Polêmica! Companhia aérea do Havaí impõe pesagem obrigatória a passageiros
Polêmica! Companhia aérea do Havaí impõe pesagem obrigatória a passageiros
Quando vamos voar de avião já estamos habituados a pesar as malas no check-in. Agora imagine se você também fosse obrigado a se pesar antes de entrar no avião? Imaginou? Pois é exatamente o que a Hawaiian Airlines – companhia aérea norte-americana – está fazendo com alguns de seus clientes.
Segundo uma reportagem da BBC Brasil, o Departamento de Transportes dos Estados Unidos está investigando a companhia aérea após denúncia formal de dois passageiros da Samoa que viajavam de Honolulu para Pago-Pago, que teriam sido obrigados a subirem em uma balança antes de entrarem no voo.
Eles teriam ficaram revoltados com a Hawaiian Airlines porque não puderam escolher seus próprios assentos no avião. A companhia aérea argumentou ter registrado um aumento na média de peso dos passageiros, e que por isso precisava distribuir a carga “uniformemente” na aeronave.
Um dos autores da reclamação, Avamua Dave Haleck, afirmou que a nova regra é “discriminatória” e é uma injustiça, porque só está sendo aplicada em voos entre Honolulu e a capital da Samoa Americana. Mas a companhia aérea alegou questão de segurança, se vendo obrigada a “gerenciar a distribuição de peso na aeronave”.
Em meio à polêmica, a medida não seria total coincidência, já que a Samoa Americana está entre os locais com maior taxa de obesos no mundo inteiro. A obesidade é considerada um problema em proporções de epidemia nas ilhas do Pacífico – principalmente por causa do costume dos moradores de consumir comida fast-food barata e importada.
“Os resultados dessa pesquisa confirmaram que o peso da cabine da nossa aeronave era maior do que o projetado. Isso nos obriga a gerenciar a distribuição de peso pela aeronave em cada corredor e nós escolhemos fazer isso garantindo que um assento em cada corredor fique vazio ou seja ocupado por uma criança abaixo de 13 anos”, explicou a empresa.
“A decisão de definir os assentos no aeroporto foi feita porque essa é a maneira mais eficiente de gerenciar a distribuição de peso pelo avião. Isso nos permite garantir que famílias e crianças possam sentar juntas, por exemplo, e minimiza a confusão criada quando se tenta trocar assentos já pré-selecionados.”
A Hawaiian Airlines costuma operar aviões de grande porte nessa rota, como Boeings 767-300, com capacidade de transportar 269 pessoas por uma média de 11.090 km – quase três vezes a distância entre Honolulu e Pago-Pago. Isso nos faz pensar, então, se não se trata de um exagero? Ou preconceito mesmo… Possivelmente, estimar o peso dos passageiros obesos seria efetivo para a segurança, e muito mais delicado!
Não é a primeira polêmica entre companhias aéreas norte-americanas e obesos. Volta e meia alguma empresa ameaça cobrar dois bilhetes de clientes com excesso de peso.
Segundo a reportagem da BBC, o Departamento de Transporte dos Estados Unidos afirmou que está investigando as reclamações contra a Hawaiian Airlines.