As 10 coisas mais irritantes que passageiros fazem durante os voos segundo os comissários de bordo
As 10 coisas mais irritantes que passageiros fazem durante os voos segundo os comissários de bordo
Os comissários de bordo de algumas companhias aéreas estrangeiras revelaram ao site da Travel + Leisure as 10 coisas mais irritantes que os passageiros fazem durante os voos. Será que você já fez alguma delas? Confira a seguir!
1. Tocar em alguém da tripulação
Assim como você não deve tocar qualquer estranho, mantenha a mesma regra para os membros da tripulação. “Parem de ficar nos cutucando. Eu tenho um crachá com meu nome, mas chamar por “senhora” ou pedir licença também funcionam muito bem”, disse uma comissária.
Outro implorou: “Me cutucando ou tocando em qualquer parte do meu corpo na tentativa de chamar minha atenção – não. Apenas, por favor, não”.
2. Pedir água imediatamente após o embarque
O embarque é caótico para você e para a tripulação. Contudo, os membros da tripulação têm várias tarefas importantes de segurança para lidar, portanto evite pedir um copo de água neste momento.
“Pedindo água para tomar um comprimido durante o embarque”, disse um membro da tripulação que compartilhou isso como o que mais o irrita. “Por que você não tomou o remédio enquanto esperava na área do portão de embarque? Há muitos bebedouros e garrafas de água à venda no aeroporto”.
Outro acrescentou: “Se você precisar tomar medicação, prepare-se e pegue uma garrafa ou beba água antes de subir a bordo. As pessoas não percebem que temos apenas alguns minutos para colocar todos sentados para que possamos encerrar o embarque”.
3. Usando o banheiro em um momento inoportuno
É natural ir ao banheiro durante o voo. O problema, segundo os comissários, é fazer isso em horas inapropriadas, especialmente no momento do serviço de bordo, já que o carrinho ocupa todo o corredor.
“Eu odeio quando eles me veem no corredor e ainda escolhem se levantar e passar por mim em direção ao banheiro”, disse um membro da equipe.
“Não suporto quando os passageiros se levantam para ir ao banheiro assim que estamos distribuindo bebidas”, acrescentou outro. “É difícil carregar a bandeja como está, muito menos equilibrá-la sobre a cabeça de alguém enquanto eles tentam se espremer ao meu lado para voltar ao seu assento.”
4. Pressionar o botão da chamada de comissários toda hora
Sabe aquele botão de chamada acima do seu assento? Use-o com moderação.
“Se acabamos de decolar e o sinal do cinto de segurança ainda está ligado, apenas espere por alguns minutos”, afirmou um membro da tripulação. “E se acabamos de terminar o serviço, ou se você pode ver que estamos ocupados com algo algumas fileiras atrás de você, espere um momento.”
5. Pedir a um comissário para ser seu concierge pessoal de conexão
Garantir que você chegue a um voo de conexão é, sem dúvida, uma tarefa importante, mas não espere que a tripulação conheça todos os detalhes de cada voo que chega e parte do aeroporto.
“Descobrir que o voo está atrasado e esperar imediatamente que os comissários de bordo saibam sobre sua conexão”, compartilhou um membro da tripulação sobre o comportamento do passageiro que mais o incomoda. “Descobrimos o atraso quando os passageiros o fazem e não podemos controlar as conexões.”
6. Exigir uma refeição após o término do serviço de bordo
Se você dormiu durante as refeições ou não sentiu vontade de comer naquele momento específico, observe que pode não conseguir comer mais tarde.
“Temos cerca de 300 passageiros aqui. Por que não se comportar como todo mundo?” compartilhou um membro da tripulação.
7. Não acomodar sozinho a própria bagagem
Esta não é apenas uma implicância, mas uma tarefa que pode resultar problemas para os membros da tripulação.
“Quando as pessoas sabem que não podem levantar suas malas devido a uma lesão ou qualquer outro motivo pessoal e esperam que os comissários de bordo a coloquem no compartimento superior para elas – por favor, despachem sua mala no portão”, disse um dos comissários.
8. Alongamento no meio do corredor
O alongamento é importante para um voo de longa distância. Apenas certifique-se de fazê-lo em um local apropriado.
“Quando estou me movendo pelos corredores fazendo meu trabalho e um passageiro está parado para usar as instalações ou esticar as pernas, não aja como se eu estivesse incomodando você quando eu pedir para passar. Estou fazendo meu trabalho no meu espaço de trabalho”, disse um comissário de bordo.
9. Lixando as unhas
Este vale tanto para os comissários de bordo quanto para todos os passageiros: “Cortar ou lixar as unhas das mãos e dos pés está lá na lista de coisas que mais nos irritam”.
E que falta de higiene, né?
10. Não dizer obrigado
Da próxima vez que você sair de uma aeronave, pare um momento para pensar em tudo que a tripulação fez por você – desde garantir que você tenha água e comida até mantê-lo seguro no ar – e diga um simples “obrigado”.
“Agradecer ao piloto enquanto desembarca e me ignorar ou nem mesmo olhar para mim – que insulto”, compartilhou um comissário de bordo.
Outro membro da tripulação acrescentou à pesquisa: “Não nos reconhecem ou nos olham nos olhos, não dizem por favor e obrigado. Nós também somos pessoas. Por favor, nos trate com respeito.”
Bom sabemos que os comissários americanos são bem diferentes dos brasileiros, que via de regra costumam ser mais simpáticos e sorridentes, não é? Então não deixe de conferir a nossa pesquisa com comissários brasileiros e as coisas que fazemos que mais os incomodam!
E o que incomoda os passageiros?
Estava lendo as reclamações dos comissários de bordo e deu vontade de responder? Que tal então fazermos o contrário agora? O que os comissários de bordo fazem que mais te irritam durante o voo? E quanto às companhias aéreas? Responda nossa pesquisa abaixo e dê sua opinião, em breve faremos um novo post para divulgar os resultados!
E você, o que achou das citações dos comissários? Comente abaixo e participe!