Latam vai comprar a Voepass? Veja o que diz a companhia
Latam vai comprar a Voepass? Veja o que diz a companhia
Uma notícia movimentou o mercado de aviação brasileiro na tarde desta quinta-feira: a Latam teria adquirido a Voepass (antiga Passaredo), companhia aérea especializada em voos regionais que opera com aeronaves ATR. A notícia foi inicialmente divulgada pelo Diário do Nordeste.
A potencial compra da Voepass é relevante, pois representaria uma entrada mais efetiva da Latam em rotas que atualmente não são operadas por ela, mas que são atendidas pela concorrente Azul.
No entanto, em nota enviada ao Melhores Destinos, a Latam esclareceu que a notícia não é bem assim. Na verdade, o que ocorreu foi um acordo financeiro submetido à análise do CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o órgão regulador da concorrência no Brasil – no qual a Latam estaria fornecendo apoio à Voepass para ampliar slots e destinos atendidos.
A Voepass e a Latam já têm um acordo de compartilhamento de voos (codeshare), onde passagens da primeira são vendidas nos canais da segunda. Assim, um viajante pode fazer uma viagem em conexão com as duas empresas no mesmo bilhete. Com o novo aporte financeiro, a Latam poderá atender mais destinos com demanda menor ou que os aeroportos não podem receber aeronaves maiores.
A Latam acrescenta que uma eventual participação acionária futura na Voepass “é apenas uma das opções de garantia para esta operação”.
Ou seja, pelo menos por enquanto, as duas empresas permanecem separadas, mas com uma ligação mais estreita através do codeshare.
Entre os destinos atualmente atendidos pela Voepass para a Latam estão Fernando de Noronha, Feira de Santana, Pelotas, Presidente Prudente, Cascavel e Chapecó, dentre outros.
Confira a íntegra da nota da Latam:
A LATAM Airlines Brasil esclarece que não procedem as notícias sobre uma suposta compra da VOEPASS pela LATAM. As empresas, parceiras de codeshare, submeteram para análise prévia do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) uma operação de apoio financeiro da LATAM para a VOEPASS com otimização de seus slots para ampliar as opções de voos e destinos no mercado aéreo brasileiro. Uma eventual futura participação minoritária da LATAM na VOEPASS é apenas uma das opções de garantia para esta operação.