Como é voar na OpenSkies, a companhia transatlântica da British Airways

Como é voar na OpenSkies, a companhia transatlântica da British Airways

Uma rota e quatro aviões. Este é o conceito que a subsidiária da British Airways propõe em seu serviço exclusivo entre Paris e Nova York. Com o intuito de reduzir a dependência do aeroporto de Heathrow em Londres, a companhia OpenSkies surgiu em meados de 2008 como uma empresa que operava com aeronaves configuradas inteiramente em classe executiva. Tempos depois, o serviço não atendeu a demanda esperada e os voos diários entre a Europa e Estados Unidos foram transformados em um produto de três classes. Nosso leitor Victor Millarch voou com a OpenSkies e relata neste post como foi sua experiência:
A compra das passagens ocorreu de forma rápida e eficiente por meio da American Airlines. Realizei a reserva dos assentos em minutos, sem qualquer problema ou dificuldade.
Check-in
No final da tarde, me apresentei para o check-in no aeroporto JFK em Nova York
O terminal utilizado é o mesmo da British Airways, exceto pela localização, onde os voos da OpenSkies são operados em uma área mais exclusiva.
O embarque seguiu com as mesmas regras de prioridade da OneWorld, portanto, como possuo fidelidade Emerald com a aliança, fui um dos primeiros a embarcar na aeronave. Simples e eficiente!
Cabine
O Boeing 757-200, matriculado F-HAVN possui exatos 26 anos de operação.
Particularmente, acho um descaso utilizarem aeronaves tão velhas em rotas tão importantes. Entretanto, nesses voos transcontinentais entre a Europa e Estados Unidos, ainda é muito frequente a utilização desse equipamento.
Os assentos da classe econômica são extremamente apertados, mesmo em comparação com outras companhias aéreas. Embora possuam um padrão antigo, os mesmos praticamente não reclinam
O push-back começou as 19:10, porém, em um dos aeroportos mais movimentados dos Estados Unidos e em um horário de pico como este, ficamos taxiando por nada mais, nada menos que 52 minutos.
O pior de tudo era o ar condicionado que praticamente não existia naquela cabine. Em seguida, decolamos em direção ao continente europeu. O voo possui duração média de 6 horas e 30 minutos
O problema de um voo de curta duração como este é que pouco pode-se descansar. Os assentos não colaboram e, se contar o tempo da refeição, praticamente já se passaram mais da metade do percurso.
Entretenimento
Antes da decolagem, um tablet foi disponibilizado para cada passageiro.
O aparelho foi completamente configurado com o “sistema de entretenimento” da companhia. Detalhe, não é igual a plataforma utilizada pela British. Com poucas, para não dizer zero opções de filmes, sem mapa de voo, nem outras distrações, o tablet logo se torna algo dispensável no voo.
Serviço de Bordo
Ao encontrar o meu lugar, manta, travesseiro e um kit de amenidades estavam sobrepostos.
Quase duas horas depois da decolagem, foi servido o jantar. Optei pelo rigatoni ao molho funghi, acompanhado por salada de cuscuz e torta de chocolate belga. A opção estava muito saborosa, com sabores bem definidos e um contexto harmonioso. O ponto da massa estava perfeito!
Pouco menos de uma hora para o pouso, uma refeição expressa foi servida. Brioche recheado e barrinha de cereais compunham a opção. Café, sucos e chás estavam disponíveis para os passageiros. Particularmente não gostei do café da manhã. A massa do brioche estava seca e sem nenhum acompanhamento.
Comissários e equipe de solo
Durante o voo, os comissários pouco apareceram nos corredores.
Eles permaneceram bem sérios desde o momento do embarque até a aterrisagem em Paris.
Programa de Fidelidade
Não avaliado.
Nota do editor: Além do programa Executive Club da British Airways, também é possível pontuar com a Openskies nas companhias parceiras da aliança Oneworld, como a Latam.
Conclusão
O pouso ocorreu as 09:23 no horário local. O aeroporto que a OpenSkies opera em Paris é o Orly (ORY). Sem grandes filas, logo fiz a imigração e peguei as minhas bagagens, as quais estavam em perfeito estado.
Tendo em vista o valor pago pela passagem, voltaria a voar com a OpenSkies.
O serviço é bem compacto, sem opções de entretenimento e assentos de baixo conforto. Em contrapartida, as refeições foram bem servidas. Para um voo de “curta” duração como este, atendeu as minhas expectativas, porém, o contexto poderia ser mais satisfatório.
O Victor já mandou três avaliações e agora pode pedir música no Fantástico! E você, também quer ver a sua avaliação publicada no Melhores Destinos? Peça as instruções, capriche no texto e nas fotos e mande para a gente: avaliacao@melhoresdestinos.com.br
Nota final

