logo Melhores Destinos

As cidades com melhor acessibilidade da Europa em 2022

Rafael Castilho
Rafael Castilho
13/01/2022 às 17:31

As cidades com melhor acessibilidade da Europa em 2022

Quais são as cidades com melhor acessibilidade da Europa? Para responder a esta questão, todos os anos a Comissão Europeia analisa dados, projetos e elege as cidades mais acessíveis do Velho Continente no “The Acces City Award“. na edição de 2022, Luxemburgo foi a grande vencedora com Helsinki, na Finlândia, em segundo e Barcelona, na Espanha, em terceiro. As cidades de Palma na Espanha e Porto em Portugal receberam menções honrosas entre as 40 indicadas ao prêmio.

Cidades com melhor acessibilidade da Europa em 2022

  1. Luxemburgo
  2. Helsinki
  3. Barcelona
  4. Palma
  5. Porto

“A cidade do Luxemburgo fez da acessibilidade uma prioridade. Segue uma abordagem ‘Design for All’ para facilitar o acesso a todos, incluindo pessoas com deficiência. Os autocarros de piso baixo, equipados com rampas, estão presentes em toda a cidade, bem como anúncios visuais e sonoros nos ônibus e nas paradas de ônibus”, destacou o júri da Comissão Europeia na hora de anunciar o grande premiado. Outros pontos ressaltados foram: transcrição em linguagem de sinais de todas as decisões políticas na cidade e consulta pública feita regularmente sobre  novas medidas de acessibilidade.

Sobre Barcelona, a terceira colocada, vale destacar uma ação bem interessante de turismo inclusivo. É o Easy Walking Tour Gòtic um percurso guiado de 1h30  feito especialmente para pessoas com mobilidade reduzida, que se deslocam em cadeira de rodas ou andam com a ajuda de uma bengala, pelas ruas do centro antigo da capital catalã. Encontre mais detalhes aqui.

Easy Walking Tour Gòtic em Barcelona

Todos os anos a Comissão Europeia  juntamente com o Fórum Europeu da Deficiência elege a cidade mais acessível. Na edição “The Acces City Award” 2022 40 cidades se inscreveram. “A acessibilidade faz uma diferença real na vida cotidiana. É sobre autonomia e igualdade”, destacou a Comissão.

Para participar do Prêmio o município deve pertencer a um país da União Europeia e ter mais de 50 mil habitantes.

Conheça os últimos cinco ganhadores:

  • 2021 – Jönköping (Suécia)
  • 2020 – Varsóvia (Polônia)
  • 2019 – Breda (Holanda)
  • 2018 – Lyon (França)
  • 2017 – Chester (Reino Unido)

Atualmente, cerca de 87 milhões de pessoas tem algum tipo de deficiência na União Europeia. No Brasil são pouco mais de 17 milhões, cerca de 9% da população.

Veja no vídeo abaixo detalhes da última premiação.