Brasil terá a primeira vila para nômades digitais da América do Sul – e vai ser em uma praia lindíssima!
Brasil terá a primeira vila para nômades digitais da América do Sul – e vai ser em uma praia lindíssima!
Foi-se o tempo que ser nômade digital era um privilégio de poucos. Cada vez mais vemos as pessoas desbravando o mundo para trabalhar remotamente. E assim como muitos brasileiros deixam o país para viajar e trabalhar fora, muitos estrangeiros estão trazendo seus laptops para o Brasil. Não à toa, seremos o primeiro país da América do Sul a ganhar uma vila de nômades digitais.
O projeto está sendo idealizado pela NomadX, mesma empresa que levou o conceito da vila dedicada aos nômades digitais a outros três lugares em Portugal: Ilha da Madeira, Cabo Verde e Lisboa (Caparica). No Brasil, o local escolhido foi a Praia de Pipa, em Tibau do Sul (RN).
“A ideia do projeto é criar uma comunidade de nômades, focando nas conexões pessoais, impacto local positivo e, claro, networking de negócios e muita diversão”, afirmou Gonçalo Hall, CEO da empresa, ao Melhores Destinos.

A Praia da Pipa foi o local escolhido para receber a 1ª vila de nômades digitais da América do Sul
A vila para nômades digitais no Brasil
Um dos requisitos básicos que um nômade digital precisa quando procura um destino é de infraestrutura, que engloba uma boa internet, hospedagem e local para trabalhar. Ao criar a vila para nômades digitais, o projeto já procura entregar o pacote completo.
“No fundo, preparamos o destino para receber os nômades, desde o espaço de trabalho, alojamento e eventos diários até a promoção internacional do destino dentro da comunidade nômade”, explicou Hall, que chega ao Brasil no final do mês para preparar todo o espaço. “Estamos a trabalhar com o Ministério do Turismo do Brasil, com o Estado do Rio Grande do Norte e com a prefeitura de Tibau do Sul para garantir que este projeto tenha sucesso.”
Hall explica que o conceito do projeto é “usar aquilo que já existe e fazer o que não existe”. “No caso de Pipa, tem muito alojamento que terá interesse de alugar a nômades de todo o mundo, mas não tem ainda espaços de cowork, que estamos preparando a abertura do espaço”, afirmou. No caso da hospedagem, o intuito é fazer parcerias com alojamentos privados.

Vila Nomadx de Lisboa (foto: divulgação)
Diretor de Promoções Turística de Timbau do Sul, Nuno Martins confirmou que esteve nos últimos meses em contato com Hall e que aguarda a chegada do executivo da NomadX ao Brasil agora em agosto para acertar os detalhes que faltam. “Venho capacitando sobre todos os equipamentos, informações gerais, características, enfim, tentei subsidiar Gonçalo sobre a realidade do município de Tibau do Sul. Gonçalo já tinha inclusive feito um levantamento bem completo sobre várias cidades. Após esta tratativa, ele já pré selecionou o destino Praia de Pipa para implementar esta vila nômade”, disso Martins.
O projeto piloto em Natal deve ser executado por seis meses, do começo de novembro até fim de abril de 2023. Dando certo, o objetivo é levar a Vila para outras cidades brasileiras. “Estamos já a estudar outras vilas e cidades em todo o Brasil”, garantiu Hall.
Segundo o CEO, o projeto vai trazer uma receita extra para a cidade, com um impacto econômico e lucros gerados pela presença dos nômades digitais. Dos 50 registos de pessoas já confirmadas para inaugurar a vila no Brasil, a maioria dos interessados vem dos Estados Unidos, Canadá e Portugal. Hall imagina que o projeto no Brasil pode gerar US$ 36 milhões para a comunidade de Pipa. “A ideia de Vila é promover toda a zona de Pipa”, garantiu.
Nômades digitais na Ilha da Madeira: a 1ª vila
A primeira vila de nômades digitais foi criada na Ponta do Sol, na Ilha da Madeira, em fevereiro de 2021, em parceria com o Governo Regional da Madeira. O projeto levou o nome de ‘Digital Nomads Madeira‘.
No primeiro ano, o projeto teve os seguintes números:
- 7.000 nômades que passaram pelo projeto;
- 30 milhões de euros de impacto direto;
- mais de 150 empresas criadas;
- mais de 100 imóveis vendidos aos nômades digitais.
Após o sucesso na Ilha da Madeira, a NomadX levou projetos similares para Cabo Verde e para Caparica, pertinho de Lisboa. E agora chegou a vez do Brasil ganhar uma vila para nômades digitais.
Será que Pipa é o melhor destino para receber os nômades digitais aqui no Brasil ou você imagina também outros locais bons para eles trabalharem? Diz pra gente!
Daniel Akstein Batista
Jornalista desde 2003, posso dizer que o Melhores Destinos reuniu algumas de minhas paixões: escrever, falar de viagem e, claro, viajar. E com essa bagagem de anos, meu objetivo no MD é compartilhar dicas e informações para que todos possamos curtir esse mundão do melhor jeito: com as melhores viagens e, de preferência, podendo economizar!
No MD, trago de tudo um pouco (ou um pouco de tudo) sobre turismo e viagens, com as melhores dicas para curtir os parques, as melhores promoções de cruzeiros, as novidades do que acontecem nos destinos brasileiros e mundo afora, informações e notícias do turismo e criando rankings e tabelas com os melhores hotéis para ajudar os leitores a escolherem a melhor opção na sua viagem. Afinal, se eu sempre procurei planejar bem uma viagem pessoal, por que não ajudar os outros a fazerem o mesmo? Assim, espero compartilhar minha experiência para que todos possamos ter o melhor nos destinos pelo mundo!