logo Melhores Destinos

Bancos serão obrigados a cobrar dólar do dia da compra a partir de hoje! Veja o que muda

Daniel Gadelha
Daniel Gadelha
01/03/2020 às 10:10

Bancos serão obrigados a cobrar dólar do dia da compra a partir de hoje! Veja o que muda

O Banco Central determinou que a partir de hoje (01/03) todos os bancos e administradoras de cartões de crédito devem utilizar, nas compras internacionais de seus clientes, a cotação do dólar no dia da compra, e não mais no dia do pagamento da fatura, como era feito até então. Além disso, as instituições financeiras deverão informar o valor da cotação do dólar nos canais eletrônicos de atendimento ao cliente.

Os bancos já tinham autorização para seguir o modelo de conversão proposto pelo Banco Central, mas quase todos mantiveram a cobrança usando como referência a cotação no dia do fechamento e pagamento da fatura.

A mudança trará mais transparência às despesas com cartão de crédito feitas no exterior, além de proteger o consumidor caso a moeda americana suba de preço entre o dia da compra e o dia do pagamento da fatura. Porém, é importante saber que utilizar o cartão de crédito fora do país não se tornará necessariamente mais barato.

Os bancos convertem as despesas internacionais para o real acrescentando, em média, 5% de spread (margem de lucro do banco pela transação). Além disso, a incidência do imposto IOF de 6,38% também permanece a mesma. Porém, existe a oportunidade dos consumidores adotarem a prática de consultar a cotação do dólar em cada cartão antes de efetuar uma compra, visando obter a melhor conversão. Esse hábito pode criar uma disputa entre os bancos que poderá incentivá-los a reduzirem suas margens e melhorarem as cotações.

Quem curtiu a novidade? Com certeza irei consultar o valor do dólar em cada cartão antes de fazer uma compra internacional!

Veja também o Ranking dos Melhores Cartões de Crédito para viajar.