logo Melhores Destinos

Melhor programa de milhas internacional: conheça os vencedores do Prêmio Melhores Destinos 2022

Orseni Pequeno
03/03/2023 às 17:13

Melhor programa de milhas internacional: conheça os vencedores do Prêmio Melhores Destinos 2022

Quantidade não significa qualidade? Bem, ao menos na escolha do melhor programa de milhas internacional, no Prêmio Melhores Destinos 2022, o ditado se mostrou verdadeiro. Disparado o programa de fidelidade internacional mais utilizado entre os leitores que participaram da votação, o TAP Miles&Go ficou de fora do top 10 da categoria.

O resultado é surpreendente, já que o programa da TAP venceu a última edição do Prêmio Melhores Destinos, realizada em 2019 (por conta da pandemia, não houve premiação em 2020 e 2021). E vale destacar que o método utilizado agora foi o mesmo de três anos atrás, com os leitores atribuindo notas para critérios como a facilidade para acumular milhas e resgatar passagens ou outros produtos e serviços, e a satisfação com o atendimento, promoções e parcerias dos programas.

Melhores programas de milhas internacional

No total, foram 18 concorrentes, um número significativo por se tratar de programas internacionais e considerando que os leitores só podiam avaliar aqueles dos quais participam.

Mas, se o TAP Miles&Go decepcionou, qual foi o melhor programa de milhas internacional em 2022? Algum palpite? Bora conferir o top 10 e saber mais sobre cada um dos programas!

10º – Privilege Club (Qatar Airways)

Assim como o TAP Miles&Go, o programa de milhas da Qatar Airways despencou no ranking do Prêmio Melhores Destinos na comparação com 2019, quando ficou com o quarto lugar.

A pior avaliação do programa foi no quesito acúmulo de pontos, ficando com a quinta nota mais baixa entre os 18 programas de milhas avaliados pelos leitores, com apenas 5,24 pontos.

Nos outros dois pontos de análise – resgate e satisfação com o programa – o Privilege Club foi melhor avaliado, com 6,04 e 5,88 pontos respectivamente, garantindo a última vaga no top 10.

Privilege Club, da Qatar Airways, foi eleito o 10º melhor programa de milhas internacional no Prêmio Melhores Destinos 2022.

Saiba mais

Com 4 categorias – Burgundy, Silver, Gold e, a principal delas, Platinum – o Privilege Club oferece aos seus participantes uma série de benefícios em viagens. Os associados Silver, por exemplo, têm prioridade de check-in e embarque, assentos preferenciais, franquia para excesso de bagagem, além de poderem acessar as salas VIP da Qatar, que estão entre as melhores salas de classe executiva do mundo.

Os membros Gold e Platinum também contam com as vantagens acima, além de alguns extras, como desconto para resgate de passagens on-line e a possibilidade de levarem convidados para as Salas VIP. Os membros Gold podem acessar com um convidado, enquanto os membros Platinum acessam com até dois convidados.

Além disso, os participantes do Privilege Club podem acrescentar até 9 familiares às suas contas, compartilhando benefícios e acumulando pontos Avios e prêmios do programa de forma mais rápida.

O Privilege Club também oferece status match com outros programas, incluindo o ALL, da rede de hotéis Accor. Como a Qatar Airways integra a Oneworld, aliança global que reúne outras 12 companhias aéreas (American Airlines, British Airways, Qantas, entre outras), ao conseguir status na All, você pode fazer status match na Qatar e também na Oneworld, conquistando benefícios em todas as empresas!

9º – Iberia Plus (Iberia)

O Iberia Plus é a primeira novidade no top 10 do Prêmio Melhores Destinos 2022 em relação ao ranking anterior. O programa se destacou, sobretudo, no critério que avaliou a facilidade nos resgates com pontos, com nota 6,25, a quarta maior entre todos os programas.

Nos outros dois quesitos avaliados, o programa da Iberia registrou nota inferior a 6 pontos, ficando com 5,43 no acúmulo de pontos e 5,61 na satisfação com o programa.

Iberia Plus, da Iberia, foi eleito o 9º melhor programa de milhas internacional no Prêmio Melhores Destinos 2022.

Saiba mais

O programa da companhia aérea espanhola conta com 6 categorias: Clásica, Plata, Oro, Platino, Infinita e Infinita Prime. Apenas na mais básica não há a possibilidade de status match na Oneworld (a Iberia também integra a aliança).

Já o upgrade de cabine está disponível em todas as categorias do Iberia Plus, sendo gratuito, mas limitado, nas principais categorias do programa e podendo ser obtido na troca de pontos Avios (sim, o Iberia Plus utiliza a mesma moeda do Privilege Club) nas categorias mais simples.

O Iberia Plus também oferece aos seus membros aquele “kit basicão” dos programas de milhas, como prioridade no check-in e embarque, franquia de bagagem gratuita, mas uma vantagem que chama atenção no programa é o limite emergencial de até 22.500 Avios, disponível a partir da categoria Platino. Com o benefício, é possível resgatar passagens e só depois juntar pontos para compensar, ficando com saldo negativo na conta enquanto isso.

8º – LifeMiles (Avianca Airlines)

O LifeMiles também não esteve no top 10 da última edição do Prêmio Melhores Destinos. Para garantir a oitava posição em 2022, o programa de milhas da Avianca obteve dos leitores as notas 6,02 para o resgate de passagens, produtos e serviços, 5,77 na satisfação com o programa e 5,52 no acúmulo de pontos.

LifeMiles, da Avianca Airlines, foi eleito o 8º melhor programa de milhas internacional no Prêmio Melhores Destinos 2022.

Saiba mais

O LifeMiles já foi um dos programas mais queridos dos brasileiros, na época em que vendia pontos com excelentes promoções que publicávamos com frequência aqui no Melhores Destinos (Quem se lembra?).

Assim como os programas anteriores, o programa também é parte de uma aliança, a Star Alliance, com status match em um número maior de companhias. Esse e os demais benefícios dos programas são oferecidos aos membros de acordo com o nível Elite alcançado, divididos entre Red Plus, Silver, Gold e Diamond.

Entre os muitos benefícios do LifeMiles, um foge ao padrão quando comparado aos demais programas de milhas internacionais: a Maternidade Elite. A vantagem é oferecida a membros Silver, Gold e Diamond que, por estarem grávidas, provavelmente viajarão menos. O benefício pode ser solicitado em até 6  meses após a data de nascimento do bebê, mediante apresentação da certidão de nascimento. Cada cliente tem direito a utilizar a Maternidade Elite por 3 vezes.

7º – Aeroplan (Air Canada)

O Aeroplan caiu duas posições no ranking dos melhores programas de milhas internacional do Prêmio Melhores Destinos. O programa da Air Canada até recebeu boas avaliações nos critérios de resgate de pontos (nota 6,11) e satisfação com o programa (nota 6,07), mas os 5,48 pontos recebidos no quesito acúmulo de pontos derrubou a nota final.

Aeroplan, da Air Canada, foi eleito o 7º melhor programa de milhas internacional no Prêmio Melhores Destinos 2022.

Saiba mais

O programa de fidelidade da Air Canada também oferece status match com a Star Alliance. Os membros das categorias 25K e 35K recebem o status Silver na aliança, enquanto os integrantes dos demais níveis elite do programa – 50K, 75K e Super Elite – alcançam o status Ouro.

Mas os requisitos para alcançar os níveis elite do Aeroplan não são tão simples. Para chegar à categoria Super Elite, por exemplo, o membro do programa precisa acumular durante o ano civil uma despesa mínima de 20 mil dólares em viagens com a Air Canada ou companhias aéreas integrantes da Star Alliance, além de registrar 100 segmentos de voo ou 100 mil milhas qualificáveis no mesmo período.

6º – Club Premier (Aeroméxico)

O Club Premier é mais uma novidade no top 10 dos melhores programas de milhas internacionais do Prêmio Melhores Destinos. O programa recebeu notas bem próximas nos 3 critérios de avaliação, ficando com 6,00 no resgate de pontos e 5,86 nos outros dois quesitos.

Club Premier, da Aeromexico, foi eleito o 6º melhor programa de milhas internacional no Prêmio Melhores Destinos 2022.

Saiba mais

O programa de milhas da Aeroméxico também conta com aquele pacotão básico de benefícios, com os participantes podendo utilizar os pontos para resgate de passagens aéreas e compra de serviços complementares em voos, como bagagem extra.

Quem alcança algum dos status do Club Premier – Ouro, Platino ou Titânio – ainda aproveita vantagens especiais, como bagagem adicional gratuita, marcação de assento sem custos e bilhete prêmio (1 por ano).

Na comparação com os programas já apresentados do top 10, o principal diferencial do Aeroplan é a possibilidade do status match com outra aliança de companhias aéreas, o SkyTeam, que conta com empresas como Air France, Aerolíneas Argentinas e KLM.

5º – Emirates Skywards (Emirates)

Assim como o Aeroplan, o programa de milhas da Emirates teve notas bem próximas e um 6,00 como maior pontuação, obtida no quesito satisfação com o programa. Nos outros dois critérios, notas parecidas, mas situações bem diferentes. Enquanto obteve a segunda maior nota para o acúmulo de pontos entre todos os programas avaliados, com 5,88, a pontuação para o resgate de pontos foi a menor do top 10, alcançado 5,95.

Saiba mais

O Emirates Skywards possui 4 categorias. Todos os participantes começam na Blue e podem avançar para a Silver, Gold e Platinum, de acordo com as milhas de categoria acumuladas ou a quantidade de voos realizados com a Emirates e Flydubai. Ao alcançar um novo status, você pode desfrutar dos benefícios por 14 meses, até uma nova avaliação.

Entre os benefícios oferecidos pelo programa, nenhuma grande novidade em comparação com outros programas de milhas. As principais vantagens, naturalmente, são exclusivas para os membros Platinum e incluem emissão de bilhete prêmio e milhas que não expiram. Apesar de não fazer parte de uma aliança, a Emirates tem parceria com diversas empresas, como TAP, Gol e Air Canada.

4º – SkyMiles (Delta Air Lines)

O SkyMiles subiu 3 posições na comparação com o top 10 do Prêmio Melhores Destinos em 2019. A melhor avaliação do programa foi no quesito resgate de pontos, com nota 6,35. No critério de satisfação do usuário, o programa da Delta também conseguiu nota superior a 6, registrando 6,05. Já no acúmulo de pontos o SkyMiles obteve 5,76.

SkyMiles, da Delta Air Lines, foi eleito o 4º melhor programa de milhas internacional no Prêmio Melhores Destinos 2022.

Saiba mais

Se o Emirates Skywards n˜ão oferece status match com alianças, no SkyMiles o benefício volta a aparecer, já que a Delta faz parte da SkyTeam. Para garantir a vantagem, no entanto, é necessário conquistar um nível Medallion no SkyMiles, seja Silver, Gold, Platinum ou Diamond.

Como em outros programas, para atingir o nível Medallion no Skymiles é necessário conseguir pontos qualificáveis, que não se confundem com a moeda do programa. Contudo, apenas pessoas residentes nos EUA podem conseguir um status Medallion.

3º – AAdvantage (American Airlines)

O AAdvantage inaugura o nosso pódio, depois de ficar fora do top 10 em 2019. O programa de milhas da Americana Airlines recebeu a segunda maior nota entre todos os programas avaliados no quesito resgate de pontos (6,55), foi muito no critério de satisfação com o programa, com nota 6,37, mas acabou perdendo a chance de conquistar uma medalha de outra cor ao receber 5,62 para o acúmulo de pontos.

AAdvantage, da American Airlines, foi eleito o 3º melhor programa de milhas internacional no Prêmio Melhores Destinos 2022.

Saiba mais

Estaria mentindo se falasse que não fiquei surpreso com a nota recebida pelo AAdvantage para o acúmulo de pontos, afinal, o programa permite aos membros juntar milhas nas formas mais tradicionais (em voos, inclusive com as companhias da OneWorld, em reserva de hotéis, no aluguel de carros e em parceiros do varejo) e ainda conta com um bônus para os clientes brasileiros, que podem juntar ainda mais pontos com os cartões de crédito Santander AAdvantage.

Mas não sou cliente do programa, e o que é muito positivo sobre o Prêmio Melhores Destinos é que a avaliação é realizada por quem utiliza os serviços, de modo que os membros do AAdvantange devem ter os seus motivos para justificar a nota atribuída ao acúmulo de pontos.

O programa de milhas da American Airlines possui 4 status, que podem ser alcançados mediante o acúmulo de Loyalty Points. Cada milha qualificada – que inclui todas as milhas básicas, bônus elite e milhas de bonificação de cabine – equivale a 1 Loyalty Point.

Com 40 mil Loyalty Points, você recebe o status Ouro no AAdvantage e Ruby na OneWorld (sim, tem status match!). Com 75 mil, se torna um cliente AAdvantage Platinum e avança ao status Sapphire na OneWorld. Juntando 125 mil Loyalty Points, você sobe ao nível Platinum Pro no programa de milhas da American Airlines e alcança o status Emerald na OneWorld. Finalmente, com 150 mil, você atinge o nível AAdvantage Executive Platinum e também ganha o status Emerald na OneWorld.

2º – Miles&Smiles (Turkish Airlines)

O Miles&Smiles saltou do 7º lugar em 2019 para garantir a medalha de prata no Prêmio Melhores Destinos 2022. O programa de milhas da Turkish Airlines foi o único, entre todos os programas avaliados, a receber nota igual ou superior a 6 nos três critérios de avaliação.

A maior nota do Miles&Smiles foi 6,68, no quesito satisfação com o programa, sendo também a maior nota recebida por qualquer programa nesse critério. Nos outros dois pontos de avaliação, o programa recebeu 6,18 para o resgate de pontos e 6 para o acúmulo.

Miles&Smiles, da Turkish Airlines, foi eleito o 2º melhor programa de milhas internacional no Prêmio Melhores Destinos 2022.

Saiba mais

O Miles&Smiles possui 4 níveis de associação, desde o Clássico, mais básico, passando por Classic Plus e Elite, até chegar ao principal status do programa, o Elite Plus. Nos dois primeiros níveis, os clientes recebem também o status Silver na Star Alliance, enquanto os membros Elite e Elite Plus têm status Gold na aliança.

As formas de acúmulo de pontos e os benefícios oferecidos pelo Miles&Smiles seguem o padrão dos demais programas de milhas, sem grandes novidades. É possível garantir pontos em voos, em compras com o cartão de crédito do programa e em parceiros no varejo. Entre as vantagens, tem franquia de bagagem extra e upgrade cabine. Os membros Elite Plus ainda podem presentear 3 pessoas com o status Elite.

1º – MileagePlus (United)

Saúdem o campeão! 🏆 Com uma história de superação digna de grandes filmes, o MileagePlus saltou do 10º lugar na última edição do Prêmio Melhores Destinos para levar o título de melhor programa de milhas internacional de 2022.

O MileagePlus recebeu a maior nota entre todos os programas no critério resgate de pontos, com 6,65, e teve ainda a segunda maior nota geral nos outros dois quesitos avaliados, ficando com 6,55 na avaliação de satisfação com o programa e 5,88 no acúmulo de pontos.

MileagePlus, da United, foi eleito o melhor programa de milhas internacional no Prêmio Melhores Destinos 2022.

Saiba mais

A inscrição no programa de milhas da United é gratuita. Contudo, para garantir mais benefícios, os membros do MileagePlus precisam conquistar status. São 4 categorias: Premier Silver, que combina o status Silver na Star Alliance, Premier Gold, Premier Platinum e Premier 1K, esses 3 últimos dando também o status Gold na Star Alliance.

Para alcançar algum status, é necessário combinar determinada quantidade de segmentos de voos com pontos qualificáveis Premier ou simplesmente cumprir uma meta mais elevada de pontos de qualificação, que podem ser obtidos em voos pela Unites e por companhias aéreas integrantes da Star Alliance, além de parceiras de conexão, nas despesas realizadas em voos, como a compra de assentos preferencias, e nas compras com cartões de crédito MileagePlus.

Com qualquer status, os membros do Mileage Plus contam com o benefício de malas despachadas gratuitamente em viagens na classe econômica (a quantidade vai variar de acordo com o nível) e na cabine Premium (3 malas em todos os status), prioridade no check-in e embarque, alterações de voo sem custos, desde que na mesma classe de tarifa, e upgrades instantâneos para cabine premium, se houver disponibilidade.


E aí, acertou o vencedor? Fala a verdade, hein? 😄

Vale destacar que muitos dos programas listados acima possuem parceria com os programas nacionais, tanto das companhias aéreas, como dos bancos, o que permite, por exemplo, que você transfira pontos da Livelo para o Mileage Plus, Club Premier e Iberia Plus. Entretanto, as opções de transferência de pontos disponibilizadas nem sempre são vantajosas, por isso é importante fazer uma boa análise antes de enviar pontos de um programa para outro.

Agradecemos aos leitores que participaram da votação e nos ajudaram a escolher o melhor programa de milhas internacional. E, claro, parabenizamos todos os programas, em especial, o Mileage Plus, grande vencedor da categoria no Prêmio Melhores Destinos 2022.

E se você quiser conhecer os campeões de todas as categorias, é só dar o play no vídeo abaixo. 😉

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção