, monumentos, cultura, gastronomia, compras, custos e receptividade da população local.

Vale destacar que entre as 15 cidades escolhidas 11 estão em países do sul do continente europeu. Quatro delas na Espanha e cinco na Itália, país que abre e fecha a lista de premiados deste ano. É claro que não foram esquecidas algumas das grandes cidades da Europa, famosas por atrair milhões de turistas o ano todo.

A votação terminou no primeiro semestre deste ano e reflete a experiência de cada leitor em viagens antes da pandemia de Covid-19. Veja abaixo as 15 escolhidas.

15 – Ravena – Itália

Nota: 84,75

Esta cidade de 144 mil habitantes encanta por sua história. Na costa do Mar Adriático, Ravena foi ocupada por muitos povos ao longo dos seus milênios de existência: etruscos, romanos, bizantinos, lombardos.  Chegou a ser a terceira capital do Império Romano do Ocidente (entre 402–476). A diversidade arquitetônica e design urbano torna-a uma das favoritas para os visitantes no norte da Itália. Os primeiros monumentos cristãos de Ravena e os mosaicos de influência bizantina foram destaques apontados pelos leitores da Travel + Leisure. Ravena fica a 143 km ao sul de Veneza.

Ravena, Itália

14 – Veneza – Itália

Nota: 85,02

Esta cidade única e encantadora não poderia ficar fora da lista. É impossível ficar indiferente numa visita a Veneza. As construções, os canais, as pontes, as igrejas, os monumentos: cada passo revela uma história a ser descoberta, um novo mistério a ser revelado, um romance a ser vivido. Os leitores da Travel + Leisure usaram diversas palavras para expressar o sentimento pela cidade italiana, chamando-a de “mágica”, “encantadora” e “linda”. A Pérola do Adriático continua sendo um dos destinos mais fascinantes e icônicos da Europa.

13 – Praga – República Checa

Nota: 85,05

A capital da República Checa, Praga é um centro cultural e intelectual na Europa Central há séculos. Conhecida como a “Cidade das Cem Cúpulas”, Praga impressiona o visitante desde o primeiro instante por reunir uma grande quantidade de monumentos e construções de valor arquitetônico incomensurável. A cidade mistura o tradicional e o moderno encantando todos os tipos de visitantes.

12 – Paris – França

Nota: 85,23

“É difícil não amar Paris”, disse um leitor da Travel + Leisure, resumindo o teor geral dos comentários da premiação deste ano. “Paris sempre teve meu coração”, disse outro. E por um bom motivo: há muito para ver, começando com locais icônicos como o Louvre, Torre Eiffel e o Cemitério Père Lachaise. A cidade é um grande centro, repleto de opções para pessoas de todas as idades e mais diversos gostos, com paisagens de tirar o fôlego, cartões-postais mundialmente conhecidos e muito mais.

11 – Granada – Espanha

Nota: 85,31

A principal atração para muitos viajantes é Alhambra, um palácio mouro do século 13. Granada destacou-se na história como capital dos reinos muçulmanos Zirida (século XI) e Nasrida (séculos XIII a XV). Após a conquista pelos Reis Católicos em 1492, manteve-se como capital do reino castelhano de Granada até 1833.  Além da impressionante cidadela de Alhambra, os leitores da Travel + Leisure destacaram o bairro mouro de Albaicín e gastronomia local como imperdíveis.

10 – Madri – Espanha

Nota: 86,02

Uma grande metrópole com muita história, cultura e boa gastronomia. A capital espanhola aparece na décima posição do Prêmio da Travel + Leisure deste ano. Madri concentra em si três dos mais importantes museus do mundo: Museu do PradoReina Sofia e Thyssen-Bornemisza, e é uma fonte inesgotável de passeios para quem se interessa pelo mundo das artes e história. “Tem uma grande mistura de pontos turísticos e cultura, sem ser muito turística. E a comida é incrível”, destacou um dos leitores da revista.

Madri, Espanha

9 – Siena – Itália

Nota: 86,21

No coração da Toscana, Siena atrai turistas do mundo todo pelo seu esplendor arquitetônico. O seu centro histórico, protegido como Patrimônio Mundial da UNESCO, é principal lugar turístico com seu imponente Duomo, praças amplas, Fortaleza Medici e bairros medievais. O local também abriga o Palio, uma corrida de cavalos de origem medieval que ainda acontece na Piazza del Campo duas vezes no verão.

Siena, Itália

8 – Barcelona – Espanha

Nota: 86,25

Não seria exagero algum afirmar que Barcelona – a segunda maior cidade da Espanha, capital da Catalunha – é um destino turístico completo. E não é para menos. Afinal, a cidade é riquíssima do ponto de vista arquitetônico (incríveis obras de Antoni Gaudí), repleta de ruazinhas charmosas e pra lá de animadas, praças, museus, monumentos, belas praias, bons restaurantes, vida noturna agitada e muito mais.

