Museu desafia público a recriar obras de arte com objetos de casa
Museu desafia público a recriar obras de arte com objetos de casa
Em nome da saúde de todos e desejando passar logo por essa pandemia que estamos enfrentando, devemos evitar aglomerações. Por causa disso, viajantes ficam em casa e museus mundo afora estão vazios nesse momento. Mas por que não aproveitar esse tempo dentro de casa de uma maneira sadia e criativa? Será que é possível ficar em casa e mesmo assim exercitar aquela criatividade inquieta que todo viajante tem?
Foi isso que um museu de Los Angeles descobriu. Com o objetivo de incentivar que as pessoas ficassem em casa, o Getty Museum resolveu criar um desafio no qual propôs que seus seguidores do Twitter colocassem sua criatividade em prática. O objetivo era recriar obras de artes que fazem parte da galeria do museu com objetos (pessoas) em casa e compartilhar o resultado no Twitter.
O incrível é que os seguidores resolveram topar o desafio e o resultado ficou fantástico!
Obras do Getty Museum
A obra “Retrato de Halberdier (Francesco Guardi?)”, de Pontormo (Jacopo Carucci), pintada por volta de 1529, em que um soldado bem vestido segura uma lança combinada e um machado de batalha chamado alabarda, ganhou uma versão com taco de hoquei no gelo.
Uma pintura do estilo Natureza-Morta, de Jean-Siméon Chardin (francês, 1699-1779), ganhou uma versão atualizada com atum enlatado, azeite e queijo.
Essa belíssima e rara escultura de um músico sentado em um banquinho com o rosto levantado tocando harpa recebeu um releitura usando um aspirador de pó.
A gravura da página de um livro que data de 1530 aproximadamente recebeu uma versão totalmente 2020 com direito a notebook e fones de ouvido (sem esquecer o detalhe do doguinho dorminhoco).
Igrejas barrocas e monumentos antigos ao redor do Fórum Romano parecem se dissolver na luz lançada pelo fim de tarde, na Roma retratada pelo inglês Joseph Mallord William Turner, pintura que recebeu uma homenagem que usou até bonequinhos dos Simpsons!
Essas são algumas das obras de arte recriadas pelos seguidores do museu com peças que fazem parte do acervo do Getty Museum. Só que o desafio evoluiu e muitas outras pessoas resolveram recriar obras de arte que fazem parte da galeria de outros museus . Dá uma olhada:
Johannes Vermeer
Johannes Vermeer, o pintor holandês mais famoso e importante do século XVII recebeu duas singelas e belas repaginadas.
Pablo Picasso
Pablo Picasso também foi lembrado em uma belíssima releitura com direito a moldura dourada.
Van Gogh
Um dos famosos auto-retratos do gênio Van Gogh não ficou de fora da lembrança da galera.
Monet
Outro ícone, Claude Monet, também recebeu sua releitura, sem esquecer o doguinho.
Renné Magritte
Tem também duas obras famosas de Renné Magritte, um dos principais artistas surrealistas belgas.
Frederic Leighton
Flaming June, uma pintura de Frederic Leighton, produzida em 1895, recebeu uma criativa e atenta homenagem.
Jacques-Louis David
E, por fim, “Marat assassinado” ou “A Morte de Marat”, uma tela de Jacques-Louis David pintada em 1793, brilhantemente homenageada:
Além dessas criativas “obras de arte”, há muitas outras que você pode conferir nos comentários do post no Twitter do Getty Museum.
Viu só como é possível ficar em casa e não deixar de lado a criatividade e aquele espírito curioso e aventureiro que todo viajante tem? Aproveite o isolamento social pra ler bons livros, ver bons filmes, apreciar arte e aprender mais sobre esse mundo que você tanto gosta de explorar. Ah! E se quiser participar, é só deixar a criatividade fluir e depois compartilhar o resultado no perfil do museu.
___________________
Deixe nos comentários qual das homenagens acima é a sua favorita? E você, tem alguma obra de arte que te marcou? Conta pra gente!