logo Melhores Destinos

Temporada brasileira de cruzeiros seguirá suspensa até 4 de fevereiro

Bruna Scirea
13/01/2022 às 15:13

Temporada brasileira de cruzeiros seguirá suspensa até 4 de fevereiro

A temporada brasileira de cruzeiros seguirá suspensa até 4 de fevereiro. A prorrogação da pausa nas viagens foi informada hoje pela MSC Cruzeiros e pela Costa Cruzeiros, coordenadas pela Clia Brasil (Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros). Até então a suspensão estava prevista até 21 de janeiro.

A decisão das empresas de cruzeiro vem um dia após a Anvisa recomendar a suspensão definitiva da temporada no Brasil. Conforme a agência, frente ao “aumento exponencial” dos casos de Covid-19 verificado nas embarcações, a medida é necessária à proteção da saúde da população nesta fase da pandemia no país.

Conforme a Clia, no Brasil, o setor dos cruzeiros é o único que exige vacinação e testes antes do embarque de passageiros e tripulantes. E que os membros da entidade seguirão trabalhando junto às autoridades para viabilizar o retorno das atividades com segurança.

“A decisão de estender tem como objetivo a continuidade das discussões com as autoridades competentes a fim de alinhar as medidas necessárias para a retomada dos cruzeiros. (…) Os protocolos do setor de cruzeiros excedem a maioria de outras indústrias e permanecem eficazes para mitigar o risco de covid-19. Além disso, o setor é o único que monitora, coleta e relata continuamente informações de casos diretamente aos órgãos governamentais”, informou a entidade em nota divulgada hoje (confira a íntegra no fim do post).

Confira a nota completa da Clia Brasil:

“Em respeito às conversas em andamento para alcançar o alinhamento
com as autoridades competentes, a CLIA Brasil (Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros) e seus associados tomaram a decisão de extensão do prazo de suspensão voluntária das operações nos portos do Brasil, prevista agora até o dia 4 de fevereiro de 2022.

A decisão de prorrogar voluntariamente a suspensão das operações no Brasil contrasta com a evolução positiva nos Estados Unidos, onde as autoridades de saúde reconheceram a eficácia dos protocolos da indústria de cruzeiros e anunciaram a elevação do Conditional Sailing Order (CSO), que ajudou a orientar o retorno do setor às operações na América do Norte. O governo dos EUA
confirmou na última quarta-feira, 12 de janeiro, que a CSO fará a transição para um programa voluntário em 15 de janeiro.

Os cruzeiros são o único segmento que exige, antes do embarque para passageiros e tripulantes, níveis extremamente altos de vacinação e 100% de testes de cada indivíduo. No Brasil, os protocolos exigem que todos os hóspedes estejam com o ciclo vacinal completo, apresentem testes negativos antes do embarque, testagem contínua a bordo, uso de máscaras, distanciamento social e menor ocupação dos navios, entre outros protocolos.

Quando os casos são identificados como resultado da alta frequência dos testes a bordo, os protocolos dos navios de cruzeiro ajudam a maximizar a contenção com procedimentos de resposta rápida projetados para proteger todos os hóspedes e tripulantes, bem como as comunidades que os navios visitam. Além disso, os cruzeiros são o único setor que monitora, coleta e relata continuamente informações de casos diretamente aos órgãos governamentais.

Dada essa supervisão e a taxa excepcionalmente alta de vacinação exigida a bordo, a incidência de doenças graves é dramaticamente menor do que em terra, e as hospitalizações têm sido extraordinariamente raras. Os membros da CLIA continuarão a trabalhar em conjunto com as autoridades, sempre guiados pela ciência e pelo princípio de colocar as pessoas em primeiro lugar, com medidas comprovadas que são adaptadas conforme os cenários e que garantem a
proteção da saúde dos passageiros, tripulantes e das comunidades que recebem os cruzeiros”.

Seguimos acompanhando a situação da temporada brasileira de cruzeiros e traremos notícias sempre que elas surgirem.

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção