Prefeitura de São Paulo quer lançar aplicativo de transporte mais barato que Uber e 99
Prefeitura de São Paulo quer lançar aplicativo de transporte mais barato que Uber e 99
Fazer uma corrida com aplicativo de transporte pode ficar mais barata em São Paulo, conforme o novo anúncio da prefeitura. O município informou que deve começar, em breve, a operar o aplicativo MobizapSP, sendo concorrente de apps como Uber e 99.
O novo aplicativo promete pagar melhor os motoristas e cobrar tarifas menores aos passageiros, pois não terá tarifas dinâmicas – que aumentam o valor da corrida nos picos de demanda pelos transportes por aplicativo, segundo a prefeitura.
Outra vantagem do MobizapSP é que o aplicativo não terá taxas de cancelamentos de corridas. Os pagamentos poderão ser feitos por cartões de crédito e débito, direto pelo aplicativo ou dinheiro. Entretanto, o motorista pode recusar viagens com pagamento em dinheiro.
- Aplicativos de viagem: 15 apps de viagem grátis que todo viajante deve ter!
- 28 coisas (quase de graça) para fazer em São Paulo
Vantagens para o motorista
Como atrativo aos motoristas, a prefeitura garante que cobrará uma comissão mais baixa do que a da concorrência. A taxa de administração do município será de 10,95%, enquanto no Uber, esse percentual pode chegar a 40%.
Quanto às tarifas básicas de tempo e quilometragem, os preços devem ser parecidos com os dos demais aplicativos – sem remuneração mínima.
Para a segurança dos usuários, o app conta com um botão de pânico para acionar emergências durante corridas e a prefeitura fará um convênio com a Polícia Militar para atender ocorrências que envolvam o transporte. Em compensação, a nova plataforma não tem previsão de suspender ou banir usuários – passageiros ou condutores.
Aplicativo de transporte MobizapSP
O MobizapSP já está disponível nas lojas de aplicativos Android e iOS, mas só vai começar a operar quando houver entre 10 mil e 12 mil motoristas cadastrados. Ou seja, não dá para saber quando funcionará oficialmente.
Conforme a prefeitura, o app foi desenvolvido e será administrado pelo Consórcio 3C, vencedor do contrato de concessão. Em 2018, o município de São Paulo já tinha lançado um aplicativo de transporte próprio, mas a plataforma não teve muita adesão.
A dúvida que não quer calar é se o aplicativo vai ter adesão por parte dos motoristas, afinal, muitos deles têm interesse nas taxas dinâmicas e, por isso, podem acabar desativando o aplicativo quando notarem que a concorrência está ofertando lucros mais atrativos.
Vai baixar e usar o aplicativo? O que achou da iniciativa, acha que vai funcionar? Participe nos comentários.