logo Melhores Destinos

Por que você não deve ter carimbos comemorativos no seu passaporte

Camille Panzera
09/03/2021 às 9:05

Por que você não deve ter carimbos comemorativos no seu passaporte

Quem pensa em viajar ou já viajou para o exterior sabe que o passaporte é um documento indispensável e que merece bastante cuidado. Pensando nisso, entenda porque você não deve estampá-lo com carimbos comemorativos.

Ao passar pela imigração de um país, é normal apresentar o passaporte na imigração para checagem dos dados pessoais e para que seu documento seja carimbado, validando a entrada em território estrangeiro. As folhas do passaporte são destinadas a esses carimbos, que para muitos viajantes se tornam uma lembrança e recordação feliz das experiências em viagens.

E assim muitos pontos turísticos criaram carimbos comemorativos, para celebrar a visita a uma atração ou território. Naturalmente muitas pessoas acabam timbrando os seus passaportes com esses carimbos de atrações e destinos turísticos, que são mesmo muito legais. O problema é que esses carimbos não oficiais podem acabar gerando uma dor de cabeça inesperada.

dupla cidadania

Algumas companhias aéreas ou países onde os oficiais de imigração são mais rígidos, podem encrencar com esses carimbos comemorativos e até impedir que sua viagem se concretize. Há relatos na internet de pessoas que tiveram suas viagens impedidas ou entrada em um país questionada pela presença desses carimbos.

Procuramos a ouvidoria da Polícia Federal para esclarecer o tema e recebemos a seguinte resposta: “Não terá validade o documento de viagem que contiver emendas ou rasuras. Carimbos no passaporte somente poderão ser inseridos por órgãos de fiscalização de fronteira do País onde a pessoa ingressa”.

No passaporte brasileiro também consta a seguinte frase “Esse passaporte é propriedade da República Federativa do Brasil e qualquer tentativa de adulteração o tornará inválido”. Sendo assim, e partindo do pressuposto de que é um documento oficial, o ideal é usá-lo apenas para a finalidade que foi criado.

Embora esses carimbos sejam super legais, é bom ficar atento a essa questão. Realmente não é comum ser barrado por ter carimbos comemorativos, mas mesmo assim, vale ficar atento.

E se você quer ter os carimbos como recordação, pode utilizar um passaporte antigo, já inválido, ou até comprar um caderninho destinado apenas aos seus carimbos comemorativos. Pelo menos assim é garantido que você não terá nenhum contratempo.

Nunca tinha ouvido falar nesses carimbos de recordação? Leia nosso post com 17 carimbos comemorativos super legais para você ter de recordação. Mas lembre-se: nunca no passaporte válido!


E você, já teve algum problema com carimbos no seu passaporte? Qual o carimbo mais bacana que já conseguiu? Conte pra gente!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção