Teste de bafômetro para detecção da covid-19 é aprovado em Singapura
Teste de bafômetro para detecção da covid-19 é aprovado em Singapura
Nada de cotonetes no nariz e resultados demorados, um novo aparelho promete a detecção da Covid-19 por meio da respiração. De forma simples e fácil, o BreFence Go Covid-19 funciona como um bafômetro e acusa se a pessoa está contaminada em apenas 60 segundo. O aparelho foi aprovado provisoriamente para o uso em Singapura.
É super simples, a pessoa só deve soprar pelo bocal descartável e aguardar o resultado. É como o bafômetro utilizado pelas autoridades brasileiras para detecção de álcool no organismo.
O bafômetro BreFence Go capta compostos orgânicos voláteis (VOCs, na sigla em inglês) no hálito da pessoa e os analisa. O resultado sai em menos de 1 minuto. Segundo a empresa, testes realizados atingiram 90% de precisão, mas falsos positivos ou negativos não são descartados. Para os casos apontados como positivos é aconselhável que seja feito um teste RT-PCR logo após.
A rapidez no resultado pode facilitar as viagens. “Com as vantagens de um teste de Covid-19 em 60 segundos no local, o sistema da Breathonix poderia ser usado potencialmente para testes em massa em áreas de grande tráfego”, disse Neo Kok Beng, presidente da empresa, sugerindo o uso em aeroportos, portos e centros de transporte. Além disto, o fabricante destaca seu baixo custo operacional e não necessidade de um profissional de saúde altamente capacitado para manuseá-lo. O aparelho pode ser operado por qualquer pessoa após um rápido treinamento.
A expectativa é que o novo aparelho seja instalado para testes práticos num dos pontos de fronteira entre Singapura e a Malásia.
O que são compostos orgânicos voláteis (VOCs)?
Os VOC) são produzidos de forma consistente por várias reações bioquímicas em células humanas. Diferentes doenças causam mudanças específicas nos compostos que os tornam detectáveis na respiração do indivíduo. Assim, os VOCs podem ser medidos como marcadores de doenças como Covid-19 e câncer de pulmão.
Qual a diferença para o teste RT-PCR?
O teste PCR é tido como principal exame e o mais assertivo na detecção do novo coronavírus. Este teste molecular pesquisa a presença do Ácido ribonucleico (RNA) viral, que é o material genético do vírus SARS-CoV-2. Devido ao seu elaborado processo de detecção, o teste tem alto custo e o resultado demora.
Além disto, fazer o PCR é incômodo, devido ao cotonetes que são inseridos no nariz para retirada de material para análise. Pensando nisto, Reino Unido aprovou teste de PCR com uso de saliva para covid-19.
*Informações CNN