logo Melhores Destinos

Boulders Beach – conheça a encantadora praia dos pinguins na Cidade do Cabo

Daniel Akstein Batista
28/01/2024 às 7:00

Boulders Beach – conheça a encantadora praia dos pinguins na Cidade do Cabo

Esqueça os leões, girafas, rinocerontes e elefantes. Os melhores safáris da África do Sul estão bem longe da Cidade do Cabo, mas quem disse que não é possível se encantar com os animais por lá? No caso, com os pinguins mais fofos da face da Terra. Se algum dia você visitar Cape Town, coloque o passeio para Boulders Beach, a praia dos pinguins, no seu roteiro.

Se há algum animal mais desajeitado que os pinguins eu desconheço. Quem assistiu à animação ‘Happy Feet’ sabe do que estou falando. O seu jeito de andar e correr é engraçado, e na Boulders Beach todo mundo se diverte vendo eles caminharem pela areia e dar um mergulho no mar. Crianças e adultos ficam maravilhados com as centenas de pinguins espalhados pelo lugar – e às vezes, caminhando, eles ficam bem pertinho da gente.

Pinguins africanos

Boulders Beach é o lar de uma das poucas colônias de pinguins africanos do mundo, uma espécie em extinção. A colônia de pinguins de Boulders foi fundada em 1983 e desde então passou a ser um destino turístico. Ela fica no vilarejo de Simon’s Town, a cerca de 50 minutos de carro do centro da Cidade do Cabo, e faz parte do Parque Nacional da Table Mountain.

A maioria dos visitantes que passa pela famosa praia de pinguins acaba fazendo um passeio duplo, já que a Boulders Beach é caminho para o Cabo da Boa Esperança. O mais recomendado é descer para o ponto eternizado pelo português Bartolomeu Dias e depois visitar os pinguins, aproveitando para almoçar em um dos ótimos restaurantes da região.

Quando fiz o passeio no início de novembro, dei sorte em pegar os dois lugares relativamente vazios. O Cabo da Boa Esperança fica a cerca de 25 km de Boulders Beach, um trajeto de meia hora de carro. Vale a pena aproveitar uma manhã para realizar esse roteiro completo!

Boulders Beach – a praia dos pinguins

A região de Simon’s Town logo me encantou. Tem um dos principais portos da cidade, um museu naval, belíssimas praias e um clima pacato e agradável. E, claro, a Boulders Beach é a sua principal atração.

Simon’s Town

É possível encontrar pinguins na região o ano todo, mas entre setembro e outubro é quando eles passam a maior parte do tempo no mar, então haverá menos animais para serem vistos na praia.

Para ver os pinguins, você pode já entrar pela Boulders Visitor Centre, o posto de entrada da colônia, pagando 190 rands (cerca de R$ 50) – aqui a visão dos pinguins será de uma plataforma. Outra opção é seguir reto para chegar à praia, onde pode encontrar as aves livres pela areia e mar – alguns visitantes até chegam a mergulhar, apesar de a água ser sempre gelada.

A ruazinha que leva até os pinguins é fechada para carros (a não ser para quem tem casa lá), e quem chega de automóvel precisa estacionar um pouco antes – leve algum dinheiro trocado pois provavelmente haverá alguém pedindo para cuidar do carro. No caminho, já encontramos lojinhas, vendedores ambulantes e lanchonetes.

Por estar sob administração da South African National Parks, as praias e os espaços de visitação da colônia de pinguins são muito bem cuidados e organizados. Após comprar os tickets no Boulders Visitor Centre, o visitante já pode escolher para qual lado percorrer – em qualquer um deles cairá em uma plataforma na praia, onde já vai dar de cara com centenas de pinguins.

No rápido caminho já podemos observar um ou outro pinguim no meio da mata, mas é mesmo na areia onde a maioria se encontra. O melhor horário do passeio é pela manhã, principalmente para quem quer entrar na praia, quando a maré costuma estar mais baixa.

Quando visitei a praia dos pinguins, o local não estava tão cheio e deu para andar tranquilamente por lá, fazendo várias fotos e vídeos. Vale ressaltar que o lugar é pequeno, então não vá com grandes expectativas de encontrar um super parque – em meia hora já dá para contemplar toda a paisagem e se encantar com os pinguins andando e mergulhando na água.

Em todo o espaço há algumas placas de aviso dizendo que é proibido alimentar ou tocar nos pinguins (com uma multa de 500 rands, ou 132 reais) e também contando um pouco sobre a vida desses animais. Há ainda uma lojinha com diferentes souvenirs e presentes – a maioria, claro, com temática em pinguins.

Para quem deseja ir para a praia tentar ver os pinguins, é só seguir à direita do Boulders Visitor Centre e caminhar alguns minutos. Se der sorte, haverá alguns animais na área – e se quiser dar um mergulho no mar, saiba que a água é bem gelada. E, claro, fica a observação: é proibido tocar nos pinguins!

Como chegar à Boulders Beach

Você pode optar por um aluguel de carro e ir dirigindo até Boulders Beach e/ou o Cabo da Boa Esperança – a estrada é boa e há várias placas de indicação no caminho. Do centro da Cidade do Cabo até a praia dos pinguins, o tempo é de cerca de 50 minutos. Lembre-se, no entanto, que na África do Sul o trânsito é na mão inglesa (o motorista fica ao lado direito do veículo). Se optar por usar um carro alugado, basta utilizar o Waze ou o Google Maps que chegará fácil ao destino final.

Há ainda a opção de ir de trem da Cidade do Cabo até Boulders Beach, já que há uma estação razoavelmente perto da praia dos pinguins, a pouco mais de 3 km – mas, sinceramente, acho que essa é a pior alternativa para os turistas.

O que muita gente faz é contratar um passeio privado com agências de viagem, principalmente com um roteiro que já inclui visitas ao Cabo da Boa Esperança e outros lugares turísticos na região. Para quem busca conforto e tranquilidade durante a viagem, essa acaba sendo uma das melhores opções.

Quer fazer um passeio completo pela Península do Cabo? Confira aqui os valores e o roteiro para esse super passeio. Agora, se sua ideia é alugar um carro para fazer essa viagem rápida, veja aqui os melhores preços de locação em Cape Town.

Vale a pena visitar a praia dos pinguins?

Imagino que a maioria dos turistas que vai à Cidade do Cabo nem desconfia que há uma colônia de pinguins africanos na região, podendo chegar bem pertinho deles. E, para quem tem pouco tempo na cidade, acredito que há outros passeios mais turísticos para priorizar, como subir a Table Mountain ou conhecer alguma vinícola.

Mas, se sua ideia já é ir até o Cabo da Boa Esperança, aí sim vale a pena colocar no roteiro uma parada em Boulders Beach. Além de poder conhecer (mesmo que de dentro de carro) a charmosa Simon’s Town e conferir os pinguins em seu reduto, podemos ainda nos conscientizar ainda mais da importância da proteção aos animais. E, para quem está com crianças, acredito que esse seja um passeio que elas vão adorar! Saiba mais sobre o local no site oficial do Parque Nacional da Table Mountain.


E você, colocaria esse passeio no seu roteiro? Diz pra gente se tem vontade de conhecer a Cidade do Cabo. Se estiver planejando uma viagem para lá, não deixe de conferir as promoções de passagens aéreas.

 

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção