logo Melhores Destinos

Aerolíneas Argentinas: como é voar com a companhia de Buenos Aires para Curitiba

Aerolíneas Argentinas: como é voar com a companhia de Buenos Aires para Curitiba

BUE Buenos Aires
CWB Curitiba
1268
Avião Boeing 737-800
Classe Econômica
Poltrona 22A
Data 12/12/2019
Partida 18:15
Chegada 20:26
Duração 2:11
Por Sandro Kurovski
13/05/2020 às 12:40

O momento não é muito propício para pensar em viajar, é verdade, mas enquanto isso podemos matar a saudade de entrar em um avião através dos relatos dos voos que realizamos antes da pandemia. Nesse post vamos relembrar o voo AR 1268, de Buenos Aires até Curitiba, e saber como é o serviço oferecido pela Aerolíneas Argentinas; a maior companhia aérea do país vizinho e uma das mais importantes da América do Sul. Antes da crise desencadeada pelo Covid-19 a Aerolíneas possuía mais de 50 aeronaves e voava para quase 60 destinos.

Compra das passagens

A passagem só de ida foi comprada com milhas Smiles e custou 23.300 milhas, mais R$ 321,31 de taxas de embarque por pessoa. Pois é, as taxas aeroportuárias da Argentina estão entre as mais altas do mundo, o que acaba pesando bastante na hora de viajar para lá.

Após a confirmação da compra acessei a reserva pelo site da Aerolíneas Argentinas e marquei os assentos gratuitamente, sem nenhuma dificuldade. Estava acompanhado do meu irmão, que foi comigo para mostrar como é voar a Qatar de São Paulo para Buenos Aires na classe econômica e na classe executiva. Confira o vídeo que fizemos para o canal do Melhores Destinos no Youtube:

Check-in e Embarque

Chegamos ao aeroporto de Ezeiza 2:30 antes do horário para a partida e como não tínhamos bagagem para despachar optamos por fazer o check-in no totem de alto atendimento. O processo foi rápido. Na área de check-in internacional da companhia o movimento era tranquilo e não havia fila.

Um fato curioso é que enquanto estávamos no Uber, a caminho do aeroporto, recebi uma notificação do Google Agenda dizendo que o voo estava atrasado, o que não se confirmou. Por isso é bom tomar cuidado com avisos que não sejam enviados diretamente pela companhia aérea. Se tivesse confiado no Google, podia ter perdido esse voo.

O embarque começou no horário e foi bastante tranquilo, até porque o voo não estava lotado. O processo foi remoto, então tivemos que pegar um ônibus para chegar ao Boeing 737-800 da companhia que nos aguardava no pátio. Pra quem não está tão familiarizado, é o mesmo tipo de avião que a Gol utiliza.

Cabine e assento

O avião que pegamos foi fabricado em 2016 e a configuração é a tradicional 3-3. O espaço para as pernas não é muito generoso.

No bolsão havia um saquinho para enjoo, cartão com informações de segurança e a revista de bordo da companhia. Nada de telinha de entretenimento ou tomada.

O interior tem o Sky Interior da Boeing, também utilizado nas aeronaves da Gol.

Fiquei no assento 22A, na janela, e meu irmão no 22 C, corredor. Usei a tática de marcar a janela e o corredor na esperança do meio ficar livre, o que de fato ocorreu. A a ocupação do voo estava em torno dos 65% e por isso sobraram muitos lugares livres.

A partida foi no horário, mas tivemos que aguardar alguns minutos na pista até que a decolagem fosse autorizada. A duração prevista até Curitiba era de 2:10.

Logo depois da decolagem meu irmão me abandonou e mudou para uma das fileiras vagas no fundo do avião para ficar na janela também.

Entretenimento e Amenidades

A Aerolíneas Argentinas oferece entretenimento de bordo via wifi, e eu consegui instalar o app (Bravo!) no próprio voo sem nenhuma dificuldade, via apk. O catálogo de filmes e séries não é muito vasto, mas já ajuda a distrair num voo curto como esse.

O serviço de bordo foi iniciado 35 minutos após a decolagem, mas teve de ser interrompido logo em seguida devido a uma turbulência. Nessa hora eu estava no banheiro fazendo algumas imagens para a review. Tive que sair às pressas,  sentar na primeira poltrona vazia e apertar o cinto. Foi a turbulência mais forte que já peguei em um voo na minha vida, mas nada muito assustador.

O serviço de bordo foi reiniciado e interrompido mais duas vezes devido a turbulências.

Foi servido um sanduíche de queijo com presunto e uma barrinha de cereal. Para beber havia água, Coca-cola, café e chá.

Depois do lanche eles passaram mais uma vez oferecendo café e chá e acabei tomando um chazinho com leite em pó.

O banheiro segue o padrão Boeing e não tem nada de diferente que mereça ser destacado.

Programa de fidelidade

O programa de fidelidade da companhia é o Aerolineas Plus e ela faz parte do Skyteam. É possível acumular milhas e resgatar passagens em diversas companhias parceiras, como Air France, KLM, Aeroméxico, Air Europa, Air New Zeland e Gol, entre outras.

Comissários e equipe de solo

Não tive contato com os funcionários no check-in, mas tanto no embarque quanto no voo o atendimento foi cortês e profissional. Vale destacar que durante a turbulência, quando fui sair do banheiro, os comissários estavam retornando com o carrinho para a galley bem na hora que abri a porta e quase que provoco um acidente. Eles foram educados e me orientaram a sentar no primeiro assento livre, por segurança.

Chegada e Desembarque

O pouso em Curitiba foi suave e o desembarque foi iniciado dentro do horário previsto, às 20:26.

Antes de sair ainda deu pra dar uma espiada nas poltronas da classe Economy Club, que ficam nas duas primeiras fileiras e são mais confortáveis. Quem sabe na próxima a gente experimenta uma dessas, hein?

Embora o voo não tenha sido tão barato quanto o da ida com a Qatar por São Paulo (e com serviço inferior), o fato de ser direto fez valer a pena, principalmente porque na volta a gente está mais cansado, com vontade de chegar logo em casa, e por isso menos disposto a enfrentar conexões longas.

É claro que vivemos uma crise sem precedentes na aviação e no turismo mundial, a maioria das companhias suspendeu as operações e a recuperação vai levar aí um bom tempo. Já falamos aqui sobre o que as companhias aéreas estão fazendo para enfrentar a crise e é provável que muitas rotas deixem de existir ou que demorem para ser retomadas, o que talvez seja o caso desse voo da Aerolíneas Argentinas para Curitiba, que não está mais disponível para compra.

Veja também o relato em vídeo:


Quais foram as suas impressões sobre a companhia? Já fez algum voo com ela? Conta pra gente nos comentários.

 

Nota final

Aerolíneas Argentinas

Buenos Aires - Curitiba

Voo 1268

7,3
Embarque 8
Assento 7
Entretenimento 7
Amenidades 7
Equipe 7
Fidelidade 8

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *