Cidade de Portugal é eleita a Capital Europeia da Cultura 2027
Cidade de Portugal é eleita a Capital Europeia da Cultura 2027
A bela e histórica cidade de Évora, em Portugal, foi escolhida como a Capital Europeia da Cultura em 2027. A decisão foi anunciada neste mês e o título será dividido com Liepaja, na Letônia. Todos os anos de duas a três cidades na Europa são escolhidas por um Comitê para abrigar diversas atividades culturais.
Conseguir ser nomeada Capital Europeia da Cultura é um grande feito para as cidades e uma das atividades mais apreciadas da União Europeia. Évora desbancou outros destinos portugueses, como Aveiro e Braga, para alcançar o objetivo. A localidade, no coração do Alentejo, é a quarta cidade portuguesa na história a alcançar o título (Lisboa em 1994, o Porto 2001 e Guimarães 2012).
“As Capitais Europeias da Cultura ilustram a vontade da União Europeia de criar uma união que reúna as pessoas em torno de valores comuns, como a liberdade de expressão, o Estado de direito, a democracia e a paz. Espero que Évora possa colher a longo prazo todos os benefícios culturais, econômicos e sociais que a Capital Europeia da Cultura pode trazer”, destacou a Mariya Gabriel, comissária europeia da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude.
A escolha da Capital Europeia da Cultura acontece desde 1985 e é feita por um Comitê composto por 12 peritos independentes, dois nomeados pelas autoridades nacionais e 10 pelas instituições e organismos da UE (Parlamento Europeu, Conselho, Comissão e Comité das Regiões). Para serem selecionadas, as cidades candidatas devem preparar um programa cultural com uma forte apelo europeu, participação da comunidade local e com grande apelo turístico.
Conheça as próximas Capitais Europeias da Cultura:
- 2023 – Veszprém (Hungria), Elefsina (Grécia) e Timisoara (Romênia)
- 2024 – Tartu (Estônia), Bad Ischl (Áustria) e Bodø (Noruega)
- 2025 – Chemnitz (Alemanha) e Nova Gorica (Eslovênia)
- 2026 – Oulu (Finlândia) e Trenčín (Eslováquia)