logo Melhores Destinos

Anac autoriza uso de aeronaves registradas no Chile em voos domésticos no Brasil

Leonardo Cassol
09/10/2020 às 11:39

Anac autoriza uso de aeronaves registradas no Chile em voos domésticos no Brasil

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Direção Geral de Aeronáutica Civil do Chile (DGAC) assinaram um novo convênio para facilitar o intercâmbio de aeronaves entre operadores aéreos de ambos os países. Na prática, a Latam e outras companhias aéreas vão poder alocar aeronaves registradas no Chile em voos domésticos no Brasil, bem como aeronaves brasileiras em voos nacionais em território chileno.

A nova versão do convênio de cooperação técnica para a dupla vigilância da segurança operacional vai permitir um uso mais eficiente da frota, possibilitando a operação de aeronaves possivelmente ociosas em picos de demandas sazonais em cada país, bem como o contorno de contingências operacionais sem a necessidade da companhia aérea incorrer em todos os custos e trâmites relativos ao processo de nacionalização e registro da aeronave. O novo modelo permite maior número de aeronaves para fazer frente às demandas, possibilitando ainda o aumento da oferta de voos.

Medida pode ajudar a viabilizar a operação de voos domésticos da low cost Jetsmart no Brasil

De imediato, a medida beneficia diretamente o grupo Latam Airlines, única empresa que opera hoje voos domésticos nos dois países. Mas o que chama a atenção é que talvez a companhia aérea que mais tenha interesse nisso seja a low cost chilena Jetsmart, que já declarou que planeja operar voos nacionais com passagens super baratas no Brasil. Isso porque a empresa poderia utilizar amplamente sua frota registrada no Chile em voos dentro do Brasil. Será que isso vai incentivar a vinda da empresa para cá?

Modelo pode ser expandido para outros países

A Anac espera que o novo convênio possa servir como padrão para futuros acordos a serem firmados com autoridades de outros países sul-americanos, onde a prática de operações de intercâmbio se consolidou há alguns anos como modelo de negócio, em resposta aos crescentes custos operacionais experimentados pelo setor.

Com informações divulgadas pela Anac.

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção