Coliseu de Roma será reformado para mostrar a arena como no passado


Coliseu de Roma será reformado para mostrar a arena como no passado
O Coliseu é monumento mais importante da Roma antiga e um passeio imperdível para quem visita a capital da Itália. Com o passar dos anos, parte da estrutura original do edifício sofreu modificações e a novidade é que ainda esse ano deve ser iniciada uma reforma que pretende oferecer aos seus visitantes uma volta ao tempo dos gladiadores.
Construído a partir de 72. d.C para abrigar duelos entre gladiadores e animais selvagens, acredita-se que o Coliseu chegou a receber em torno de 70 mil espectadores, que se aglomeravam em busca daquele que era o entretenimento da época. O edifício é composto por diferentes pavimentos, dentre eles os pisos inferiores e labirintos onde ficavam gladiadores e animais, o piso amadeirado onde ocorriam os duelos, e as arquibancadas, que se estendiam por vários andares.
A reforma no valor de 18,5 milhões de euros foi anunciada pelo ministro italiano de Bens e Atividades Culturais, Dario Franceschini, e pretende criar uma cobertura tecnológica para cobrir o piso onde ocorriam os embates dos gladiadores, hoje inexistente. A nova estrutura retrátil, que poderia ser aberta e fechada ao longo do dia, também teria a função de proteger a estrutura romana do sol e da chuva.
Com essa transformação, os visitantes teriam a oportunidade de ver o Coliseu em sua forma atual, em que ficam expostos os labirintos dos andares inferiores da arena e ainda vê-la como era em sua forma original, já que seria refeito o piso onde eram realizados os espetáculos. O visitante teria ainda a sensação de estar no meio da Arena, tornando a experiência ainda mais impressionante.
A reforma do também chamado Anfiteatro Flavio, que reabriu ontem após quase 3 meses fechado, ainda está em fase de planejamento e deve ser finalizada em 2023.
Com informações da Invitalia e Forbes.
E você, ficou com vontade de visitar Roma e conhecer a novidade?