Anvisa dá aval para fim da exigência teste de Covid para vacinados que chegam ao Brasil
Anvisa dá aval para fim da exigência teste de Covid para vacinados que chegam ao Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma nota técnica recomendando a retirada da exigência de teste de Covid-19 negativo para turistas vacinados que entrarem por via aérea no Brasil. A agência também pediu o fim imediato do preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante.
O documento, que tem caráter de assessoramento, é destinado ao comitê formado pelos ministros da Saúde, da Justiça e Segurança Pública e da Infraestrutura, responsáveis por definir as regras para entrada de viajantes no país. Mas, como antecipou o ministro Marcelo Queiroga, o governo quer acabar com a exigência de teste ainda esta semana.
Recomendações da Anvisa
Se as recomendações da Anvisa forem seguidas, viajantes brasileiros ou estrangeiros com o esquema vacinal completo não precisarão mais de teste para entrar ou retornar ao Brasil a partir de 1º de maio de 2022. Já para aqueles não vacinados ou com a vacinação incompleta, provenientes de áreas de baixa cobertura vacinal, ou não elegíveis por questões de saúde ou de idade, permanecerá a exigência de teste negativo realizado em até 1 dia antes do desembarque no Brasil.
Outra mudança proposta é a reabertura da fronteira internacional aquaviária para passageiros, desde que vacinados ou com teste negativo para Covid-19.
O documento também orientou que as operações de navios de cruzeiro permaneçam regulamentadas pela Anvisa, nos termos da RDC 574/2021, e que sejam mantidas as regras para o transporte aquaviário de cargas dispostas na RDC 584/2021.
Apesar da proposição da Anvisa e da sugestão de data para a implementação das medidas, a decisão compete ao grupo interministerial. No entanto, a posição da agência tem grande influência. Então, vamos acompanhar a resolução final, que deve sair a qualquer momento.
Com informações da Anvisa.