Como foi o voo inaugural da Latam do Brasil para a África do Sul

Como foi o voo inaugural da Latam do Brasil para a África do Sul

GRU São Paulo
JNB Joanesburgo
JJ 8162
Avião Boeing 767-300
Classe Econômica
Poltrona
Data 02/10/2016
Partida 00:10
Chegada 13:30
Duração
Por
3 · out · 2016

A Latam realizou o primeiro voo da companhia aérea entre a América do Sul e o continente africano, na rota São Paulo – Joanesburgo, na África do Sul. O Melhores Destinos esteve presente e conta para vocês, em primeira mão, como foi voar nessa rota inédita para um dos países mais incríveis da África.

Sobre a Latam

A companhia aérea Latam surgiu após a fusão da companhia aérea brasileira TAM com a chilena LAN, hoje operando em mais de 135 destinos nacionais e internacionais.

A inauguração da rota entre América do Sul e África do Sul faz parte do projeto de readequação da malha aérea e de expansão internacional da companhia.

 

Check-in

O check-in foi realizado através do Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) e por se tratar de um voo inaugural, o procedimento ocorreu fora dos padrões comuns, isso é, todos os passageiros faziam o check-in em um guichê específico e dedicado para esse voo.

Cheguei ao aeroporto com bastante antecedência e consegui despachar as bagagens sem filas e sem nenhum problema.

Embarque

O embarque iniciou cerca de 10 minutos antes do horário previsto e transcocorreu normalmente.

 

Cabine

A configuração da cabine da classe econômica do Boeing 767-300 é 2-3-2. O tecido das poltronas é o material comum utilizado por padrão pela companhia, com variação das cores azul e vermelho.

Tenho 1,88m e, para mim, o espaço entre as poltronas é bastante justo (isso para a grande maioria das companhias aéreas). Quem medir menos que isso não deverá ter maiores problemas com espaço. Caso contrário, esteja preparado, ou procure adquirir o espaço mais.

A reclinação da poltrona segue o padrão da Latam e das demais companhias aéreas que atuam no mercado, ou seja, poderia ser bem melhor.

 

Entretenimento

Infelizmente eu não sou daqueles viajantes que dormem fácil em voos de longa distância. Por conta disso, o entretenimento de bordo é um dos pontos que mais levo em consideração em um voo internacional. Nesse quesito a Latam se saiu muito bem. Seu entretenimento de bordo é bastante moderno e conta com uma grande variedade de filmes (incluindo lançamentos recentes), séries, alguns jogos, mapa interativo. Vale lembrar que todos os filmes e séries possuem legendas e dublagens em português.

O touch do monitor tem um tempo de resposta muito bom, diferente dos monitores que víamos em aeronaves antigas, onde era preciso pressionar a tela com uma enorme força para que o comando fosse executado. Além disso, a cor, brilho, contraste e resolução da tela são excelentes. Senti falta apenas de uma conexão wi-fi a bordo, opção que poucas companhias aéreas oferecem hoje.

Além disso, todas as poltronas (incluindo a classe econômica) contam com uma tomada, excelente para quem gosta de viajar e carregar o notebook ou tablet. Para quem quer carregar celulares, o próprio monitor conta com uma entrada USB padrão, que permite carregamento durante todo o voo.

 

Serviço de Bordo

Como o voo que pegamos era noturno, 30 minutos após a decolagem os comissários iniciaram o serviço de jantar. Mas, infelizmente, o serviço foi interrompido duas vezes por conta de pequenas turbulências, quando ainda estávamos sob o território brasileiro.

As opções de refeições eram ravióli de queijo com molho de tomate ou arroz com frango e molho curry, ambos acompanhavam uma pequena salada com folhas, tomates e queijo, além de um pudim.

Solicitei à comissária para experimentar ambos os pratos e mesmo não sendo muito fã de molho curry, essa opção de prato estava mais gostosa que a massa.

Um ponto bastante relevante nas refeições, e que nem todas as companhias aéreas adotam, é em relação aos talheres, todos de metal. Ponto positivo para a Latam. Já em relação às bebidas, as opções variavam entre água, refrigerante, sucos e vinhos.

Após a refeição os comissários entregaram a todos os passageiros uma pequena barra de chocolate Hersheys, um pequeno agrado e que faz uma grande diferença.

Cerca de uma hora antes do pouso em Joanesburgo foi servido o café da manhã, mas nada de especial. Para bebidas foi servido água, sucos, café ou café com leite e um pequeno sanduíche de queijo com presunto.

Comissários e equipe de solo

Por se tratar de um voo inaugural e histórico para a Latam, pude notar que todos os funcionários estavam bastante empolgados e honrados por estarem fazendo parte desse momento, desde os comissários até o comandante, que inclusive deu uma declaração antes de iniciar o taxiamento da aeronave. Sempre alegres e muito simpáticos com todos os passageiros, esse é o tipo de coisa que nós, passageiros, percebemos facilmente e faz uma grande diferença, principalmente nos voos de longa distância.

Ao aterrissar em Joaneburgo, todos os membros da tripulação e passageiros bateram palmas para o bem sucedido voo inaugural da Latam até o continente africano.

Programa de Fidelidade

O Latam Fidelidade é um bom programa e o acúmulo em voos internacionais ocorre em função da distância voada. Um voo de São Paulo para Joanesburgo em classe econômica acumula 4.630 por trecho ou 9.260 ida e volta. Com essa pontuação é possível resgatar até dois trechos nacionais promocionais para voar dentro Brasil. É possível ainda acumular os pontos do voo nas parcerias da aliança Oneworld.

Conclusão

Para nós do Melhores Destinos foi uma honra poder participar desse momento histórico para a Latam, em sua primeira expansão até o continente africano.

A experiência foi gratificante e, como disse anteriormente, a satisfação dos funcionários da companhia aérea em poder fazer parte também dessa história contagiou todos presentes.

Pousamos em Joanesburgo exatamente às 13:30 (horário local), completando o voo com aproximadamente 8:20 minutos. Logo ao desembarcar, fomos calorosamente saudados pela equipe de solo do Aeroporto de Joanesburgo, que cantavam músicas tradicionais locais.

Certamente a abertura deste voo da Latam para a África do Sul é uma excelente opção para os viajantes que procuram um destino de férias diferente e exótico, como Joanesburgo e a Cidade do Cabo. Isso sem falar do safári no Kruger Park, um show à parte. Com essa novidade os brasileiros só saem ganhando.

Nota final

Latam

São Paulo - Joanesburgo

Voo JJ 8162

8,6
Embarque 10
Assento 7,0
Entretenimento 9,0
Amenidades 7,0
Equipe 10
Fidelidade 9,0