7 – Cracóvia – Polônia

Nota: 86,80

Cracóvia, como grande parte da Polônia, sofreu muito na Segunda Guerra Mundial. Os nazistas ocuparam a cidade e perto dali construíram os maiores campos de concentração. Mas houve poucos bombardeios aéreos em Cracóvia, tanto que a sua arquitetura histórica foi poupada. Em 1978, a cidade velha tornou-se um dos primeiros locais do Patrimônio Mundial da UNESCO. Agora, a região de nascimento do Papa João Paulo II é novamente uma cidade próspera, conhecida no país como um centro de tecnologia e start-ups, e é uma visita obrigatória em qualquer itinerário da Polônia.

Cracóvia, Polônia

6 – Sevilha – Espanha

Nota: 87,00

“Esta cidade tem de tudo”, escreveu um leitor da Travel + Leisure. Sevilha, a capital e maior cidade da Andaluzia, tem tudo o que você deseja encontrar no sul da Espanha: arte e arquitetura Mudéjar, tipificada pelo palácio Alcázar; fabulosos espaços públicos como a Plaza de España; a modernidade do Parosol, e laranjeiras e bares de tapas até onde a vista alcança. Além disto a Giralda, o antigo minarete de mais de 100 metros de altura que foi convertido em torre sineira da Catedral de Sevilha, considerada desde 1987 um Patrimônio Mundial pela UNESCO. A igreja abriga o túmulo de Cristovão Colombo.

Sevilha, Espanha

5 – Porto – Portugal

Nota: 87,15

Nada melhor do que perder-se nas vielas e ruas da região central do Porto para conhecer os encantos da principal cidade do norte de Portugal. No sobe e desce de suas ladeiras o visitante se encanta com a arquitetura Art Déco. Depois caminhar até a margem do Rio do Douro para se maravilhar com uma paisagem única e terminar o dia em Gaia numa incrível degustação de vinho do Porto. A cidade portuguesa também abriga bons museus e galerias e tem uma gastronomia maravilhosa.

4 – Lisboa -Portugal

Nota: 87,34

Assim como uma paixão para os turistas brasileiros, Lisboa caiu no gosto mundial e ocupa a quarta posição do prêmio da Travel + Leisure. A capital portuguesa tem encantos mil e surpreende numa caminhada pelos bairros centrais ou numa garfada num belo prato típico português. Os leitores adoram esta cidade de meio milhão de habitantes para qualquer tipo de viagem, seja uma escapadela romântica, férias em família ou uma viagem solo. Um entrevistado disse: “É uma cidade grande o suficiente para uma diversidade de coisas para ver e fazer, mas ainda pequena o suficiente para ser fácil de se locomover e ter toneladas de singularidade e charme”.

3 – Roma – Itália

Nota: 87,90

É chamada de Cidade Eterna por um motivo: a capital da Itália atrai peregrinos, dignitários estrangeiros e turistas de lazer desde, bem, desde sempre. E embora a maioria das atrações principais de Roma tenha séculos de existência, esta é uma cidade viva e vibrante, com muito apelo para quem busca uma forma mais moderna de diversão. Bairros populares como Pigneto e Garbatella merecem uma visita, assim como as muitas galerias, bares de vinho, boutiques e restaurantes estelares da cidade. Como disse um leitor: “As refeições aqui são algumas das melhores do mundo – e uma garrafa de vinho no almoço não é desaprovada!”

Roma, Itália

2 – Istambul – Turquia

Nota: 88,14

A cidade mais populosa da Turquia oferece uma ponte literal entre a Europa e a Ásia e, como disse um leitor, “oferece os melhores elementos de ambas”. Além dos kebabs, raki, igrejas bizantinas e mesquitas otomanas, há também desenvolvimentos modernos interessantes que aumentarão a atração para os viajantes em Istambul. Entre eles está o novo Six Senses Kocataş Mansions, um “resort urbano” de 45 quartos dentro da mansão de um vizir otomano do século XIX. Outro é o Galataport, um espaço à beira-mar redesenhado que incluirá um parque, edifícios de uso misto e um novo porto de cruzeiros (conheça o projeto no vídeo abaixo).

1 – Florença – Itália

Nota: 89,21

Os segredos de Florença, cidade mais populosa da Toscana, são quase impossíveis de desvendar em apenas uma viagem. Alguns de seus encantos são fáceis de ver apenas andando por aí: o centro histórico designado como Patrimônio Mundial da UNESCO, com palácios Medici, igrejas renascentistas e pontes arqueando sobre o Arno. Os legados de Petrarca, Boccaccio e Dante. Obras de arte que são, simplesmente, algumas das mais famosas do mundo: David de Michelangelo, Primavera de Botticelli e Judith Beheading Holofernes de Artemisia Gentileschi.

Além das atrações óbvias, são tantos os pequenos detalhes que fazem desta cidade a favorita dos leitores da Travel + Leisure. Os entrevistados elogiaram sua atmosfera romântica, ruas para caminhar, excelente transporte público, jardins escondidos, praças iluminadas por lâmpadas, observação de pessoas, compras, gelato, bistecca alla Fiorentina e inúmeras opções de passeios de um dia na paisagem circundante. “O encantamento de Florence é infinito”, disse um leitor. Assim, Florença foi escolhida com a melhor cidade europeia para se visitar.

* Informações Travel + Leisure

E você o que achou da lista? Conhece alguma das cidades destacadas acima? Qual delas te encantou mais? Deixe seu comentário logo abaixo.

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção