Latam coloca inteligência artificial para monitorar operações no aeroporto
Latam coloca inteligência artificial para monitorar operações no aeroporto
A inteligência artificial tem avançado rapidamente em todas as áreas, e na aviação não é diferente. Prova disso é que a Latam acaba de se tornar a primeira companhia aérea brasileira a monitorar parte de suas operações aeroportuárias com o uso de IA e câmeras no país. A empresa instalou recentemente a tecnologia no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, seu maior hub (centro de conexões), para medir em tempo real a pontualidade, a qualidade e a eficiência das operações em solo de suas aeronaves.
A inovação pode reduzir o tempo médio das aeronaves paradas e foi testada e desenvolvida durante 12 meses pelo Latam Labs (núcleo de inovação da operadora) em parceria com a empresa de softwares Synaptic Aviation. Segundo a companhia, os dados possibilitarão ter mais eficiência operacional e, consequentemente, uma melhor experiência dos clientes, com qualidade e segurança.
Como funciona o novo sistema
O novo sistema de monitoramento da Latam no Aeroporto de Guarulhos utiliza câmeras e inteligência artificial para rastrear todos os movimentos da operação ao redor de suas aeronaves em solo. Como um verdadeiro raio-x em tempo real, fornece métricas operacionais (atualização dos horários previstos de decolagem, tempo de utilização do portão e tempos de conexão da unidade de fornecimento de energia terrestre).
Também permite prevenir danos com objetos estranhos, verificar o status da ponte de embarque/desembarque (finger) e fornece relatórios de conformidade que ajudam a aérea a manter as medidas de segurança ao redor de toda a aeronave em solo. O resultado é uma operação mais segura em todos os aspectos.
A inteligência artificial entra em ação quando detecta que uma aeronave da Latam aproxima-se do portão de embarque/desembarque e imediatamente começa a rastrear toda a atividade de solo iniciada ao seu redor para fornecer um registro dos eventos, com direito a videoclipes dos momentos mais relevantes. É desta forma que são registrados, por exemplo, se a aeronave está acoplada ao portão quando a ponte de embarque e desembarque (finger) é anexada ou mesmo quando estão sendo fornecidos ao avião recursos de solo como ar condicionado e energia elétrica.
Vamos torcer para que a tecnologia realmente otimize a operação e facilite a vida do viajante não é mesmo?