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Camas de casal ou beliches a bordo? Novas invenções das companhias aéreas disputam prêmio

Rafael Castilho
22/03/2023 às 5:00

Camas de casal ou beliches a bordo? Novas invenções das companhias aéreas disputam prêmio

Como serão as novas cabines dos aviões? A indústria da aviação comercial a cada ano adota novos projetos, os quais podem mudar muito a nossa forma de viajar no futuro. Para se ter uma ideia do que vem por aí podemos espiar alguns candidatos ao Crystal Cabin Awards 2022-2023, o mais reconhecido prêmio de inovação de interiores de aeronaves do mundo. Veja abaixo alguns candidatos que estão concorrendo ao prêmio deste ano.

Os vencedores do Crystal Cabin Award serão conhecidos no dia 6 de junho. São oito categorias a serem premiadas: “Conceitos de cabine”, “Sistemas de cabine”, “Saúde e segurança”, “IFEC e serviços digitais”, “Material e componentes”, ” Conforto do Passageiro”, “Cabine Sustentável” e “Universidade”.

Beliches na econômica?

A Air New Zealand opera alguns dos voos mais longos do mundo. Para se ter uma ideia a viagem entre Auckland e Nova York dura mais de 16 horas. Pensando em minimizar o sofrimento dos passageiros da classe econômica nestes voos, a companhia apresentou o Skynest, um projeto para instalar cabine com camas para o descanso. Instalados na seção intermediária da aeronave, os beliches Skynest poderão ser reservados para intervalos de tempo, permitindo um cochilo revigorante do passageiro. A ideia é que as primeiras unidades sejam instaladas a partir do ano que vem.

Uma única classe?

Imagina o mesmo assento para todo o avião? Esta é a ideia do Paradym da LIFT Aero Design (mais detalhes aqui), que desafia as noções convencionais de divisão de classes (executiva/premium econômica/econômica). A ideia é instalar o mesmo assento em toda a aeronave, só que esta poltrona seria altamente modificável, podendo ser comercializada pela companhia aérea como uma simples econômica ou até um “cama” já que ela pode ser aberta para dormir, ficando com 185 cm de comprimento. Isto facilitaria a vida das companhias alterando o layout interno dependendo da rota.

Harmonização na cabine

Os voos de longa distância e o conforto dos passageiros também preocupa a American Airlines. Um problema que está em estudo pela companhia é a remodelação da primeira fileira da econômica premium, separada por divisora da executiva. Normalmente estes assentos têm embutidos mesas e monitores, o que provocam o aumento do serviço de manutenção. O novo conceito da American Airlines incorpora mesas e telas diretamente na parede frontal para atender a primeira fila da classe econômica premium, reduzindo os concertos e criando uma experiência mais igualitária entre os assentos.

Cama de casal?

O Grupo Lufthansa está em andamento com um grande projeto: o Allegris. Este programa de atualização de interiores de aeronaves inclui atualizações em toda a frota de aeronaves de longa distância, da primeira classe à econômica. O programa contará com cerca de 27.000 assentos instalados nas novas aeronaves widebody do grupo, incluindo Boeing 787-9s, Airbus A350s e Boeing 777-9s, e adaptados nos Boeing 747-8s já em serviço. Uma das novidades do Allegris será a instalação de suite com cama de casal na primeira classe – veja aqui mais detalhes.

Cabine transparente

Imagina entrar num avião onde não há divisórias aparentes? Esta é a ideia da empresa alemã AerQ em cooperação com a Boeing EnCore Interiors. O projeto chamado “The Smart View” pretende trocar as atuais divisórias por telas inteligentes transparentes, que seria utilizados como monitores para informações, filmes ou apenas podem ganhar cores para manter a privacidade entre as classes. Veja aqui mais detalhes.

Outros concorrentes ao prêmio:

Voos mais sustentáveis!

O júri do Crystal Cabin Award também irá avaliar e premiar as iniciativas sustentáveis da aviação comercial. Concorrendo pela pegada “verde” tem:

  • Os benefícios do painel lateral BioMat da Airbus Operations na linha de produção do A3500. A placa é composta de fibras de carbono recicladas misturadas com resinas sintéticas obtidas de subprodutos do processamento da cana de açúcar.
  • Os fornecedores de cabines da empresa austríaca F/List têm dois novos materiais de base biológica concorrendo ao troféu Crystal Cabin Award: Linfinium, uma cobertura de linóleo feita de componentes naturais, e o couro Whisper à base de plantas.
  • Outra ideia verde é o Food Waste App da Lufthansa Industry Solutions, que usa Inteligência Artificial para medir o que os passageiros deixam em suas bandeja fazendo sugestões para o próximo plano de alimentação com base nessas informações.

Inovação nos táxis aéreos

Neste ano a equipe do Crystal Cabin Award viu subir muito o número de inscrições de projetos que atendem as aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOLs). Entre eles:

  • A EVE Mobility e a Almadesign apresentaram um conceito elegante para as cabines de quatro lugares desenvolvidas pela Eve Air Mobility, braço de eVTOLs da fabricante brasileira Embraer. Elementos como projeção de teto e tons de cores agradáveis são criados para tornar a experiência de voo mais agradável.

  • O HT-01, um conceito de cabine para táxis aéreos da Hyundai Transys também aposta nas cores e nas divisões internas para dar maior privacidade aos passageiros do futuros táxis aéreos.

O que achou dos concorrentes deste ano? Algum projeto chamou mais atenção? Deixe seu comentário logo abaixo.

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