Boca-suja! Pesquisa revela as cidades onde mais se fala palavrões no Brasil
Boca-suja! Pesquisa revela as cidades onde mais se fala palavrões no Brasil
Seja quando sentimos dor, em momentos de briga, durante uma partida de futebol ou quando rola algum perrengue de viagem, basta um pouco de descontrole para que os famosos “palavrões” apareçam. Mas, afinal, quais cidades são consideradas as mais “bocas-sujas” do Brasil?
De acordo com um estudo da plataforma de idiomas Preply, três cidades dividem o título: Fortaleza, Rio de Janeiro e Brasília são campeãs quando o assunto são as palavras de baixo calão.
Em seu novo levantamento, a empresa — que já havia divulgado as localidades mais “rudes” e gentis do país —, entrevistou mais de 1.600 residentes de 15 municípios nacionais, que puderam compartilhar em que situações falam mais palavrões, com quem costumam ser mais “desbocados” e quando evitam dizer tais xingamentos. Em seguida, os respondentes tiveram suas respostas compiladas e analisadas, de modo a se calcular o número médio diário de vezes em que as pessoas xingam em cada cidade.
Principais conclusões da pesquisa:
- No geral, um brasileiro diz de 6 a 7 palavrões diariamente;
- Fortaleza, Brasília e Rio de Janeiro são as cidades que mais falam palavrão, com uma média de 8 palavrões por dia;
- São Luís é a cidade menos “boca-suja” entre as envolvidas na pesquisa;
- Os homens brasileiros xingam com mais frequência (8 vezes por dia) do que as mulheres (5 vezes por dia);
- Os brasileiros são mais propensos aos palavrões dentro de casa (47,83%) do que em outras situações;
- 56,99% da população se incomoda com a linguagem vulgar de outras pessoas
Embora o sudeste concentre o maior número de “bocas-sujas”, de forma geral, o estudo revelou que cada região do país possui seus bons e maus representantes. Isso porque, segundo os próprios residentes, são três as cidades que se superam quando o assunto é falar palavrões: Fortaleza, Rio de Janeiro e Brasília, todas com uma média de 8 xingamentos diários feitos por alguém. O segundo lugar fica a cargo de São Paulo e Belo Horizonte, com 7 palavrões por dia, enquanto Manaus (6) ocupa o terceiro lugar.
Já a maior porcentagem de habitantes incomodados com palavras grosseiras ou ofensivas aparece em São Luís, no Maranhão, cidade cuja média é a mais baixa de toda a pesquisa: apenas 1 palavrão dito por dia.
Cidades onde se falam mais palavrões
1º lugar – Rio de Janeiro, Brasília e Fortaleza: 8 palavrões por dia
2º lugar – São Paulo e Belo Horizonte: 7 palavrões por dia
3º lugar – Manaus: 6 palavrões por dia
4º lugar – Porto Alegre, Natal, Curitiba e Recife: 5 palavrões por dia
5º lugar – Salvador, Belém e Goiânia: 4 palavrões por dia
6º lugar – Campinas: 3 palavrões por dia
7º lugar – São Luís: 1 palavrão por dia
Vale pontuar que, se comparado a outros países, o Brasil está longe de ser o mais desbocado do mundo. Muito pelo contrário, aliás: o mesmo estudo realizado na Inglaterra e Estados Unidos revela que somos quem mais dá bons exemplos. A taxa média de palavrões por dia é cerca de 10 e 21 nesses países, respectivamente. Por aqui, a média nacional de xingamentos é de apenas 6,61 — três vezes menor, portanto, que o registrado pelos estadunidenses.
E aí, o que achou da lista? Concorda? Acrescentaria alguma outra cidade? Conta aqui nos comentários.