OpenSkies
Nova York - ParisVoo EC 8006
19 Comentários
Foram quantas horas de viagem?
Sugestão de divulgarem os critérios ou as faixas possíveis de notas, que devem estar nas instruções enviadas para quem avalia. Assim sabemos o quê um 6 representa, se um bom ou um regular, e se determinado aspecto, que é mais ou menos relevante pra mim, reflete mais ou menos na pontuação.
Comprei esse voo (EWR-ORY) nessa sucata a preco de banana pra semana que vem.
Paris, Je T’Aime!
Desculpa perguntar, mas qual valor? E qual a duração do vôo?
6h30
Quanto seria “preço de banana”?
Também já não me aguento de curiosidade.
USD 318.32
Praticamente metade do preço de um voo do Rio para Paris. Sendo um voo de menos de 7 horas de duração, não me pareceu tanta pechincha assim não…
Se é ida e volta é um preço muito bom. Se é só ida não é preço de banana não…A dinamarquesa Primera Air faz exatamente o mesmo trajeto por 99 dólares. Se quiser comida, bagagem e marcação de poltrona sobe a 189 dólares.
Acho curioso chamar um vôo de quase 7 horas de curta-duração. OK, existem voos mais longos, mas, pera lá, né?
Fiquei curioso sobre o valor pago na passagem.
De acordo.
Perspectiva meu caro. Meu primeiro voo foi de 1h20-1h30, achei uma eternidade. Voei Atlanta-Narita por 14 horas e não foi tão eterno quanto parece. Hoje qq voo de 3-4 horas p mim é curto.
Cara, isso não é subjetivo, é técnico. O fato de você achar um voo de 4 horas curto não significa que o mesmo é. Se você dormir durante todo um voo de 12 horas, ele será curto também. Então, por favor, atemos-nos aos fatos técnicos: até quanto dura um voo curto? A partir de quando ele é longo? Há alguma tabela?
Você matou a charada: independentemente da duração do voo, sejam 4, 12 ou 16, o que o torna curto ou longo é a perspectiva da pessoa. E absolutamente tudo é relativo, inclusive o tempo e o espaço. Lembre a noção de tempo depende também da idade e condições psicossociais de cada pessoa (dê um doce a uma criança e mande-a aguardar 15min antes de comer).
Ademais, qual a necessidade de ficar se apegando a rótulos e fichas técnicas? Se a pessoa considera o voo curto, qual o problema? Essa é a realidade dela!
Viva a sua realidade e vá ser feliz!
Desculpe, Jonatas, não é uma questão de se apegar a rótulos e fichas técnicas. É questão de classificação. Um filme com até 30 minutos é considerado um curta. Um filme com até 60 minutos um média. Um com mais de 61 minutos já é um longa. É sobre isso que estamos falando. independente de como se sente o passageiro, as horas decorridas durante um voo são únicas, então sim, há – ou deve haver – uma classificação de voos curtos e voos longos.
É evidente que um vôo entre os EUA e a Europa é de longo curso. Há diferentes métodos de classificação, dependendo do organismo ou da empresa aérea. Uma classificação bem aceitada (Eurocontrol) é que vôos menores de 1.500 kms são curtos, entre 1.500 e 4.000 kms são de médio-curso e maiores a 4.000 kms de longo curso.
Muito obrigado!
Curto: menos de 3h; Médio: 3-6h; Longo: 6-12h; Ultra longo: +12h.
Referência vai em outro coment.