logo Melhores Destinos

Infraero planeja fechar pista principal do Aeroporto de Congonhas (SP) para obras de recuperação

Leonardo Cassol
29/04/2020 às 15:03

Infraero planeja fechar pista principal do Aeroporto de Congonhas (SP) para obras de recuperação

A Infraero iniciou uma licitação para realização obras de recuperação do pavimento asfáltico da pista principal do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O objetivo é aproveitar o período de baixa demanda, devido à pandemia de coronavírus, para executar o serviço num dos terminais mais congestionados no Brasil.

A pista principal de Congonhas possui 1.940 metros de comprimento e 45 metros de largura, suportando  aeronaves de categoria até 4C, como Boeing 737, Airbus A320 e Embraer E195. Seu fechamento para execução das obras é necessário devido à complexidade da tecnologia aplicada ao pavimento: camada porosa de atrito (CPA). O novo pavimento não permite emendas e, por isso, inviabiliza a realização dos trabalhos em períodos intercalados. Essa tecnologia melhora a performance e a segurança das aeronaves durante os procedimentos de pouso e decolagem em dias de chuva, bem como propicia melhor escoamento da água.

Segundo a Infraero, serão alocadas equipes 24 horas por dia, 7 dias por semana, para garantir o cumprimento do prazo de 30 dias para a execução das obras. Nesse período, o aeroporto seguirá aberto e operando normalmente em sua pista auxiliar. No entanto, por ser mais curta, deverá haver limitação de peso para a operação das aeronaves, bem como da quantidade de movimentos a cada hora.

A licitação será realizada na forma eletrônica, em sessão pública. A abertura das propostas está prevista para 21 de maio. Se tudo correr bem, as obras devem atrapalhar muito pouco a vida dos passageiros, já que a previsão é uma recuperação lenta da demanda por viagens.

Veja também:

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção