As cidades com melhor acessibilidade da Europa em 2022
As cidades com melhor acessibilidade da Europa em 2022
Quais são as cidades com melhor acessibilidade da Europa? Para responder a esta questão, todos os anos a Comissão Europeia analisa dados, projetos e elege as cidades mais acessíveis do Velho Continente no “The Acces City Award“. na edição de 2022, Luxemburgo foi a grande vencedora com Helsinki, na Finlândia, em segundo e Barcelona, na Espanha, em terceiro. As cidades de Palma na Espanha e Porto em Portugal receberam menções honrosas entre as 40 indicadas ao prêmio.
Cidades com melhor acessibilidade da Europa em 2022
- Luxemburgo
- Helsinki
- Barcelona
- Palma
- Porto
“A cidade do Luxemburgo fez da acessibilidade uma prioridade. Segue uma abordagem ‘Design for All’ para facilitar o acesso a todos, incluindo pessoas com deficiência. Os autocarros de piso baixo, equipados com rampas, estão presentes em toda a cidade, bem como anúncios visuais e sonoros nos ônibus e nas paradas de ônibus”, destacou o júri da Comissão Europeia na hora de anunciar o grande premiado. Outros pontos ressaltados foram: transcrição em linguagem de sinais de todas as decisões políticas na cidade e consulta pública feita regularmente sobre novas medidas de acessibilidade.
Sobre Barcelona, a terceira colocada, vale destacar uma ação bem interessante de turismo inclusivo. É o Easy Walking Tour Gòtic um percurso guiado de 1h30 feito especialmente para pessoas com mobilidade reduzida, que se deslocam em cadeira de rodas ou andam com a ajuda de uma bengala, pelas ruas do centro antigo da capital catalã. Encontre mais detalhes aqui.
Todos os anos a Comissão Europeia juntamente com o Fórum Europeu da Deficiência elege a cidade mais acessível. Na edição “The Acces City Award” 2022 40 cidades se inscreveram. “A acessibilidade faz uma diferença real na vida cotidiana. É sobre autonomia e igualdade”, destacou a Comissão.
Para participar do Prêmio o município deve pertencer a um país da União Europeia e ter mais de 50 mil habitantes.
Conheça os últimos cinco ganhadores:
- 2021 – Jönköping (Suécia)
- 2020 – Varsóvia (Polônia)
- 2019 – Breda (Holanda)
- 2018 – Lyon (França)
- 2017 – Chester (Reino Unido)
Atualmente, cerca de 87 milhões de pessoas tem algum tipo de deficiência na União Europeia. No Brasil são pouco mais de 17 milhões, cerca de 9% da população.
Veja no vídeo abaixo detalhes da última premiação.