logo Melhores Destinos

Menos incômodo! Reino Unido aprova novo teste de PCR com uso de saliva para covid-19

Leonardo Cassol
22/05/2021 às 11:00

Menos incômodo! Reino Unido aprova novo teste de PCR com uso de saliva para covid-19

O governo do Reino Unido aprovou um novo teste PCR que utiliza saliva ao invés do material retirado da nasofaringe com aqueles cotonetes assustadores. Além disso, o exame vai custar mais barato que o RT-PCR tradicional no país.

Atualmente, da mesma forma que os brasileiros, os britânicos são obrigados a fazer um teste de PCR ao retornar do exterior para o Reino Unido, o que exigia uma cotonetada daquelas na narina, além de gastos que podem chegar a 120 libras, ou quase R$ 900.

O novo teste foi desenvolvido pela HALO, um dos principais fornecedores de testes Covid-19 do Reino Unido, e finalmente aprovado pelas autoridades de saúde do país. Ele vai custar £ 89 por teste, cerca de R$ 673, e para coletar o material vai ser necessário apenas cuspir num potinho.

“Com uma taxa de sucesso de teste de mais de 99%, nosso próprio laboratório de primeira classe no Imperial College London e uma equipe de suporte ao cliente sediada no Reino Unido operando 24 horas por dia, temos orgulho de oferecer o mais completo e melhor serviço de teste de valor disponível”, destacou Jonathan Biles, fundador da HALO, numa entrevista ao The Sun.

Será que estamos perto do fim das cotonetadas?

Eu acredito que sim! Vale lembrar que os Estados Unidos já aprovaram há alguns meses os testes de antígeno com o uso de saliva, com um custo até 70% menor que o PCR. Esses testes inclusive podem ser utilizados por americanos no retorno de suas viagens ao exterior. É uma pena que no Brasil e na maioria dos países ainda seja aceito apenas o resultado do PCR no controle de fronteiras.


Veja também:

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção