Anac autoriza uso de aeronaves registradas no Chile em voos domésticos no Brasil
Anac autoriza uso de aeronaves registradas no Chile em voos domésticos no Brasil
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Direção Geral de Aeronáutica Civil do Chile (DGAC) assinaram um novo convênio para facilitar o intercâmbio de aeronaves entre operadores aéreos de ambos os países. Na prática, a Latam e outras companhias aéreas vão poder alocar aeronaves registradas no Chile em voos domésticos no Brasil, bem como aeronaves brasileiras em voos nacionais em território chileno.
A nova versão do convênio de cooperação técnica para a dupla vigilância da segurança operacional vai permitir um uso mais eficiente da frota, possibilitando a operação de aeronaves possivelmente ociosas em picos de demandas sazonais em cada país, bem como o contorno de contingências operacionais sem a necessidade da companhia aérea incorrer em todos os custos e trâmites relativos ao processo de nacionalização e registro da aeronave. O novo modelo permite maior número de aeronaves para fazer frente às demandas, possibilitando ainda o aumento da oferta de voos.
Medida pode ajudar a viabilizar a operação de voos domésticos da low cost Jetsmart no Brasil
De imediato, a medida beneficia diretamente o grupo Latam Airlines, única empresa que opera hoje voos domésticos nos dois países. Mas o que chama a atenção é que talvez a companhia aérea que mais tenha interesse nisso seja a low cost chilena Jetsmart, que já declarou que planeja operar voos nacionais com passagens super baratas no Brasil. Isso porque a empresa poderia utilizar amplamente sua frota registrada no Chile em voos dentro do Brasil. Será que isso vai incentivar a vinda da empresa para cá?
Modelo pode ser expandido para outros países
A Anac espera que o novo convênio possa servir como padrão para futuros acordos a serem firmados com autoridades de outros países sul-americanos, onde a prática de operações de intercâmbio se consolidou há alguns anos como modelo de negócio, em resposta aos crescentes custos operacionais experimentados pelo setor.