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Companhias aéreas criticam restrição no Santos Dumont: vai prejudicar os passageiros

Thayana Alvarenga
15/08/2023 às 11:32

Companhias aéreas criticam restrição no Santos Dumont: vai prejudicar os passageiros

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (Iata) criticou a decisão que restringe voos a partir do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, a um raio de até 400 quilômetros e com aeroportos de operação regular doméstica a partir de 2 de janeiro de 2024. Segundo a Iata, a determinação está em desacordo com as regras internacionais e deve frear a oferta de voos para a cidade do Rio de Janeiro em seus dois aeroportos.

“Aproximadamente 60% dos voos programados para SDU são para outros destinos além de São Paulo – Congonhas e Brasília e dificilmente serão transferidos na integralidade para o outro aeroporto”, diz a nota oficial enviada à imprensa pela Iata.

Ainda de acordo com a nota, “a medida também reduz a atratividade do mercado brasileiro, prejudicando o ambiente de negócios no país devido às incertezas e falta de previsibilidade geradas tão fundamentais para o bom funcionamento desse sistema global e complexo que é o transporte aéreo”.

A Iata informou que, ao limitar a oferta de voos de e para o Santos Dumont, a resolução prejudica diversas partes – a começar pelos enormes danos aos passageiros. “Os impactos negativos afetarão toda a cadeia do transporte aéreo e a conectividade do Rio de Janeiro. Também compromete a segurança jurídica do país – pilar essencial para permitir o desenvolvimento de negócios no setor, além de constituir um péssimo precedente de restrições para o país e a região”, conclui a nota oficial.

“O direito do passageiro de escolher para onde voar não deve ser limitado por decisões que definam os destinos de um aeroporto. Uma aviação próspera está pautada na liberdade de mercado, portanto a decisão sobre os destinos a partir do Santos Dumont deve ser uma escolha individual dos passageiros. Deixar as empresas aéreas livres para oferecer o valor da aviação aos seus clientes, considerando o contexto operacional do aeroporto, é fundamental”, disse Peter Cerda, vice-presidente regional da IATA para as Américas.


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