Má notícia! Iberia alega erro de tarifa e cancela passagens baratas para Seychelles
Má notícia! Iberia alega erro de tarifa e cancela passagens baratas para Seychelles
A companhia aérea espanhola Iberia divulgou um comunicado para os agentes de viagem determinando o cancelamento de todos os bilhetes para as Ilhas Seychelles emitidos nos dias 17 e 18 de janeiro, quando foi possível comparar passagens por R$ 1.724 ida e volta, conforme noticiamos no Melhores Destinos. A alegação da empresa é que houve um “erro evidente na alimentação das tarifas para essa rota, publicadas em um valor equivalente a 10% (dez por cento) da tarifa real e correta”.
A decisão da Iberia é polêmica, uma vez que os bilhetes cancelados já tinham sido efetivamente emitidos e o valor cobrado pela empresa dava margens para o entendimento de que se tratava de uma oferta real e não de um erro de tarifa. Por exemplo, em 2017 publicamos uma promoção da Qatar para Seychelles por R$ 1.860, que não foi erro de tarifa. Em novembro de 2018, foi a vez da Lufthansa e da Swiss oferecerem voos para Seychelles mais um destino europeu a partir de R$ 2.380. Mais uma vez, era uma oferta real que foi honrada pelas empresas.
Vale destacar um caso recente, quando a American Airlines vendeu milhares de passagens para Nova York por R$ 600 com bagagem inclusa, que de acordo com a empresa se tratou de um erro de tarifa, mas sua decisão foi honrar as reservas de todos os bilhetes que haviam sido emitidos antes da falha ser corrigida. Uma postura louvável, já que é quase impossível para o cliente saber nestes casos quando se trata de uma ação promocional e quando é de fato um erro da empresa.
Lamentamos pelos leitores que tiveram os bilhetes cancelados e torcemos para que a Iberia reconsidere sua decisão.
Confira o comunicado da empresa para as agências de viagens que o Melhores Destinos teve acesso:
Comunicado da Iberia
São Paulo, 20 de janeiro de 2021
“Prezado Agente de Viagem,
Inicialmente, esperamos que estejam todos bem. O motivo dessa comunicação é avisá-lo sobre as reservas aéreas que se realizaram através de sua agência de viagem nos dias 17 e 18 de janeiro para voar com a Iberia no trajeto Rio de Janeiro para Ilhas Seychelles com escalas em Madrid e Doha. Desses três trechos, os dois últimos são voos de código compartilhado operado pela Qatar Airways. Em razão de um erro evidente na alimentação das tarifas para essa rota, estas foram publicadas em um valor equivalente a 10% (dez por cento) da tarifa real e correta. Por esse motivo, iremos proceder com o cancelamento dessas reservas e, consequentemente, com a devolução de todos os valores pagos pelos clientes afetados, para o qual necessitamos sua plena e imediata colaboração.
Felizmente, detectamos o erro dentro das 24 horas seguintes das primeiras reservas e, desde a última segunda-feira dia 18 de janeiro, a venda dessas tarifas foi paralisada com a correção dos valores das tarifas. Esperamos que nossa rápida reação possa minimizar os problemas com nossos clientes comuns.
Nosso sincero pedido de desculpa à sua agência e aos clientes pelos dissabores que essa situação pode ter causado.
Confiando em nossa parceria, solicitamos que avisem aos clientes afetados, com a maior brevidade possível, enviando e-mail comunicando o cancelamento da sua reserva, com as informações de reembolso integral.
No referido e-mail, ainda solicitamos que seja esclarecido aos clientes afetados que o cancelamento se deu em decorrência de erro crasso, tendo em vista a discrepância de valores que foram ofertados. Importante esclarecer para eles que a Iberia retirou a oferta de seu sistema assim que houve ciência do referido erro, bem como publicou errata em menos de 24 horas, com a finalidade de erradicar qualquer dano que possa ter sido causado ao consumidor.
Novamente, enviamos nossos sinceros pedidos de desculpa e encontramos a vossa disposição.
Cordiais saudações,
Iberia Lineas Aereas de Espana Sociedad Anonima Operadora”
E você, foi impactado pela decisão da empresa? Comente e participe.
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