Sem alarde, União Europeia adia criação de visto eletrônico para turistas: veja a nova data
Sem alarde, União Europeia adia criação de visto eletrônico para turistas: veja a nova data
A União Europeia adiou discretamente o lançamento do Etias, seu programa de vistos para turistas estrangeiros, inclusive brasileiros. Inicialmente previsto para entrar em vigor em maio de 2023, agora ficou para novembro do ano que vem a obrigatoriedade da autorização de entrada na Europa, segundo informações do site oficial.
Visto para a Europa
Chamado de Etias, sigla em inglês para Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, o esquema do visto eletrônico vai valer para viagens para o Espaço Schengen, que engloba 26 países da Europa. A mudança exige que viajantes de países de fora como o Brasil tenham impressões digitais coletadas, além de terem de pagar uma taxa de 7 euros para visitar a França, Portugal, e outros países europeus.
O sistema cruzará as informações dos visitantes com bancos de dados governamentais antes de emitir autorização para entrada. A permissão será válida para um número ilimitado de entradas ao longo de três anos e apenas visitantes com idade entre 18 e 70 anos precisarão pagar a taxa de inscrição, mas aqueles de todas as idades ainda precisarão de autorização do Etias para entrar.
Antes de viajar, você precisará acessar o aplicativo do Etias para inserir informações do passaporte, nome, data, local de nascimento, endereço de e-mail, número de telefone e dados do cartão de crédito para pagamento da taxa.
Você também precisará informar seu destino, além de responder a algumas perguntas sobre antecedentes criminais. O site do Etias indica que o formulário leva cerca de 10 minutos para ser preenchido. A aprovação para a maioria dos candidatos deve demorar alguns poucos minutos.
Os brasileiros que planejam visitar a Europa não precisam tomar nenhuma ação imediata. No entanto, esteja preparado para passar por mais uma etapa de solicitação de visto online e para pagar mais uma taxa no processo de viagem como parte da implementação do Etias em novembro de 2023.
E você, o que achou da mudança? Comente abaixo e participe!