X-59: conheça o incrível projeto de avião supersônico silencioso da Nasa
X-59: conheça o incrível projeto de avião supersônico silencioso da Nasa
Um avião supersônico que faz menos barulho que quicar uma bola de baquete ou bater palmas. Esse é o projeto da Nasa para a aeronave X-59, que pode mudar o rumo da aviação com aeronaves supersônicas sendo usadas no futuro para voos comerciais.
Aviões que ultrapassam a barreira do som são famosos pode deixar um ‘estrondo’ por onde passam – e até por quebrar vidros e janelas de casas e prédios. O X-59, ao contrário, está sendo projetado para ser bastante silencioso, sem apresentar os ruídos característicos de caças ou do antigo Concorde.
Décadas de pesquisa para o avião supersônico
Além do alto custo de operação, o Concorde sofreu com o fato de não poder usar toda sua velocidade perto de costas ou sobre a terra – só era possível voar a uma velocidade abaixo de Mach 1 (a velocidade do som) para evitar o forte barulho em locais habitados. O Concorde chegava a uma velocidade máxima de 2.179 km/h – a velocidade do som é de 1.238 km/h.
O X-59 é mais uma aeronave que faz parte de anos de estudos da Nasa para fabricar o avião supersônico perfeito. Em 1947, o X-1 foi o primeiro avião tripulado a passar a marca da velocidade do som, enquanto a aeronave tripulada mais rápida é o X-15, que em 1967 atingiu Mach 6,7 (mais de 7 mil km/h).
Tecnologia de ponta do avião supersônico da Nasa
A Nasa trabalha em parceria com a empresa Lockheed Martin, e o projeto está orçado em US$ 247,5 milhões. Recentemente, a agência espacial divulgou um vídeo do X-59 tomando forma.
A tecnologia que permite o avião voar na velocidade de 1.728 km/h sem causar nenhum estrondo em solo foi chamada de QueSST – Quiet SuperSonic Technology.
A forma que os engenheiros projetaram o avião ajuda a evitar que as ondas de choque se unam quando a aeronave ultrapassa a barreira do som – ao contrário, essas ondas se espalham graças às estruturas aerodinâmicas do avião, começando no nariz e indo até a cauda.
O X-59 tem um design longo e fino, com cerca de 30 metros de comprimento e 8,8 m de largura. O nariz comprido chama a atenção: tem praticamente 1/3 do tamanho da aeronave.
O motor de alta potência, que também é usado em caças, será colocado em cima do X-59, com o objetivo de direcionar o ruído para longe das pessoas no solo.
E como o nariz do avião é comprido e fino, os engenheiros precisaram pensar em um jeito para que os pilotos não tivessem a vista externa prejudicada. A solução foi criar o “eXternal Vision System (XVS)”, que usa uma combinação de sensores, computadores e monitores HD para substituir a janela frontal que vemos nos aviões padrões.
O mais silencioso avião supersônico do mundo
Toda a tecnologia e design do X-59 vão fazer dele o avião supersônico mais silencioso do mundo.
Enquanto o Concorde produzia 105 decibéis, a nova aeronave da Nasa está prevista para fazer apenas 75 decibéis – segundo a agência espacial, menos do que o barulho de bater palmas (97) ou de uma bola de basquete quicando no chão (81).
Primeiro voo do X-59
As primeiras peças do X-59 foram fabricadas pela Lockheed Martin em novembro de 2019, e o primeiro voo está programado para acontecer ainda este ano. Os testes de voos iniciais devem durar 9 meses até que o avião seja entregue à Nasa, que vai querer provar que a aeronave está isenta do estrondo supersônico ouvido pelas pessoas em solo. A partir de 2024, o X-59 vai voar sobre algumas cidades selecionadas dos Estados Unidos.
Essa é uma etapa que a Nasa vai contar com o apoio da população, para que as pessoas deem o seu parecer sobre o barulho do X-59 – os dados vão ser posteriormente enviados à Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO).
Dependendo do parecer, a Nasa acredita que a organização possa mudar a regulamentação do ruído das aeronaves, autorizando os aviões supersônicos a fazer voos comerciais. Será que esse será o futuro da aviação?
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Quem acredita que num futuro próximo poderemos viajar em um avião supersônico na metade do tempo do que fazemos hoje? Quero saber a sua opinião!