logo Melhores Destinos

Guarapari: praias, atrações e dicas do balneário no Espírito Santo!

Camille Panzera
10/02/2022 às 5:00

Guarapari: praias, atrações e dicas do balneário no Espírito Santo!

Guarapari é uma cidade do litoral capixaba onde o turismo é famoso já há vários anos. Se você é capixaba (ou mineiro) provavelmente já ouviu falar da cidade e da beleza de suas praias, mas muita gente de outras regiões do país não sabe bem onde fica e nem quais são suas atrações. Confira, então, todas as nossas dicas de Guarapari.

Guarapari

Localizada a cerca de 55 km da capital do Espírito Santo, Vitória, Guarapari é uma cidade que faz parte da região metropolitana e tem uma enorme quantidade de praias. O lugar costuma ser muito visitado como destino de verão dos próprios capixabas e de moradores dos estados vizinhos. No período de férias escolares e feriados Guarapari fica bastante animada e é uma ótima pedida para curtir alguns dias de descanso na beira do mar, comer uma boa moqueca, passear de escuna e conhecer sua biodiversidade marinha ou então aproveitar os shows e festas da cidade.

Guarapari, ou para nós capixabas “Guarapa”, tem praias para todos os gostos. É no verão que a cidade ferve, mas ao longo de todo o ano dá para curtir o mar da cidade. O balneário tem praias mais movimentadas e para badalação, tem praias calminhas para crianças, trechos com piscinas naturais, e praias bem isoladas e com poucas pessoas — basta escolher o tipo de praia que mais te agrada.

Onde fica Guarapari

Guarapari fica localizada no Espírito Santo, a cerca de 55 km de Vitória e 52 km de Vila Velha. A cidade tem cerca de 130 mil habitantes e em torno de 46 praias e enseadas — muitas praias diferentes e para todos os públicos.

guarapari mapa

Como chegar a Guarapari

Guarapari tem um aeroporto próprio, que recebe aeronaves pequenas, mas a forma mais usual de chegar ao Espírito Santo é através do Aeroporto de Vitória, que tem voos para as principais capitais brasileiras.

A partir do Aeroporto de Vitória são cerca de 63 km até o Centro de Guarapari, que você pode percorrer de táxi, Uber, ônibus e de carro alugado. A melhor forma de deslocamento dependerá do ritmo da viagem que você pretende ter ao longo dos dias na cidade (explicamos melhor abaixo).

De carro a partir do Aeroporto de Vitória, é possível fazer o trajeto de 78 km através da BR-101 ou 63 km pela ES-060/Rodovia do Sol, que tem pedágio (R$10,90 para carros). O tempo de deslocamento nos dois trajetos costuma ser similar, mas se você quer poder aproveitar uma paisagem mais bonita, sugerimos a segunda opção, com trajeto que passa pela Terceira Ponte e Rodovia do Sol, onde poderá ver o litoral capixaba e o Convento da Penha, a principal atração turística do Espírito Santo.

guarapari dicas

Praia das Castanheiras, Guarapari

Transporte em Guarapari

Guarapari tem serviço de transporte público, táxi e Uber. Mas se você pretende explorar várias praias diferentes da cidade, vale a pena alugar um carro. Se, no entanto, você prefere frequentar apenas as praias próximas do local onde está hospedado, talvez o carro alugado não valha tanto a pena assim, principalmente porque na alta temporada pode ser bem chato conseguir vaga para estacionar. No centro da cidade é necessário pagar o parquímetro, mas em momentos de cidade cheia, é difícil conseguir vaga. Pese prós e contras antes de fazer sua escolha.

Uma outra informação relevante é que Guarapari tem muitas praias, um litoral com cerca de 35 km e que abriga diferentes áreas de hospedagem. Então você tem a opção de passar mais tempo na praia próxima de onde escolheu de hospedar ou todo dia ir para um lugar diferente e nessa segunda opção, será necessário pensar no meio de transporte, já que em muitas praias só se chega de carro ou até a pé.

Alternativamente ao carro alugado, você pode visitar as praias da cidade com Uber/táxi, já que depender do transporte público para ir para as todas as praias pode ser um pouco demorado.

O que fazer em Guarapari

Guarapari tem muitas praias e são elas as principais atrações da região, mas além de curti-las você pode aproveitar seu tempo para fazer um passeio de escuna e explorar o litoral  por novos ângulos, fazer seu primeiro mergulho com cilindro e curtir as festas da cidade.

1. Praias de Guarapari

As praias, sem dúvidas, são o principal motivo de Guarapari conquistar grandes fãs. Algumas das praias da cidade possuem areias pretas, as chamadas areias monazíticas, cujas propriedades são consideradas terapêuticas e por isso estudadas em estudos locais.

As praias do Centro, Areia Preta, Praia das Castanheiras e Praia dos Namorados, correspondem ao local onde o turismo se iniciou em Guarapari — são boas para quem procura por piscinas naturais, enquanto Bacutia e Peracanga são melhores para quem busca por badalação. Cada uma das praias tem Guarapari tem um perfil e público diferente, então dá para conhecer uma praia diferente todo dia!

2. Areia Preta

Essa é uma das praias do centro de Guarapari e como o próprio nome já indica, ela tem uma parte de sua areia bem escura, conhecida por ter propriedades medicinais, a chamada a areia monazítica. A praia tem água calminha e clara, mas que nem sempre parece tão clara assim pelo tom mais escuro da areia.

3. Praia das Castanheiras

Muito tradicional entre os veranistas, a Praia das Castanheiras é uma das mais movimentadas na cidade, onde fica o burburinho de Guarapari. Ela tem sombra natural feita pelas árvores conhecidas como Castanheiras, águas super claras e limpas, além de piscinas naturais formadas no período de maré baixa.

A Praia das Castanheiras é uma ótima pedida para famílias com crianças! No calçadão da praia ficam algumas barracas que oferecem bebidas e petiscos e na areia pessoas alugam guarda-sol e cadeiras.

praia castanheiras guarapari

4. Praia dos Namorados

Vizinha da Praia das Castanheiras, a Praia dos Namorados é uma praia bem pequena, com cerca de 70 metros de extensão. Ela também tem águas calmas e conta com um quiosque próximo para quem busca por estrutura. É uma ótima opção para quem está hospedado no centro e ao seu redor tem muitas pedras, onde se pode caminhar.

praias guarapari namorados

Praia dos Namorados, Guarapari – ES

5. Praia do Morro

Ela é a praia mais urbanizada e estruturada de Guarapari. Com cerca de 4 km de extensão, a Praia do Morro é um bairro com muitos edifícios e apartamentos de veranistas que em uma de suas extremidades tem o Parque Morro da Pescaria, em que você pode fazer uma caminhada.

praia do morro guarapari

Praia do Morro, Guarapari – ES

Ao longo da praia você encontrará diversos quiosques, banheiros e duchas, além de ciclovia no calçadão. Nas areias sempre há vendedores ambulantes oferecendo guarda-sol e cadeira para aluguel, além de picolés, milho e queijo coalho, por exemplo. É uma das praias que fica mais cheia em Guarapari, onde costumam ocorrer os festejos do Réveillon.

O mar da praia do Morro não é completamente sem ondas, mas elas não chegam a ser muito fortes. O trecho do mar junto ao Parque do Morro da Pescaria é mais tranquilo, ideal para famílias com crianças. Ao longo de toda a orla você conta com quiosques e também com a facilidade de ter restaurantes na avenida a beira-mar.

6. Praia de Meaípe

A praia de Meaípe é uma das mais conhecidas de Guarapari e onde ficava uma aldeia de pescadores. A praia tem águas calmas, com áreas onde se concentram a areia monazítica. Boa parte da faixa de areia da praia foi tomada com a subida do mar, então o trecho de areia que restou para colocar cadeiras e guarda-sois é bem limitado.

De toda forma, Meaípe é uma das praias mais tradicionais do Espírito Santo e que vale a pena visitar, nem que seja para comer uma moqueca capixaba. Em Meaípe ficam restaurantes de moqueca muito conhecidos, como o Cantinho do Curuca e Gaeta. Para quem curte festas e badalação, também é um destino excelente, porque é em Meaípe que fica a Multiplace Mais, casa de shows com mais de 20 anos de shows no verão capixaba e o Café de la Musique, presente em diferentes cidades brasileiras.

praia de meaipe guarapari

Praia de Meaípe, Guarapari – ES

7. Bacutia

A Praia da Bacutia é uma das mais conhecidas de Guarapari e uma das mais procuradas entre os jovens. Ela não tem quiosques ou barracas, mas conta com vendedores ambulantes e pessoas que alugam guarda-sol e cadeiras. A praia tem mar calmo, areia de um tom amarelo escuro e água clara. No verão a praia fica cheia, mas em outros períodos do ano é mais tranquila.

bacutia guarapari

Praia da Bacutia, Guarapari – ES

8. Pecaranga

Vizinha da Bacutia, Peracanga é uma praia bem longa, de mar tranquilo, cercada pela vegetação rasteira. Por ser uma praia longa e que está mais distante do circuito de badalação, costuma ser um lugar procurado por quem ser sossego e está em família.

praia de peracanga guarapari

Praia de Peracanga, Guarapari

9. Setiba

Setiba é uma das melhores praias de Guarapari para quem procura estrutura na beira do mar. Sua água é clara e geralmente calma, com areia fofa e vários quiosques ao redor, onde você pode pedir uma bebida ou petisco. Costuma ser uma boa pedida para famílias com crianças e grupos de amigos que querem contar com alguma estrutura na beira do mar.

10. Praia dos Padres

Pequenina e surpreendente, a Praia dos Padres está cercada por dois morros e seu acesso é feito através de uma escadaria. Linda, escondida e cheia de castanheiras, a praia é um ótimo lugar para quem procura um espaço tranquilo e sem tanta gente. Fora da alta temporada, costuma ser uma ótima opção para quem procura uma praia sem um grande público.

praia dos padres guarapari

Praia do Padre, Guarapari – ES

11. Três Praias

As Três Praias (que na verdade podem até ser consideradas 4 praias), são um conjunto de praias cujo acesso se faz através da Praia dos Adventistas. As praias estão separadas por pedras, e todas têm um mar bem calminho, com água clara, ótima para crianças e para quem busca um mar estilo piscininha.

As praias são pequenas, mas ótimas para quem busca tranquilidade e está em família. Por seu acesso mais trabalhoso e distante de um estacionamento, é um local que costuma ser mais vazio, mesmo em épocas em que a cidade está mais cheia.

tres praias guarapari

12. Praia dos Adventistas

A Praia dos Adventistas tem areia firme, de cor mais escura e ondas relativamente fracas. É uma praia com algumas castanheiras que fazem sombra natural e embora não seja uma das praias mais famosas e bonitas da cidade, oferece acesso a outras duas praias: Três Praias e Aldeia da Praia. Ela é uma praia pequena, cercada por pedras e que tem a foz de um pequeno rio em uma de suas extremidades — uma delícia para quem está com crianças!

praia dos adventistas guarapari

Praia dos Adventistas

Outros passeios em Guarapari

13. Parque Estadual Paulo César Vinha

O Parque Paulo César Vinha fica dentro do município de Guarapari, mas fora do centro da cidade. Ele compreende uma área de restinga na beira do mar, com cerca de 1.500 ha e cerca de 11 km de praias. O espaço possui uma vegetação rasteira, trilhas, praias, mirante, áreas alagadas e a Lagoa dos Caraís, uma lagoa com águas vermelhas que fica na beira do mar e é a maior atração do local.

parque paulo cesar vinha

Lagos do Caraís, Parque Paulo César Vinha

Para acessar a Lagoa do Caraís, é possível alugar um caiaque e atravessar a lagoa remando ou também caminhando cerca de 2,5 km a partir da sede administrativa do parque. O passeio é muito legal, ótimo para quem procura uma atividade diferente, que muita gente não conhece. A Lagoa e o Mirante são lindos e em alguns momentos a água do mar e da lagoa se encontram, tornando o cenário ainda mais especial porque a cor e temperatura da água da lagoa e do mar são bem diferentes.

A entrada é gratuita e o parque conta com uma sede onde há banheiros e estacionamento para carros. Recomendamos o uso reforçado de protetor solar, boné/chapéu e levar água e um lanche para alimentar-se durante o passeio porque o local não conta com nenhum tipo de comércio. Vá preparado!

15. Passeio de Escuna em Guarapari

Para quem gosta de explorar a cidade por novos ângulos e conhecer várias praias em um mesmo dia, um passeio bem tradicional em Guarapari é o passeio de escuna, oferecido por diferentes empresas. O passeio parte do centro da cidade, pode contemplar diferentes roteiros e visitar diferentes praias. Geralmente também há parada de 20 a 30 minutos para banho e a duração da atividade varia entre 2 e 3 horas.

Os barcos têm música e para quem gosta de algo mais animado, tem até a opção de passeio em um barco pirata. O passeio sai do Centro, no píer do Canal de Guarapari e ao longo do tour há guias que informam sobre os cenários vistos.

16. Parque Morro da Pescaria e Praia do Ermitão

O Parque Morro da Pescaria está localizado em um dos extremos da Praia do Morro e é mais um dos passeios para quem procura fugir do roteiro mais tradicional da cidade.

praia vermelha guarapari

Praia Vermelha, no Parque Morro da Pescaria – Guarapari

O parque tem uma trilha principal que oferece uma vista linda de Guarapari e tem acesso a duas praias: a Praia da Areia da Vermelha e a Praia do Ermitão, que corresponde ao fim da trilha com cerca de 1 km.

A Praia da Areia Vermelha, logo no começo da trilha, é minúscula e possui em alguns trechos uma areia colorida, originárias das pedras ao seu redor — o nome de “areia vermelha” é um pouco exagerado para o que vimos por lá, a areia até é vermelha, mas sua quantidade misturada a areia amarela é pequena.

Já para quem procura um lugar calmo e bem preservado, a Praia do Ermitão, a 1 km da entrada do parque, é uma ótima dica! Ela é pequena, cercada pela restinga e por pedras e tem um quiosque aberto até às 16 ou 17h (dependendo do período do ano) onde se pode comprar bebidas e um lanche. A água da praia é bem clarinha, com mar muito calmo e a faixa de areia bem curtinha! A entrada do parque custa R$ 4 por pessoa e ele funciona entre 7h e 16h.

praia do ermitao guarapari

Praia do Ermitão, no Parque Morro da Pescaria, em Guarapari

17. Santuário Nacional de São José de Anchieta

Localizado no município de Anchieta, a cerca de 25 km do Centro de Guarapari, O Santuário de Anchieta é um complexo arquitetônico do período colonial que reúne a igreja de Nossa Senhora da Assunção e residência, a praça da Matriz e um museu dedicado a São José de Anchieta, padre jesuíta beatificado e conhecido como Padroeiro do Brasil. O padre viveu por anos na região, que antigamente chamava  aldeia de Reritiba, fundada por ele próprio. Hoje o complexo possui uma lojinha e também uma cafeteria, que tem uma vista bem legal da região!

anchieta santuario

Santuário Nacional de São José de Anchieta

Restaurantes em Guarapari

A gastronomia é um dos pontos fortes de Guarapari, que assim como outras cidades capixabas, não deixa de ofertar os pratos tradicionais do Espírito Santo, como a moqueca capixaba e a torta capixaba.

A moqueca capixaba, diferente da moqueca baiana, não leva dendê, nem pimentão e leite de coco e pode ser feitas com peixes, camarões e/ou lagostas e sempre acompanha uma moquequinha de banana. Já a torta capixaba, muito consumida na Semana Santa, leva ingredientes como bacalhau e palmito, mas as receitas podem variar.

moqueca guarapari

Moqueca de camarão no restaurante Gaeta

Os restaurantes mais tradicionais de moqueca na cidade ficam localizados em Meaípe e entre eles estão o Cantinho do Curuca, que tem um espaço bem grande e área onde se almoça com os pés na areia, e o Gaeta, com um espaço físico menor mas também já muito conhecido na região. Os dois são ótimas opções para quem quer experimentar uma boa moqueca e conhecer um pouco mais da gastronomia capixaba e ambos oferecem camarões de cortesia como entrada, uma delícia, assim como sobremesa cortesia!

Outra dica, também na região de Meaípe, é o Recanto da Zezé, tradicional em servir bolinhos de aipim, como chamamos no Espírito Santo, também conhecido como mandioca e macaxeira. O “bolinho”, que de “inho” não tem nada, é enorme, bem servido e acompanha diversos recheios. Outra dica que vale a pena conhecer e que tem ótimos preços.

Na região do Centro de Guarapari as dicas ficam por conta da lojinha Delícias de Bacalhau, que vende bolinho de bacalhau e empadas — ótimo para um lanche depois da praia. No Centro também vale conhecer a Casa Marracini, que tem pratos da gastronomia italiana.

onde comer em guarapari

Kebab’s Praia

Na Praia do Morro e com direito a uma vista linda, vá ao Kebab’s Praia, com um cardápio variado que contempla petiscos e pratos principais. E para um hambúrguer a noite, vá ao Taicco’s, que tem ótimas opções!

Para o público jovem ou que gosta da mistura entre restaurante e beach club, a sugestão é o Antara Beach,

Pousadas e hotéis em Guarapari

Quem deseja conhecer a região encontrará uma boa variedade de hotéis e pousadas em Guarapari — geralmente as acomodações têm um perfil mais simples e sem valores exagerados. Não há grandes resorts por lá e é grande também o número de imóveis alugados por temporada.

No centro de Guarapari e com uma localização próxima de tudo, está o Hotel Atlântico, que permite ir a várias praias e ao comércio caminhando. Também no centro, fica o Hotel Raio de Sol.

Na Praia do Morro, você encontrará várias opções, entre elas a Pousada Caminho da Praia, que tem piscina e uma área ao ar livre espaçosa, a Pousada Casa de Praia, o Fragata Hotel e o Hotel Diamantina, que conta com uma boa estrutura.

Em Meaípe, uma boas dicas são a Pousada Solar Meaípe, a Pousada da Zezé e o Hotel Meaípe, os três pertinho do mar e dos restaurantes da região. Atente-se apenas ao fato de que o bairro costuma ter festas — se você quer estar próximo aos eventos, ótimo, se não quer, repense se hospedar por aqui. Em Nova Guarapari, uma das alternativas de hospedagem é o Hotel Nova Guarapari, bem avaliado por quem já se hospedou por lá.

praia morro pescaria guarapari

Praia do Morro a partir do Parque Morro da Pescaria, em Guarapari

 

Melhor época em Guarapari – quando ir

A alta temporada em Guarapari acontece durante o verão, quando a cidade tem muitos shows e festas, além de muito mais calor para curtir o mar. No verão Guarapari  vive seus dias mais animados, com muita gente enchendo as areias e o mar do litoral. Entretanto, é bom ter em mente que o verão, embora quente e com dias de sol também costuma ser um período chuvoso — os meses mais chuvosos na cidade são novembro, dezembro, janeiro e março .

Fora do verão e dos feriados, Guarapari é bem mais pacata e com menos visitantes. Se você procura por sossego, pode ser uma boa ideia viajar fora da alta temporada e encontrar praias com menos pessoas, como em meses como abril e novembro.

Não faz tanto frio em Guarapari e mesmo no inverno você pode pegar bons dias de sol e calor, muito embora não faça a mesma temperatura alta dos dias de verão.

guarapari clima

Os feriados, principalmente o Réveillon e Carnaval, costumam ser o período de bastante agito em Guarapari. As casas de festas realizam eventos e recebem shows e para quem gosta de festas esse pode ser um bom momento para viajar!

Festas em Guarapari

Guarapari é conhecida não só pelas praias como também por suas festas, que acontecem principalmente durante o verão e reúnem muitas pessoas de todo o estado.

Uma das principais casas de eventos na cidade é a Mais, uma das casas de shows mais tradicionais do Espírito Santo, mas que nesse verão está sem eventos devido à pandemia.

Nos últimos anos, Guarapari também ganhou unidades do Cafe de la Musique e do P12 Parador Internacional — ambas funcionam ao ar livre e organizam festas, levando diferentes artistas da cena nacional e internacional para a cidade. Os calendários das casas são variados, então o ideal é conferir o calendário de cada uma.

De qualquer maneira, para quem quer curtir as festas de Guarapari e sua vida noturna, o verão com certeza é o melhor período para viajar! No Carnaval as casas também costumam realizar eventos e lotar a cidade!


E você, tem mais dicas de Guarapari? Compartilhe com a gente nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção