Estados Unidos querem facilitar a entrada de turistas no país
Estados Unidos querem facilitar a entrada de turistas no país
Já pensando na Copa do Mundo de 2026, os Estados Unidos querem adotar novas tecnologias para facilitar a entrada de turistas no país, de acordo com a U.S. Travel Association, representante de segmentos do turismo nos EUA.
O presidente da entidade, Geoff Freeman, detalhou hoje as ideias da associação para melhorar o fluxo de entrada dos visitantes no país. Em 2026, a principal competição de futebol vai ser realizada nos EUA, México e Canadá, e a expectativa é que esses países recebam um número alto de turistas.
“Queremos tornar os EUA mais competitivo, olhando medidas que podem ser feitas para melhorar a entrada no país e atrair viajantes, como novas tecnologias. Isso é importante também por causa da Copa em 2026”, disse Freeman durante a IPW, a maior feira de turismo dos EUA, que esse ano está sendo realizada em Los Angeles. “Queremos fazer mudanças para facilitar o visto e entrada nos Estados Unidos”.
O presidente da U.S. Travel Association, no entanto, não entrou em detalhes para explicar quais mudanças poderiam agilizar os vistos, mas lembrou que no Brasil o tempo de esperar para obter o visto americano caiu bastante.
No ano passado, Freeman reclamou da demora e afirmou que a fila para obtenção do visto vinha afastando turistas de diferentes partes do mundo de viajarem aos Estados Unidos. Aqui, por exemplo, o tempo passava dos 18 meses em algumas cidades.
“No Brasil, o que era 500 dias está agora em 21 dias. Isso mostra que as coisas podem ser feitas quando o Departamento de Estado coloca seus recursos no lugar certo. O problema pode ser resolvido”.
Atualmente, o tempo de espera para obter o primeiro visto B1/B2 está assim:
- São Paulo: 63 dias
- Brasília: 21 dias
- Porto Alegre: 43 dias
- Recife: 22 dias
- Rio de Janeiro: 90 dias
Veja os prazos em tempo atualizado aqui.
Melhora na imigração
Apesar de ter várias ideias, a U.S. Travel Association ainda precisa da autorização do governo americano para que as ações sejam realizadas. Já vimos, no entanto, que os planos da Associação em acelerar os processos de visto no ano passado realmente surtiram efeito, ao menos para os brasileiros.
Agora, a ideia é melhorar o sistema de imigração americana, tornando ainda mais rápida a entrada dos turistas nos Estados Unidos, diminuindo o tempo de todo o processo que engloba passar pela segurança, alfândega e a esteira das malas.
Dentre os objetivos está um sistema mais seguro e rápido de biometria para passar pelos checkpoints e a implementação de inteligência artificial no momento de analisar as bagagens dos passageiros.
Você já foi para os Estados Unidos e teve algum problema na entrada? Diz pra gente!