Gol suspende transporte de pets no porão por um mês após morte de cachorro durante voo
Gol suspende transporte de pets no porão por um mês após morte de cachorro durante voo
A Gol suspendeu o transporte de pets no porão de suas aeronaves após o triste episódio da morte de um cachorro durante o trajeto. A medida começa a valer hoje e vai até o dia 23 de maio. O serviço que permite que os passageiros levem seus pets na cabine do avião, por outro lado, continua sem nenhuma alteração.
Na última segunda-feira, Joca, um cão da raça Golden Retriever de 4 anos, acabou morrendo após um erro da companhia aérea durante o transporte aéreo. Ele deveria ter ido de São Paulo para Sinop (MT), onde João, seu tutor, o aguardava, mas acabou indo para Fortaleza.
Constatado o erro, ele foi enviado de volta para o Aeroporto de Guarulhos, mas acabou falecendo durante o voo. O trajeto que deveria demorar menos de 3 horas acabou durando mais de 8 horas, segundo matéria do site G1. O caso, que naturalmente gerou uma grande comoção pela perda da vida do pet, está sendo investigado pela polícia e os donos do cachorro acusam a Gol de negligência.
A companhia aérea admite uma falha operacional e diz que “se solidariza com o sofrimento do tutor do Joca e de sua família”.
Enquanto corre o processo de investigação, a Gol resolveu suspender o serviço de transporte de cães e gatos no porão das aeronaves por 30 dias. “Para os clientes que contrataram o transporte do seu pet entre 24/04/24 a 23/05/24 por meio dos serviços que estão com restrição, poderão optar por restituição total do valor, inclusive do valor da sua passagem (no caso de Dog&Cat + Espaço), ou por postergar a viagem, sem custo, para depois de 23/05/24 em voos até 31/12/2024”, diz a companhia em comunicado. O atendimento pode ser pelo telefone 0800 704 0465.
Ainda segundo a Gol, os passageiros “que se encontram no destino de sua viagem e possuem um dos serviços restritos contratados para a volta serão atendidos se assim desejarem”.
Apesar de o serviço de transporte no porão ter sido temporariamente cancelado, os passageiros ainda podem contratar o serviço da Gol que leva os pets na cabine do avião.
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Silva, afirmou que a pasta vai investigar o caso em conjunto com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).