logo Melhores Destinos

Gramado e cidades da Serra Gaúcha voltam a ter restrições das atividades por conta da Covid-19

João Goldmeier
15/06/2020 às 19:10

Gramado e cidades da Serra Gaúcha voltam a ter restrições das atividades por conta da Covid-19

Um mês após Gramado autorizar a reabertura de hotéis, parques e museus, a cidade volta a ter suas atividades turísticas restringidas. A medida foi tomada pelo Governo do Rio Grande do Sul, em resposta ao aumento de casos na região, e vale também para Canela e demais cidades da Serra Gaúcha.

Para entender melhor a questão, é preciso explicar como funciona o combate ao coronavírus no Estado:

Como funciona o Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul

Para enfrentar a pandemia de Covid-19 o Rio Grande Sul criou o “Modelo de Distanciamento Controlado”. Nele o Estado foi dividido em 20 regiões, que são analisadas considerando a velocidade de propagação da Covid-19 e a capacidade de atendimento do sistema de saúde. No total, 11 indicadores (como número de novos casos, óbitos e leitos de UTI disponíveis, dentre outros) determinam a classificação das bandeiras da região.

Conforme o grau de risco em saúde, cada região recebe uma bandeira nas cores amarela, laranja, vermelha ou preta. O monitoramento é semanal, e a divulgação das bandeiras ocorre aos sábados, com validade a partir da segunda-feira seguinte. Os protocolos obrigatórios devem ser respeitados em todas as bandeiras. Além disso, cada setor econômico tem critérios específicos que variam de acordo com a bandeira.

Como está a pandemia em Gramado e Canela?

Gramado e Canela fazem parte da “Região da Serra Gaúcha” e não tiveram crescimento de casos relacionados com a Covid-19. Entretanto Caxias do Sul faz parte da mesma região e teve um crescimento de 173% de internações nas últimas duas semanas. Assim, toda a região atingiu a bandeira vermelha, que é a segunda mais alta (um passo antes do lockdown) e passaram a ter restrições de suas atividades econômicas.

Por conta dessa disparidade, os prefeitos da região se reuniram durante o dia, e decidiram pleitear uma mudança nos critérios das regiões para voltar à bandeira amarela.

O que funciona a partir de hoje em Gramado

A partir de hoje (15/06/20) as regras vigentes são as seguintes:

  • Restaurantes à la carte, prato feito e buffet sem autosserviço – Funcionamento com 50% dos trabalhadores presenciais, apenas para tele-entrega, pegue e leve ou drive-thru;
  • Restaurantes self-service – fechados;
  • Lanchonetes e padarias – Funcionamento com 50% dos trabalhadores presenciais, apenas para tele-entrega, pegue e leve ou drive-thru;
  • Hotéis e similares (geral) – funcionamento com apenas 40% dos quartos.

Dica do Leitor Márcio Henriques e informações da Prefeitura Municipal de Gramado.

Leia também

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção