Estados Unidos não vão liberar a entrada de passageiros vindos do Brasil nesta segunda

Denis Carvalho
Denis Carvalho
12/09/2020 às 22:23

Estados Unidos não vão liberar a entrada de passageiros vindos do Brasil nesta segunda

Nesta semana ganhou força o boato de que os Estados Unidos estariam prestes a liberar a entrada de passageiros em voos a partir do Brasil e de outros países. A informação foi divulgada pela agência internacional Reuters e por veículos como a revista Veja e até chegamos a replicar aqui no MD. Desde ontem, o boato ganhou mais força com a divulgação em vários veículos de imprensa, inclusive na Agência Brasil. Infelizmente, porém, parece que tudo não passa de um mal entendido. De acordo com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, o que terá fim será apenas a obrigatoriedade dos voos a partir desses países chegarem por determinados aeroportos no país. Nada além disso.

“A nota emitida pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), no dia 9 de setembro, e a nova regulação do Departamento de Segurança Nacional dos EUA (DHS), prevista para publicação no registro federal dos EUA no dia 14 de setembro, visam adotar uma nova abordagem para manter e proteger a saúde dos passageiros internacionais e dos norte-americanos. O comunicado do CDC e a publicação do DHS não alteram quem é permitido entrar nos Estados Unidos sob proclamação presidencial”, esclarece a embaixada em seu site.

“A partir de 14 de setembro de 2020, o governo dos EUA removerá os requisitos para direcionar todos os voos que transportam passageiros de companhias aéreas que chegam ou recentemente tiveram presença em alguns países, incluindo o Brasil, para pousar em um dos 15 aeroportos designados”, completa a nota da embaixada.

De fato, uma consulta ao texto da publicação no Federal Register confirma a informação da embaixada. Apesar do título do documento dar margem a alguma interpretação nesse sentido: “Notification of Termination of Arrival Restrictions Applicable to Flights Carrying Persons Who Have Recently Traveled from or Were Otherwise Present Within Certain Countries” o conteúdo deixa claro que se trata do fim da limitação dos aeroportos.

Estamos todos ansiosos para que essa restrição aos viajantes brasileiros tenha fim nos Estados Unidos, Europa e demais países, por enquanto 42 países permitem a entrada de pessoas oriundas de nosso país a turismo – confira a lista completa. Confira também nosso post de previsão sobre quando poderemos viajar de novo aos Estados Unidos.