Governo adia exigência do visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Governo adia exigência do visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
O governo brasileiro adiou para 10 de abril a obrigatoriedade do visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália entrarem no Brasil. A exigência já começaria a valer na próxima quarta-feira (10/1), mas foi prorrogada.
A nova data foi oficializada pelo Decreto nº 11.875, com texto assinado pelo presidente Lula e publicado ontem no Diário Oficial da União.
Baixe o app do Melhores destinos para acompanhar todas as notícias e promoções de passagens aéreas.
No mês passado, o governo já havia adiado em seis meses a obrigatoriedade do visto para tripulantes desses três países. A cobrança para os profissionais havia causado mal-estar entre as entidades da aviação civil, que temiam por uma série de atrasos e cancelamentos dos voos vindo para o país.
Essa é a segunda vez que o prazo para a exigência do visto para os turistas é prorrogada. O governo anterior, do então presidente Jair Bolsonaro, liberou a obrigatoriedade do visto para visitantes de Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão. O governo atual, no entanto, retomou a medida para restabelecer o princípio da reciprocidade e da igualdade de tratamento, já os brasileiros necessitavam de visto para entrar nesses países.
No ano passado, Brasil e Japão fecharam um acordo para a isenção de vistos em viagens de até 90 dias entre os dois países. A medida entrou em vigor dia 30 de setembro e vale até 29 de setembro de 2026. Para EUA, Austrália e Canadá, os brasileiros ainda precisam do visto.
Como tirar o visto?
Com a prorrogação do prazo, americanos, australianos e canadenses têm mais três meses para conseguir o visto para visitar o Brasil. Os viajantes desses países podem solicitar o visto eletrônico pelo site oficial. O e-Visa tem um custo de US$ 80,90 e sua validade é a mesma dos vistos convencionais, permitindo várias entradas no Brasil por até 90 dias.