logo Melhores Destinos

Aplicativos de viagem: 15 apps de viagem grátis que todo viajante deve ter!

Leonardo Cassol
Leonardo Cassol
09/04/2020 às 10:00

Aplicativos de viagem: 15 apps de viagem grátis que todo viajante deve ter!

Os aplicativos, ou apps, estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, principalmente quando se está viajando fora de casa. Hoje em dia tudo pode ser resolvido na palma da mão: ligações, fotografias, mapas, motoristas, roteiro da viagem e muito mais, tornando as experiências muito mais fáceis. Pensando nisso, listamos alguns aplicativos imperdíveis e gratuitos muito úteis para quem gosta de viajar, confira a seguir a nossa seleção!

Aplicativos de viagem

Confira os 14 apps para celular gratuitos que todo viajante deve ter:

1 – WhatsApp

O bom é velho zap é a forma mais fácil de se manter conectado com amigos e familiares durante as viagens. O aplicativo de mensagens instantâneas e chamadas de voz e vídeo permite enviar mensagens de texto, imagens, vídeos e documentos em PDF, além de fazer ligações grátis por meio de uma conexão com a internet – no exterior essa ferramenta se torna ainda mais importante pela economia.

2 – Instagram

O Instagram é perfeito para viagens! A rede social permite o compartilhamento de fotos e vídeos entre seus usuários que permite aplicar filtros digitais, além de permitir que seus amigos e familiares acompanhem sua viagem por meio de stories e lives. Mas quer uma dica expert? É possível usar o Instagram para descobrir lugares legais antes ou durante a sua viagem! Experimente pesquisar pelo nome da cidade ou bairro e usar a geolocalização ou pesquisar a hashtag com o nome do local e veja as fotos que aparecem!

3 – Google Maps

O Google Maps evoluiu de um simples app de mapas para uma ferramenta indispensável a qualquer viajante! Com ele você pode pesquisar e planejar sua viagem em detalhes, fazer mapas personalizados com seu roteiro e até dar uma voltinha virtual na rua do seu hotel com o Street View. Mas o Google Maps vai muito além: permite que você pesquise restaurantes, lanchonetes, atrações turísticas e hotéis e veja fotos e avaliações de viajantes e locais! Não sabe onde comer durante o passeio? É so dar um Google para ver o que tem por perto! Dica: baixe o mapa da região que vai visitar para poder usar o Google Maps offline!

4 – Uber e Uber Eats

É difícil imaginar uma viagem sem Uber! O aplicativo de transporte trouxe uma revolução nos transportes nas grandes cidades mundo a fora. Para quem não conhece, o app permite a busca por motoristas baseada na localização oferecendo um serviço semelhante ao tradicional táxi, porém com preços geralmente mais baixos. Também há o Uber Eats, que permite pedir pratos e alimentos delivery em muitas cidades. Dica: em muitos países o serviço não funciona tão bem, vale conferir as alternativas ao Uber de cada local

5 – Google Tradutor

O Google Tradutor pode ser acessado via site ou app e é realmente muito importante na viagem. Ele pode te ajudar a compreender aquela palavrinha em outro idioma que você viu no menu ou até a lembrar como se responde determinada pergunta. Com o recurso de tradução de conversas é possível até traduzir frases em tempo real durante a viagem!

6 – Google Photos ou iCloud

Geralmente um desses dois já está instalado em seu celular, mas é essencial que antes da viagem você se certifique que ele está funcionando bem e fazendo o backup de suas fotos na nuvem. Primeiro porque o espaço do seu smartphone é limitado e dependendo da sua empolgação poderá ficar sem memória para novas fotos e vídeos. Segundo – e mais triste – sempre existe a possibilidade de seu celular quebrar ou ser esquecido ou furtado, levando consigo suas preciosas lembranças da viagem!

7 – Evernote

O Evernote é um app genial para guardar qualquer coisa: de cópias de vouchers e documentos a anotações rápidas durante a trip. Quer uma cópia do roteiro? Manda pro Evernote? Recebeu uma dica fera de outro viajante? Anota lá também! Pode até gravar áudios! O melhor é que você pode ter acesso a todas as suas anotações de qualquer dispositivo. O app é grátis, mas recomendamos usar a versão paga, que traz muito mais recursos!

8 – Yelp

O Yelp utiliza o seu GPS do celular para encontrar lugares para comer, comprar, beber, se divertir e ainda oferece avaliações de uma comunidade local. Ele funciona muito bem nos Estados Unidos, mas também em outros lugares do mundo.

9 – TripAdvisor

O TripAdvisor é um site de viagens que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo. Nele, qualquer pessoa pode consultar e fazer uma avaliação de qualquer estabelecimento no mundo, desde restaurantes a resorts de luxo. O site também inclui fóruns de viagens interativos. Pode valer a pena ter no celular para conferir as opiniões sobre um determinado lugar.

10 – Tripit

O Tripit é recomendado para quem gosta de organizar suas próprias viagens. Ele te ajuda a planejar os itinerários e reúne as informações, deixando tudo o que for relevante para o viajante reunido em um só lugar.

11 – XE Currency

O XE Currency é um app projetado para converter uma moeda em outra para verificar seu valor correspondente. Todos os resultados são baseados nas taxas de câmbio atuais do mercado ou do banco. Tê-lo na palma da mão pode ser útil na hora de conferir o preço de um produto no exterior.

12 – Netflix

A Netflix é uma conhecida provedora global de filmes e séries via streaming. Em sua viagem pode ser bastante útil para passar o tempo, afinal, é possível baixar os filmes para assistir offline durante o voo.

13 – Wikiloc

O Wikiloc é um app de trilhas e caminhos que vale para trekking, bike, trechos de carro e muito mais. Um de seus principais atrativos é que funciona offline, sem contar que dá para baixar o mapa para seguir as dicas e o percurso de outros viajantes. É ótimo para ver o grau de dificuldade, altimetria, tempo de percurso e outros detalhes. Na versão mais completa permite ainda compartilhar o itinerário com outras pessoas e ser acompanhado por ela em tempo real.

14 – Windy

A Windy é uma empresa que fornece serviços interativos de previsão do tempo em todo o mundo. Ter este app no seu celular pode ser muito bom para você acompanhar o clima e, assim, planejar melhor o seu roteiro de viagem.

15 – Melhores Destinos 

Por último aqui na nossa lista, mas não menos importante, está o nosso app do Melhores Destinos. Ele é indispensável para você não perder as melhores promoções de passagens aéreas, milhas, pacotes, seguros de viagem, aluguel de carros e muito mais! Além disso você pode conferir notícias, novidades, dicas de viagem e destinos e reviews de voos.

 

Dica extra de aplicativos!

Ao embarcar para um destino, não deixe de pesquisar sobre os apps específicos da região da viagem. Baixe os aplicativos de mobilidade urbana, transporte público, aeroportos, restaurantes, atrações (muitos museus têm apps especiais com direito a áudio), cupons de desconto e muito mais. Cada destino tem uma especificidade que merece um aplicativo. É o caso, por exemplo, dos países que atraem turistas para visualização de Aurora Boreal, onde há apps com previsão de quando ela irá aparecer. Mesma coisa com os EUA, que têm ótimos apps de descontos para compras e espetáculos. Fique ligado para tornar a sua viagem mais fácil e mais econômica sempre!

Não deixe de se inscrever no canal do Melhores Destinos no Youtube e ativar os alertas para acompanhar nossos vídeos!

E você, tem algum outro aplicativo muito útil em suas viagens para recomendar? Comente e participe ajudando outros leitores!

*Esse post foi publicado originalmente em outubro de 2017 e vem sendo constantemente atualizado desde então. Aproveite!