logo Melhores Destinos

No mundo da lua! Rede de hotéis Hilton planejava construir hotel lunar ainda no ano de 1967

Thiago Ibrahim
14/06/2021 às 15:03

No mundo da lua! Rede de hotéis Hilton planejava construir hotel lunar ainda no ano de 1967

Em 1969, o astronauta Neil Amstrong entrou para história ao pisar na lua e dizer sua célebre frase “Um pequeno passo para um homem, um saldo gigantesco para a humanidade”. Em 1968 o premiado cineasta Stanley Kubrick lançou o futurista “2001: Odisseia no Espaço”, um de seus maiores sucessos nos cinemas. O filme explora a vida no espaço e conta com uma cena num hipotético hotel Hilton. Mas dois anos antes do homem pisar na lua e um ano antes da premiada ficção-científica estrear nos cinemas, a famosa rede de hotéis Hilton já planejava um confortável hotel lunar. Ou pelo menos era o que o ambicioso Barron Hilton, seu então presidente, desejava.

Em 2 de maio de 1967, numa conferência da Sociedade Americana de Astronomia Barron comentou “Dificilmente se passa um dia sem que alguém me pergunte, de maneira divertida, quando o Hilton Lunar será inaugurado. Eles estão brincando, é claro, mas eu não vejo isso como uma piada. Eu acredito firmemente que vamos ter Hiltons no espaço sideral, talvez até mesmo em breve, para que eu oficialize a abertura formal do primeiro.”

Funcionários do Hilton promovendo a ideia de Barron num desfile de astronautas, em Nova York

De acordo com Mark E. Young, historiador da Universidade de Houston, a declaração e os planos do presidente da rede de hotéis foram noticiados pelos jornais de todo o planeta, na época, já que o mundo respirava a corrida espacial, no auge da Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética.

O conceito futurista de Barron, chamou atenção das pessoas e houve até quem escrevesse cartas para a empresa querendo fazer reservas. A estrutura incluiria o Orbiter Hilton, um módulo de 14 níveis que acomodaria até 24 pessoas em viagens curtas ao espaço e onde seria possível inclusive pernoitar, numa espécie de escala. De lá partiriam capsulas com 6 passageiros cada com destino à lua.

Já o Hilton Lunar seria um hotel subterrâneo completo na lua. O planejado era que o complexo tivesse 3 níveis: na parte inferior ficariam os equipamentos e toda a parte de engenharia; no piso intermediário ficariam corredores de 120 metros com os 100 quartos, bem ao estilo Hilton, que acomodariam os hóspedes; e no superior um espaço comum que incluiria a recepção e um lounge para coquetéis.

Para ajudar a vender melhor a ideia, Barron pediu a ajuda de Don Douglas, presidente da McDonnell Douglas, uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo, solicitando um estudo de viabilidade da ideia. O estudo foi feito por alunos da Universidade Cornell e contou com esboços e muitos detalhes.

Um dos detalhes que constavam no esboço era o desenho de uma das acomodações e um modelo de chave futurista de um dos quartos.

Barron Hilton era ao mesmo tempo brincalhão e visionário, um grande apaixonado por aviação e sabia, inclusive, pilotar aviões e helicópteros. Ele costumava usar seu rancho “Flying M”, que ficava em Nevada, para organizar competições de aviões e encontros entre pilotos e astronautas. Falecido em 2019, quando o turismo espacial começava a ser levado a sério, infelizmente Barron não viu seu projeto virar realidade.

Há alguns anos muitas empresas privadas, principalmente norte-americanas, entraram no jogo para explorar o turismo espacial. Assim surgiram os projetos da Virgin Galactic, Boeing, Orbital, Blue Origen, SpaceX, XCOR, entre outras. Será que em breve o projeto do Hilton Lunar sairá do papel e será realizado?

Com informações da CNN Travel


O que você acha disso? Tem vontade de conhecer o espaço? Se pudesse, pagaria para fazer uma viagem dessas? Deixe seu comentário!

 

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção